O que é o tax Free, em quais países é válido e como solicitar

O que é o tax FreeViagens são ótimas, mas, podem gastar mais do que planejamos com as compras inesperadas. Porém, a boa notícia é que existe o Tax Free.

Uma das maiores delícias durante a viagem certamente são as compras, ninguém consegue resistir. Sempre temos que trazer uma lembrancinha para os parentes, comprar um presente para alguém que ficou e até mesmo garantir uma boa economia, já que muitos produtos são mais baratos fora do país.

Mas, já imaginou que seja possível receber parte do valor gasto em suas compras? Isso mesmo, parece até sonho de tão bom que é. Se ficou curioso, venha saber mais sobre o que é o tax free.

Tax Free: o que é?

O Tax Free ou Tax Refund como também é chamado, nada mais é do que ter o reembolso de parte do valor gasto em viagens internacionais, isto é, alguns países oferecem a possibilidade de reaver os valores de impostos em compras realizadas por turistas.

Isto ocorre, pois, alguns países entendem que o imposto só renderá benefícios para os moradores.

Portanto, não há necessidade de cobrar dos estrangeiros que não irão usufruir dos ganhos gerados pelos impostos a longo prazo.

Ou seja, o Tax Free consiste em uma restituição dos impostos para estrangeiros, já que como turista não é necessário pagar o VAT (Value Added Tax) traduzido por IVA (Imposto sobre Valor Agregado) do qual os moradores do país são obrigados a pagar, similarmente ao nosso ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Por isso, em casos de gastos com produtos que voltarão com você para o seu país de origem, é possível solicitar o reembolso dos impostos.

Contudo, serviços e gastos com hospedagens e aluguéis de carro não entram nesses critérios.

Lembrando que é necessário consultar quais países oferecem esse serviço, veja a seguir.

Em quais países o Tax Free é válido:

O Tax Free é válido em países membros da União Europeia, assim como alguns lugares do Oriente.

Aliás, alguns estados dos EUA, como Louisiana e Texas, tem a possibilidade de reembolsar parte das taxas para os turistas.

Porém, a grande maioria dos estados dos EUA já vendem seus produtos sem esses impostos.

Ademais, o Tax Free também é válido em alguns outros países como Argentina, Uruguai, México e Austrália.

O indicado é consultar se o seu país de destino também oferece a opção de Tax Free, assim como os estabelecimentos dos quais podem fazer parte do seu roteiro de viagens para se planejar melhor.

Tax Free: como solicitar

como solicitar o reembolso do Tax freeDepois de saber como é bom a possibilidade de ter parte do seu dinheiro de volta, é claro que você deve querer saber como solicitar o Tax Free.

Então, o Tax Free pode ser solicitado facilmente, basta seguir alguns passos:

  • Primeiramente, você deve conferir se o estabelecimento/loja participa do Tax Free, (normalmente essas lojas possuem adesivos do Tax Free em suas vitrines e caixas de pagamento), todavia, também é possível perguntar ao vendedor se a loja é afiliada do programa;
  • Em segundo lugar, você deverá estar com o passaporte e outros documentos para confirmar que é estrangeiro/turista e pedir ao vendedor o formulário, do qual deverá preencher com seus dados pessoais, receber o carimbo ao finalizar a compra;
  • Após ter realizado esses passos deverá guardar todos os comprovantes e recibos com os formulários, para apresentar posteriormente.

Lembre-se que é importante consultar as regras de cada país, assim como a loja em si, pois algumas podem ter um valor mínimo para solicitar o Tax Free, outra dica é visitar o site Global Blue que permite verificar quais países permitem Tax Free e como calcular os valores.

Tax Free: como receber o reembolso

Tax Free como receber o reembolsoEm primeiro lugar para receber o reembolso você deverá ir até o aeroporto (com uma antecedência ainda maior do que o normal para realizar o check-in) e procurar pela loja Tax Free ou balcão da Alfândega.

Desse modo, deverá apresentar todos os formulários preenchidos assim como os comprovantes (recibos e notas fiscais) e produtos comprados (o melhor é fazer isso antes de despachar as bagagens e guardar os produtos comprados em uma mesma mala para facilitar o procedimento).

Após a entrega dos recibos e conferência dos produtos, é possível receber o estorno de acordo com o que você solicitou no momento do preenchimento do formulário.

Lembre-se que o reembolso só poderá ser realizado quando você sair do seu destino final, então se estiver realizando um tour por outros países, guarde todos os comprovantes e solicite no aeroporto do país de saída.

Comprar na mesma loja para atingir o valor mínimo: 

Sobretudo, é importante ressaltar que cada país tem suas regras quanto ao valor mínimo para solicitar o Tax Free.

Contudo, a maioria dos países tem valores mínimos estabelecidos a serem atingidos em determinada loja ou estabelecimento, em algumas lojas a compra deve ser feita em um único dia para que o gasto mínimo seja atingido e o Tax Free seja solicitado.

Portanto, é necessário ter atenção para atingir o valor mínimo de compra em cada loja, preferindo aquelas que oferecem de tudo, para garantir que esse valor seja atingido sem ter que exagerar nos gastos.

Comprar em conjunto com outras pessoas para atingir o valor mínimo:

Como dissemos anteriormente, alguns estabelecimentos possuem um valor mínimo para solicitar o Tax Free.

Então se estiver viajando em grupo ou família, vale a pena comprar em conjunto com outras pessoas para garantir o ressarcimento dos impostos.

Primordialmente, escolha ojas de departamentos que possuem ampla variedade de artigos, facilitando desse modo a compra em conjunto.

Portanto, o importante é verificar quais as regras de cada país e estabelecimento, seguir as regras em conformidade com o especificado e garantir o Tax Free para ter parte do seu suado dinheirinho de volta.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply