A cidade maravilhosa é imensa e intensa, como diversas opções de lazer. Embora não seja tão grande quanto São Paulo, a capital fluminense recebe turistas durante o ano todo. Se você é fã de praia, sol e agitação, o Rio é o lugar perfeito para você.
Conteudo
1. Passeios tradicionais
1.1 Cristo Redentor
O lugar mais conhecido no Rio é um símbolo nacional. A estátua de 38 metros colocada no topo do Morro do Corcovado, é conhecida no mundo todo. É o principal ponto turístico da cidade e oferece uma vista linda de todo o Rio de Janeiro.
Há quatro formas de chegar no cristo redentor:
- trem: a maneira mais monita de chegar no topo do Corcovado. O trem sai do bairro Cosme Velho, bairro na zona sul do Rio de Janeiro e passa por dentro da Floresta da Tijuca, até chegar lá no alto.
- van: maneira mais prática, pois há vans que saem de diferentes pontos da cidade (todos eles são próximos de estações de metrô).
- tours fechados: maneira mais segura de realizar o trajeto. Ideal para quem quer ter um passeio guiado, sem se preocupar em ir atrás de outros meios de transporte.
- fazendo trilha: opção para quem quer passear em meio a natureza. Apesar de ser um passeio agradável.
- bicicleta: você irá subir pela Estrada das Paineiras até uma parte do trajeto. A partir da outra metade, só é possível subir de van.
1.2 Pão de Açúcar
O famoso cartão postal do Rio de Janeiro oferece uma vista deslumbrante da cidade. A atração é formada por dois morros naturais na entrada da Baía de Guanabara: Morro da Urca e Pão de Açúcar.
O pão de açúcar está localizado no bairro de Urca, um dois mais seguros e tranquilos da cidade.
Uma oportunidade incrível de andar em um teleférico. A vista do bondinho é incrível, você irá ficar deslumbrado com a paisagem.
1.3 Estádio do Maracanã
É o estádio de futebol mais famoso do mundo, embora já não seja o que tem a maior capacidade de acomodar torcedores. Foi inaugurado em 1950. Além de diversas partidas de futebol extremamente importantes, também é o lugar em que se apresentaram artistas de diferentes partes do mundo.
1.4 Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um monumento localizado na Praça Mauá, no centro da cidade. Essa atração fica muito próximo do Museu do Arte do Rio e também do maior aquário da América Latina.
Por dentro, o museu na verdade é uma instalação que conta a trajetória do planeta Terra. É um museu diferente de outros, pois o principal objetivo desse lugar é fazer o visitante se perguntar sobre a época em que estamos vivendo e como vamos estar no futuro.
1.5 Museu de arte do Rio (MAR)
Foi inaugurado em março de 2013 e faz parte do projeto de revitalização do centro carioca. O prédio do museu tem seis andares. No último andar, os visitantes tem uma vista incrível da Praça Mauá. Também é possível observar a ponte Rio-Niterói.
As exposições mostradas dentro do museu são uma forma de homenagear os cariocas e também a cidade maravilhosa. As exposições contemplam a beleza do Rio de Janeiro, mas também seus conflitos e problemas.
1.6 AquaRio
É simplesmente o maior aquário da América do Sul. Há mais de cinco mil animais e 350 espécies diferentes no local. Há diversas atrações de entretenimento para o público.
2. Passeios excêntricos
2.1 Excursão a Pé de meio dia na Rocinha
A excursão dura em torno de quatro horas. É uma forma de conhecer a maior favela do Rio de Janeiro e a realidade dos moradores locais. Você vai entender mais sofre os desafios dos moradores da comunidade.
Um bom motivo para realizar esse passeio é que no valor do ingresso, está incluída uma contribuição para ajudar os moradores.
2.2 Pedra do Telégrafo – excursão pela praia e trilha
A Pedra do Telégrafo ficou famosa devido as fotos no local que simulam um abismo (na verdade, é um ilusão de ótica). A pedra possui mais de 300 metros de altitude e está localizada no setor de praias selvagens.
Para chegar até o topo da pedra, você irá percorrer uma trilha de pouco mais de 3 km. Ao chegar lá no alto, vai ter uma vista incrível de algumas praias.
2.3 Santa Teresa e Lapa com passeio de bonde e Escadaria Selarón
Santa Teresa e Lapa são bairros vizinhos do centro carioca e conhecidos a alma boemia da cidade. Os famosos bondes amarelos dão a oportunidade do turista realizar um passeio agradável, que começam o trajeto nos Arcos da Lapa até chegar no bairro de Santa Teresa.
A escadaria Selarón também fica entre esses bairros. São 250 degraus revestidos de mosaicos. O lugar também já foi cenário de diversos clipes musicais e propagandas.
2.4 Pedra da Gávea
Apesar do nome que remete ao bairro de Gávea, a famosa trilha está localizada entre o São Conrado e a Barra da Tijuca. O acesso é feito por dentro do Parque Nacional da Tijuca.
O passeio pode ser cansativo, pois você vai precisar andar bastante. Mas ao chegar lá em cima, vai ser recepcionado com uma vista que compensou o seu esforço.
3. Noite Carioca
3.1 Boate VIP Rio Scenarium
Já foi eleito como um dos 10 melhores bares do mundo. O Rio Scenarium na verdade é uma mistura de bar, restaurante e antiquário. O lugar tem três andares e eles são ligados por um elevador panorâmico.
3.2 Ensaio das escolas de samba
As festas e ensaios das escolas de samba carioca começam muito antes do Carnaval. A preparação e treinamento é intensa.
É uma atração que agrada moradores e turistas, todos acabam caindo na graça do samba.
3.3 Lapa
A vida noturna da Lapa é intensa. Há bares tradicionais, com música ao vivo, para todos os bolsos. É uma oportunidade de conversas com moradores do Rio de Janeiro e conhecer pessoas de todo o Brasil, ou até mesmo do exterior.
O ideal é chegar pelas 19 hrs, pois depois desse horário, os bares vão estar bem cheios. Se você gosta de agito e diversão, não deixe de visitar a Lapa no período noturno.