África do Sul Pontos Turísticos, onde ir e dicas para Visitar este Fantástico País

Africa-do-Sul-pontos-TurísticosA África do Sul é um destino que vem sendo cada vez mais procurado pelos brasileiros e depois que você conhecê-lo vai entender muito bem o porquê.

O lugar conta com belíssimas praias banhadas pelo Oceano Atlântico e pelo Oceano Índico, passeios a vinícolas, safaris, possibilidade de prática de esportes radicais e preços bastante convidativos, mesmo com a alta do dólar.

O melhor de tudo é que a África do sul tem uma boa infraestrutura para o turismo, recebendo cerca de 10 milhões viajantes por ano, o que corresponde ao dobro da quantidade de turistas que o Brasil recebe, por exemplo.

Sem dúvida, o lugar é o destino ideal para quem ama natureza, mas não apenas isso, visto que a Cidade do Cabo (Cape Town) é considerada praticamente um balneário europeu, com uma grande programação cultural é uma atmosfera jovial.

Johanesburgo, por sua vez, se apresenta como um enorme centro urbano de ruas bastante movimentadas e atrações turísticas que relembram o seu recente passado no apartheid.

Então se você está mesmo interessado e quer descobrir um pouco mais sobre a África do sul continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse incrível país. Vamos lá?!

Quando ir

Quando-ir-casal-jovem-com-mapa-em-verãoGeograficamente, podemos dizer que a África do Sul está em uma área de clima temperado e, como ela fica também no hemisfério sul, suas estações do ano são bastante semelhantes às do Brasil.

Para quem tem a ideia de ir fazer um safari, a melhor época do ano certamente é outono ou inverno, que ocorre entre os meses de março e setembro.

É justamente esse o período da seca que faz com que os animais iniciem seu deslocamento em busca de água, sendo mais fácil encontrá-los na paisagem.

No entanto, também é nessa época que a cidade do cabo é tomada por uma forte onda de ventos.

Se você preferir ir no verão, já pode ir se preparando para encontrar estradas lotadas, visto que os sul africanos costumam fugir do calor do interior para aproveitar as praias e reservas do país.

Justamente por isso que os meses de janeiro até dezembro são considerados alta temporada no local, quando o calor é mais intenso e não chove na Cidade do Cabo.

Mais do que isso, os dias tendem a ser mais longos e ensolarados, o que é ideal para aproveitar as belezas naturais do local.

A baixa temporada é considerada nos meses de outubro novembro março e junho, que é a primavera.

Nessa época o clima é mais ameno e a quantidade de turistas é significativamente menor, o que torna tudo mais barato e menos cheio. Essa também é a melhor estação para ver as árvores floridas nos parques da África do Sul.

Como chegar

Saindo do Brasil, o jeito mais fácil de chegar até a África do sul é de avião, sendo que o mais prático é voar pela South African Airways.

Com essa companhia aérea é possível conseguir o deslocamento para outros pontos do país em apenas uma compra. No entanto, todos os voos da South African passam, obrigatoriamente, pela cidade de Joanesburgo, que é a conexão.

A viagem do Brasil até Joanesburgo dura cerca de 8 horas e depois mais umas 2 horas para chegar até Cape Town.

O que fazer

JohanesburgoQuem conhece, com certeza pode afirmar que captam Cape Town é uma das cidades mais bonitas do mundo e é considerada uma das grandes atrações da África do sul.

No entanto, existem muitas outras atrações de passeios que podem ser feitos nesse país incrível. Então veja algumas dicas do que fazer na África do Sul:

  • Conheça o cabo da boa esperança

O Cabo da Boa Esperança certamente é mais famoso do que surpreendente. Ele fica a 50 km da Cidade do Cabo e você deve conhecê-lo também pela beleza que vai apreciar na estrada.

Mais do que isso, no caminho você também vai passar pela praia dos pinguins, que se chama Boulders Beach.

  • Visite vinícolas

Os vinhos sul africanos vêm conquistando o mundo e uma boa dica é ir conhecer as vinícolas do país. Existe a opção te fazer um tour, que ocupa um dia inteiro e leva os turistas por diversas vinícolas diferentes, com direito a degustação.

  • Se perca por Johanesburgo

Joanesburgo é uma cidade incrível, bastante urbana e cheia de atividades culturais que ocorrem por todos os cantos. Por isso, se possível, tire um dia parece perder por Johanesburgo e conhecer todos os seus encantos.

  • Não deixe de fazer um safari

Dentre as atividades mais marcantes que um brasileiro pode fazer na África do Sul está o safari, no qual o turista terá o privilégio de ver diversos animais da fauna local em seu hábitat natural.

  • Viaje pela Garden Route

Se você tiver um tempo, certamente vale a pena explorar um pouco essa rota incrível que passa por pontos surpreendentes, como Porto Elizabeth. Jeffreys Bay ePlettenberg Bay.

Onde ficar

A África do Sul é um país que tem diversas cidades que podem ser consideradas importantes em um roteiro turístico por lá.

Por isso, fique sabendo que em todas essas principais cidades do país você não terá problema para encontrar opções de hospedagem.

As opções são variadas indo desde hotéis de luxo até apartamentos pessoais que podem ser alugados por aplicativos como Airbnb, ou então uma tenda de luxo no meio da savana. Tem opções para todos os gostos!

O mais importante é decidir as cidades pelas quais o seu roteiro vai passar e depois pesquisar bem as opções de hospedagem em cada uma delas, inclusive para conhecer os melhores bairros para os turistas.

O que comerBiltong e Droewors

Tanto quanto conhecer os pontos turísticos de um país, mergulhar na sua gastronomia ajuda a entender um pouco da história de um lugar, suas origens e sua cultura.

O fato é que quando o assunto é a África do Sul, a primeira coisa que se pensa é em safaris, cidades coloridas e até vinhos, no caso dos mais bem informados.

O que pouca gente sabe é que a gastronomia da África do Sul também pode encantar com suas características multiculturais, que dão origem a pratos muito saborosos.

Então vamos conhecer alguns pratos típicos da África do Sul:

  • Biltong e Droewors

Guardadas as proporções, pode-se dizer que esse prato se assemelha a carne seca brasileira. Biltong é a carne cortada em fatias e Droewors é quando ela tem um formato de salsicha.

Essa carne pendurada no sol e curada com uma mistura de vinagre, açúcar, sal e especiaria, como pimenta e coentro.

  • Boerewors

Esse prato é um tipo de linguiça tradicional da África do Sul, feita com carne bovina, carne de porco e, algumas vezes, carne de cordeiro, sem falar nas especiarias.

A receita é inspirada em uma linguiça holandesa, porém traz ingredientes diferentes e é tradicionalmente servida em espiral no churrasco.

  • Braai ou Shisa Nyama

Se você quer saborear a África do Sul em sua essência, não pode deixar de experimentar esse prato. Shisa nyama é o termo usado para o churrasco africano, no qual as pessoas fazem a carne juntas, normalmente ao lado de um açougue.

  • Pap em vleis

Esse prato é composto por carne de churrasco e um mingau feito de milho. que se parece com a nossa polenta. No entanto, esse nome engloba quaisquer combinações entre amido e carne cozida ou assada.

  • Chakalaka

Esse prato não pode faltar em um jantar sul-africano e não tem uma receita única, sendo feito de uma forma diferente por cada pessoa. No entanto, consiste basicamente em uma mistura apimentada de feijões, tomates, vegetais, cebolas, repolhos, cenouras e especiarias.

  • Bunny chow

Esse prato consiste em um pão cozido e recheado com curry picante, originalmente criado pela comunidade indiana imigrante do local.

  • Potjiekos

Com uma preparação que leva horas e horas, esse prato é servido em uma pequena panela de ferro fundido e traz alimentos cozidos, como num tipo de ensopado de carne.

África do Sul Pontos Turísticos

O que não falta na África do Sul são pontos turísticos incríveis para você conhecer e eles vão bem além das incríveis belezas naturais desse destino.

Isso porque além de paisagens fantásticas e vida selvagem, o cenário da cidade também oferece uma intensa atividade turística, com áreas comerciais de compras, hotéis e ótima infraestrutura.

Mais do que isso, a África do Sul ainda é um destino de belíssimas praias. Então vamos conhecer alguns pontos turísticos do país:

  • Parque Nacional kruger

Esse parque é a reserva de todo o continente africano, contendo uma grande variedade de espécies de mamíferos, incluindo o grupo chamado de “5 grandes”, que são: leopardo, elefante, rinoceronte, búfalo e leão.

Mais do que isso, o parque ainda briga diversas aves, hienas, chita e muitos outros animais.

Parque-Nacional-kruger

O Parque Nacional Kruger, no nordeste da África do Sul, é uma das maiores reservas de caça de África

  • Reserva de Hluhluwe-Umfolozi

Aqui temos mais um excelente lugar para observação da fauna e flora do local, onde é possível fazer caminhada junto aos guias, passeios autoguiados e até uma viagem de barco pela barragem Hluhluwe.

Reserva-de-Hluhluwe-Umfolozi

Hluhluwe – Imfolozi Park, anteriormente Hluhluwe – Umfolozi Game Reserve, é a mais antiga reserva natural proclamada na África.

  • Os vinhedos de Cape Town

Talvez você não imagine, mas alguns dos vinhos mais apreciados do mundo inteiro são produzidos nas férteis terras dos vinhedos africanos na Cidade do Cabo.

Centre elas, não deixe de conhecer a vinícola Franschhoek, que é uma das principais da região.

Os-vinhedos-de-Cape-Town

Os-vinhedos-de-Cape-Town

  • Orla de Victória e Alfred

Que tal sair um pouco da vida selvagem e frequentar restaurantes, teatros, lojas e bares incríveis? Nesse caso a dica é ir conhecer a orla da Cidade do Cabo, também conhecida como Victoria & Alfred Waterfront .

Esse é um ótimo passeio para quem quer conhecer a cidade e esse lindo projeto iniciado ainda em 1860 pelo príncipe Alfred, que foi o segundo filho da Rainha Victória.

Orla-de-Victória-e-Alfred

O V&A Waterfront é um bairro comercial, de restauração e entretenimento movimentado com lojas de presentes e de design, vários museus e um panorama gastronómico

  • Cânion do Rio Blyde

O ponto alto desse passeio é a possibilidade de observar 5 diferentes espécies de primatas, além de hipopótamos e crocodilos. Mais do que isso, a paisagem e à vista que o lugar oferece são de tirar o fôlego.

Cânion-do-Rio-Blyde

o Desfiladeiro Motlatse, é uma característica natural significativa da África do Sul, localizada em Mpumalanga

  • Knysna

Outra excelente atração da África do Sul é a chamada Rota dos Jardins. Ela se inicia na baía de Mossel e vai em direção ao Cabo São Francisco, passando por toda a Costa e avançando para o interior em alguns pontos.

Knysna

Knysna é uma cidade com 76 431 habitantes na província de Cabo Ocidental na África do Sul e faz parte da Rota Jardim.

  • Parque nacional dos elefantes de Addo

A atração desse parque são os elefantes que possuem uma rara coloração de pele, além da possibilidade de avistar antílopes, avestruzes e leões dentro da fauna selvagem do local.

Parque-nacional-dos-elefantes-de-Addo

O Addo Elephant National Park é um parque diverso de conservação da vida selvagem situado perto de Port Elizabeth, na África do Su

  • Table Mountain

Somente observar a silhueta dessa montanha com formato de mesa já é impressionante, mas subir ao topo e apreciar a sua vista é ainda mais incrível, então não perca a oportunidade.

Table-Mountain

Mountain, é uma grande montanha de cume plano que domina a paisagem da Cidade do Cabo

  • Plettenberg Bay

Conhecida como “baía formosa” esse lugar é ideal para quem busca tranquilidade na Garden Route. O melhor é que a cidade, além de muito bonita, oferece uma ótima infraestrutura para seus viajantes, sendo possível passar uns dias lá curtindo essa paisagem deslumbrante.

Plettenberg-Bay

Plettenberg Bay, apelidado de Plet ou Plett, é a principal cidade do Município Local Bitou na Província do Cabo

Dicas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a incrível Áfrico da Sul, vamos conhecer alguns dicas incríveis para que sua experiência por lá seja a melhor possível:

  • Visto e passaporte

Os brasileiros não precisam de visto para entrar na África do Sul mas devem apresentar um passaporte com no mínimo 6 meses de validade e que tenha ao menos uma página inteira branca, lembrando que o selo de entrada do país ocupa a página inteira desse documento.

  • Vacinas

É preciso apresentar também o certificado internacional de vacinação contra febre amarela, lembrando que a vacina deve ser feita ao menos 10 dias antes da viagem.

  • Moeda

a moeda do país é o Rand e oferece um câmbio bastante vantajoso para os brasileiros. Além disso, os principais cartões de crédito também são aceitos no país.

  • Idioma

A África do sul possui 11 idiomas considerados oficiais, inclusive o inglês e o africanês. No entanto existem também alguns dialetos locais, mas não precisa se preocupar pois com o inglês é possível se comunicar perfeitamente.

  • Malária

A África do sul tem alguma zonas consideradas de risco para a malária e é por isso que a embaixada sugere que os turistas tomem o remédio contra a doença cerca de 24 horas antes de entrar em reservas ambientais e parques.

Fotos

Agora que você já tem bastante informações sobre a África do Sul, veja algumas fotos desse país incrível e suas belezas.

Praias

Mdumbi-Beach

Mdumbi-Beach

Sim, a África do Sul é um importante destino de praias e é por isso que vamos conhecer a seguir as melhores praias que esse país pode oferecer:

  • Praias de Durban

As praias de Durban são bastante famosas por suas areias douradas e fazem parte do Golden Mile.

  • Praia de Margate

Essa praia fica na Costa sul de KwaZulu-Natal, eue fica um pouco distante da Cidade do Cabo. Por isso, a dica é pesquisar passagem de avião para ir passar um fim de semana por lá.

  • Hobie Beach

Localizada em Porto Elizabeth, essa praia é conhecida por oferecer uma ótima estrutura para a prática de esportes aquáticos, tais como kite surf windsurf, vela e jet-ski.

  • Jeffreys Bay

Perto de Porto Elizabeth, a Jeffreys Bay é a praia que leva a prática do surfe muito à sério, sendo ideal para praticar o esporte, especialmente entre os meses de junho e agosto.

  • Mdumbi Beach

Localizada entre Durban e Porto Elizabeth, essa praia é uma das mais preservadas do país, inclusive pelos surfistas, mas possui uma belíssima paisagem que vale a pena ser desfrutada.

Pronto agora você já sabe muito mais sobre a África do sul e já pode começar a montar o seu roteiro de viagens por esse incrível país. Aproveite essas informações e boa viagem!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply