El salvador Pontos Turisticos

El-Salvador

El Salvador é uma pequena nação da América Central, tem pontos procurados para a prática de surfe e pela paisagem montanhosa.

Muitos brasileiros ainda nem cogitam El Salvador como um destino para sua próxima viagem, afinal, não sabem o que tem por lá e quais os atrativos desse país.

Pois bem, a primeira coisa que você precisa saber é que EL Salvador é considerado o menor país da América Central, visto que possui apenas 21 mil km².

No entanto, ele pode ser um destino surpreendente por sua natureza exuberante, rica gastronomia e por sua história. Isso porque esse destino é uma mescla de florestas tropicais incríveis, cultura ancestrais e imponentes vulcões à margem do Pacífico.

O melhor de tudo é que é possível conhecer todas essas belezas em apenas poucas horas.

No entanto, isso não significa que não tenha muito o que fazer por lá, sendo possível passar semanas explorando o território local.

Isso porque, de pequeno mesmo, San Salvador tem apenas o território, pois conta com mais de 700 vulcões, sendo 26 ativos, e 300 km de costa ao sul.

O turismo por lá é algo relativamente recente, que começou a se desenvolver por volta dos anos 2000, em visto dos 12 anos de guerra civil.

No entanto, hoje o país está seguro e preparado para receber os turistas.

Sendo assim, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre San Salvador, continue lendo e descubra tudo o que você deve saber antes de embarcar nessa aventura. Vamos lá?!

Quando ir

Quando-ir-casal-jovem-com-mapa-em-verãoO clima de El Salvador é considerado subtropical quente, mas pode apresentar algumas variações, dependendo as altitudes, fazendo o país ter um clima temperado.

No entanto, a região costeira de El Salvador possui um clima tropical muito quente, com sua estação seca entre novembro e abril.

Essas áreas costeiras possuem um clima que é particularmente quente nas estações de chuva, que são entre maior e outubro, com muitas trovoadas e alta precipitação.

Na região das Cordilheiras, a chuva é menos intensa enquanto a parte nordeste do país é considerada a mais seca de todas.

Sendo assim, a melhor época para visitar El Salvador é justamente a estação seca, que ocorre entre novembro e abril.

Como chegar

Partindo do Brasil, a melhor forma de chegar até El Salvador é por via aérea, visto que a distância é grande. Dessa forma, o mais comum é encontrar voos saindo de São Paulo, embora seja possível partir também de outras capitais.

As companhias aéreas que fazem esse trajeto dão várias e basta escolher a que melhor se adapta à suas possibilidades e necessidades.

Indo de avião, você vai desembarcar em San Salvador, a capital do país, que também é considerada um ponto estratégico para se descolar a outros destinos de El Salvador.

O que fazer

O-que-fazer

Surfe e uma pratica comum em El salvador

Um país com uma ampla variedade de destinos, El Salvador pode até passar despercebido em roteiros pela América Central, mas a verdade é que ele é incrível e tem muito a oferecer aos viajantes.

Então, vamos ver algumas dicas sobre o que fazer em El Salvador:

  • El Tunco e El Sunzal

Sem dúvidas, esse é um dos destinos mais conhecidos do país, que consiste em uma praia pequena, muito procurada por surfistas. Eça fica em uma pequena cidadezinha pitoresca.

Por lá, tudo o que você pode fazer é relaxar e surfar aproveitando uma bela paisagem natural.

  • Rutas de las Flores

Esse trajeto turístico passa pelos departamentos de Achuachapán e Sonsonate e transita entre fazendas de café, com rica tradição indígena, feiras gastronômicas, belezas naturais e uma ótima estrutura para acomodar aos viajantes.

  • A capital

A cidade de San Salvador e seus arredores sempre agrada aos turistas e um dos motivos é sua localização central, sendo um ótimo ponto de partida para explorar outros locais no país.

Como atração da cidade, podemos citar o Parque nacional El Impossible, que é abrigo da maior biodiversidade da nação.

  • De uma volta pelo parque El Boquerón

Esse parque fica exatamente dentro da cratera de um vulcão, com 1,5 km de diâmetro e quase 1900 metros de altura.

Dentro dele é possível ver a cratera de um outro vulcão de menores proporções. Por lá também é possível fazer trilhas e observar a fauna e flora locais.

Onde ficar

Hoteis em El salvador

Hoteis em El salvador

Considerando que San Salvador, a capital do país, é um ótimo ponto de partida para diversos outros destinos, pode ser uma excelente alternativa ficar na capital mesmo.

De lá, você estará em uma posição estratégica para rodar o país inteiro e conhecer suas belezas em apenas poucas horas de viagem, além de contar com toda a infraestrutura de uma capital.

No entanto, vale lembrar que esse país tem um histórico de violência, sendo necessário decidir com cuidado onde ficar por lá, a fim de evitar ciladas.

Mais do que isso, a cidade não tem uma grande oferta de hotéis, visto que o turismo não é tão explorado.

Dessa forma, a dica é evitar hospedagens que fiquem na região central de San Salvador. Há uma promessa de revitalizar a área e então, possivelmente vai ficar mais atrativo, mas ainda não é.

Por outro lado, uma região que é recomendada para turistas é a de perto do aeroporto, que tem bastante taxis e estrutura.

O que comer

Pupusas comida de El salvador

é um tradicional prato salvadorenho, que consiste numa tortilha espessa com recheio salgado, tipicamente acompanhada pelo “curtido”

Nada melhor para conhecer uma cultura do que desvendar a sua gastronomia e provar seus sabores, que falam muito sobre a origem de um povo.

Então, vamos conhecer quais são as comidas típicas de El Salvador que você deve experimentar quando estiver por lá!

  • Papusas

Se é que podemos falar de um prato típico de El Salvador, o prato são as papusas.

Essa prato tem uma espécie de tortilha de milho ou de arroz, e com rechio de queijo, feijão, milho, frango, espinafre e muitos outros.

Além disso, por lá você ainda vai poder experimentar os buñuelos de miel, tamales de elote, chilate, yuca frita, tamales de pollo, riguas, sopa de pata, sopa de mariscada, jacotes em miel e muito mais.

El Salvador Pontos Turísticos

Ainda pouco conhecido pelos brasileiros, mas com grande potencial turístico, El Salvador oferece variados destinos para todos os gostos de viajantes.

Então, vamos conhecer os pontos turísticos de El Salvador:

  • Rota de las Flores
    Rota-das-flores

    A rota das flores [e uma trilha que contempla algumas cidades de El salvador

Esse é um itinerário que passa por 5 povoados coloniais, indo desde a província de Ahuachapán até a cidade de Sonsonate.

As temperaturas pela serra são bastante agradáveis e você conhecerá a zona de produção e café da região, águas termais e a cordilheira Apaneca-Ilametepec.

  • Costa de El Salvador
    Praia-de-El-salvador

    Praia-de-El-salvador

O país conta com mais de 320 km de costa e para conhecê-la, é preciso tempo pois a vontade é de ficar sempre apenas curtindo a paisagem e descansando.

Na costa é possível surfar, fazer mergulho, passear de barco, ajudar tartarugas, comer frutos do mar, acompanhar o pôr do sol no Pacífico e muito mais.

  • Rota Arqueológica e Azul
    Rota-Arqueologica-de-el-salvador

    Joya de Cerén é um sítio arqueológico pré-colombiano maia, localizado próximo de San Juan Opico, departamento de La Libertad, em El Salvador

Esse é um outro passeio que pode ser feito no estilo bate e volta, partindo da capital de El Salvador.

Então, nessas rotas você deve passar por Joya de Cerém e Suchioto e a dica é fazer a rota completa para disfrutar de todas as atrações do caminho.

Essa rota se espalha pelo país e não se limita somente aos povos maias, mas também remonta o período pré-histórico, com importante atrações, centros de cerimônias e moradias construídas por antigas civilizações.

  • Lago Coatepeque
    Lago-Coatepeque

    Caldera De Coatepeque é uma caldeira vulcânica em El Salvador na América Central. A caldeira foi formada durante uma série de pequenas explosões riolíticas entre 72.000 e 57.000 anos atrás.

Esse lago de águas azuis é uma maravilha da natureza, formado naturalmente há milhões de anos depois da erupção de um vulcão local.

Esse local é bastante conhecido pela prática de muitos esportes aquáticos, tais como caiaque, mergulho, jet ski, snorkeling e outros.

Vida noturna

O-que-fazer-de-noite

Baladas a Noite em El Salvador

Se, muito além das belezas naturais do país, você também quer curtir a noite por lá, fique sabendo que as opções são bem variadas.

Embora o país não seja um dos mais turísticos da América Central, é possível encontrar boas opções de bares, pubs, restaurantes e até mesmo baladas para se divertir muito.

Tudo vai depender bastante do lugar onde você está e do tipo de animação que deseja, mas pode ter certeza que opões não vão faltar.

Dicas

Quando vamos conhecer um país diferente, nada melhor do que contar com algumas dicas e conhecer alguns detalhes, que podem ajudar para que a experiencia seja ainda mais rica e proveitosa.

Então, vamos ver algumas dicas para ajudar você no seu planejamento para ir a El Salvador:

  • San Salvador é um ponto estratégico

Como já foi dito anteriormente, a capital do país é um ponto estratégico para se deslocar a outros destinos, incluindo os mais distantes. No entanto, a capital em si não tem muitos atrativos!

  • Moeda

A moeda utilizada em El Salvador é o dólar americano e, mesmo com câmbio estando um tanto desfavorável, é barato viajar por lá.

Dá para jantar as famosas pupusas por apenas um dólar, caso a ideia seja economizar. Já uma refeição completa em um restaurante fica em torno dos 4 ou 5 dólares.

  • Não se desanime pelo que ouvir

Muito se fala que El Salvador é um país violento, mas isso não deve desanimar você de fazer a sua viagem. O mais importante, claro, é sempre ter cuidado e, especialmente, evitar andar sozinho em áreas mais desconhecidas, principalmente à noite.

  • Fale com os locais

Embora eles não estejam tão acostumados com turistas, os moradores locais são sempre muito amigáveis e receptivos, com grande interesse em mostrar sua cultura aos turistas.

Dessa forma, conversar com eles pode ser uma excelente forma de enriquecer a sua experiência.

  • El Salvador é a terra do surf e dos vulcões

Além de muitos vulcões para visitar, dos quais 3 ainda estão ativos, o local ainda oferece praias ótimas para o surf e atividades aquáticas.

  • Não tenha medo da comida de rua

Muitos viajantes têm preconceitos em comer as comidas de rua de um lugar, mas não precisa! As pupusas, por exemplo, alimentam muito bem, dão baratas e tem recheios variados, sendo uma ótima opção de refeição na rua.

  • Leve um casaco

Embora pareça um conselho de mãe, essa dica pode ser muito útil aos viajantes isso porque podem pintar frentes frias por lá, especialmente entre janeiro e abril, principalmente na região norte.

Por isso, nada melhor do que levar um casaco para enfrentar os dias mais frios.

Transportes

O transporte público por lá é considerado seguro, além de ser barato. Com ele você pode tanto se locomover dentro de San Salvador mesmo, ou ainda visitar destinos próximos. Tudo no transporte público.

O mais legal é que os ônibus são todos coloridos, com uma aparência vintage.

Caso você não queira usar os ônibus, existe ainda a possibilidade de usar táxis de cooperativas ou então o Uber, que também funciona na cidade.

Fotos

Agora que já falamos bastante sobre esse incrívem país, nada melhor do que ver algumas fotos para entender um pouco melhor todas as belezas de que estamos falando. Veja só:

Praias

Como já foi dito, El Salvador é também um destino de surf, tendo ótimas opções de praias para quem quer relaxar e praticar esportes aquáticos. Não poderia ser diferente, afinal, o país conta com mais de 321 km de costa.

Então, vamos conhecer as principais praias de El Salvador:

  • Praia de las flores: essa praia fica em San Miguel e, além de ser encantadora, é um ótimo destino de surf, com areias cinzas e uma vegetação exuberante.
  • Baía de Jiquilisco: essa praia é conhecida por ser um habitat de aves costeiras, sendo um refúgio de aves migratórias. Mesmo assim, é enorme também o número de tartarugas que fazem seus ninhos por lá, garantindo uma diversidade natural muito grande.
  • Praia el Tunco: também bastante visitada por surfistas e mochileiros, essa praia tem uma agradável vida noturna, com festas e gente divertida.
  • Praia Costa do Sol: uma das preferidas dos turistas, o lugar tem de tudo um pouco, além de ser ideal para a prática de esportes aquáticos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre El Salvador, seus muitos atrativos e todas as belezas que esse país pode oferecer aos seus visitantes. Aproveite essas informações e monte já o seu roteiro!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply