logo-itinereo-195x50

O que fazer na Ilha da Madeira em Portugal?

Oceano Atlântico ilha da madeira

No Oceano Atlântico, a sudoeste da costa de Portugal está localizado um pequeno paraíso: a Ilha da Madeira. Embora seja pequena em extensão, a ilha possui praias, trilhas, montanhas e uma ótima estrutura para receber turistas.

Conhecida como Pérola do Atlântico, a ilha possui pouco mais de 250 mil habitantes, tendo como capital a cidade de Funchal, que abriga aproximadamente 120 mil pessoas ( pouco menos da metade da população local). O território pertence a Portugal, apesar de ser uma região autônoma que tem inclusive o próprio presidente.

Pontos turísticos

  1. Cabo Girão

O Cabo do Girão é uma montanha de 590 metros de altura. Ao subir até o alto da montanha, você vai poder observar lá de cima a cidade de Funchal e o oceano. Bem no alto, há um mirante, de onde o teleférico parte até chegar em uma praia.

Você pode visitar o cabo de barco, que vai sair da capital e de te levar até perto da montanha.

Nesse local, também há uma capela em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, que foi inaugurada no ano de 1931 e hoje é um dos maiores pontos de peregrinação da ilha.

O Teleférico das Fajãs Cabo Girão é o teleférico responsável pelo Trajeto do Sitio do Rancho até o Cabo Girão. Cada cabine tem capacidade máxima para seis passageiros.

  1. Piscinas naturais de Porto Muniz

As piscinas naturais  foram formadas por lavas vulcânicas, tornando este lugar um dos mais interessantes da vila de Porto Muniz. A povoação da vila tem uma ótima estrutura, pois até mesmo ao redor das piscinas, há escadas e outros pontos de interesse para melhor comodidade dos turistas.

As piscinas de águas tranquilas são protegidas da forte correnteza do Oceano Atlântico pelo cerco de basalto. Você pode nadar, mergulhar e tomar sol no local. Caso esteja viajando com crianças, há uma área dedicada para elas.

Só a vista das piscinas já vale a visita, mas o ideal é parar em um bar e tomar uma bebida enquanto observa as pessoas. Também aproveite para andar na passarela que liga as piscinas a região mais movimentada de Porto Muniz.

  1. Curral das Freiras

Curral das Freiras é uma pequena vila de dois mil habitantes situada entre as montanhas da Madeira. A melhor forma de chegar até o local é a pé, através de uma estrada em ziguezague, que começa na Eira do Serrado.

Todo domingo, acontece uma tradicional feira de rua nas redondezas da igreja matriz, localizada no centro de Curral. Ao lado da igreja, também há algumas feirinhas de artesanato, uma pequena escola, uma biblioteca e o Centro Cívico, usado para festividades locais.

Onde ficar

  1. Pensão Astoria (Funchal)

Bem no centro de Funchal, está localizada a Pensão Astoria. Os quartos são individuais, mas o banheiro é compartilhado com outros hóspedes.

Em questão de custo-benefício, é um dos melhores lugares para você se hospedar na capital. É um ótimo local para quem quer se hospedar perto de trilhas, lugares para degustar vinhos e visitar o centro histórico.

  1. The Vine Hotel (Funchal)

O The Vine Hotel é uma opção mais luxuosa para viajantes que buscam por conforto e sofisticação. Recentemente, foi escolhido como o melhor hotel design da Europa.

O The Vine oferece uma vista deslumbrante da ilha, um spa de vinoterapia, academia e piscina. Os quartos são espaçosos e dispõe de uma TV, wi-Fi e cofre para guardar itens especiais.

O restaurante da cobertura serve pratos tanto da cozinha francesa quanto da cozinha madeirense.

  1. Belmond Reid’s Palace (Funchal)

Esse resort 5 estrelas oferece aos seus visitantes uma vista incrível para o mar, piscinas e acesso direto à praia. Todos os quartos incluem varando com uma vista magnífica para o oceano.

O Reid’s fica a 3 km da Praia da Formosa e a 15 minutos a pé do centro da cidade, que concentra boa parte da vida noturna.

Os restaurantes oferecem pratos italianos e franceses.

O que comer

A Ilha da Madeira possui ótimas opções de restaurantes. Você vai degustar excelentes pratos e conhecer ótimos centros gastronômicos enquanto estiver viajando por lá.

  1. Aqua Natura

O Aqua Natura fica em um dos cartões postais da ilha (perto da piscinas naturais de Porto Muniz). O restaurante fica dentro do hotel de mesmo nome, e possui pratos típicos e sofisticados.

A maior parte dos produtos possui algum tipo de frutos do mar (salmão, camarão, polvo, bacalhau, etc).

  1. Adega da Quinta

A Adega da Quinta oferece comidas típicas da região. Entre elas, está a Espetada, uma carne grelhada servida no espeto.

Além da Espetada, há picanha, lombo, batata, legumes, etc. Cada espeto custa em média 16 euros e os acompanhamentos, em torno de 6 euros.

Vida noturna

A Ilha da Madeira é um verdadeiro refúgio em meio ao oceano. Mas mesmo assim, a vida noturna local é agitada: há casas noturnas, restaurantes e cassinos para você visitar durante a noite.

lha da Madeira noturno

Para conhecer um pouco da rotina Madeirense durante a noite, visite os bares e baladas da ilha. Um dos mais conhecidos é o Hole in One, um pub irlandês com muita cerveja.

Na área do Porto de Funchal, não deixe de conhecer o Marginal, um pequeno bar para quem quer passar a noite dançando e escutando música alternativa.

Praias

  1. Calheta

A praia da Calheta está rodeada por quebra-mares, o que torna as águas da praia bem tranquilas. A Calheta tem uma ótima estrutura, pois oferece campos de voleibol, futebol, restaurantes e vestiários para os turistas.

  1. Seixal

A praia de Seixal possui um cenário impressionante. A sua areia é negra e fina, e ao redor da praia, há belas montanhas que tornam Seixal um paraíso. Logo nas proximidades, você vai poder nadar e mergulhas nas piscinas naturais do Seixal.

  1. Alagoa

A praia da Alagoa é um dos destinos favoritos dos surfistas, pois as águas são agitadas e com bastante correnteza. É um local ideal para praticar esportes náuticos. Caso você não queira nadar, aproveite para relaxar nas areias pretas da praia ou conhecer os bares e restaurantes da praia da Alagoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram