Como Perder o medo de Viajar de Avião

buscar-tranquilidadeSurpreendentemente, você adora viajar, entretanto, não consegue perder o medo de Avião. Calma querido leitor, leia o nosso post até o fim e coloque em prática todas as nossas dicas para superar esse receio em sua viagem.

Desse modo, através de alguns passos indicados por nós, você verá como será possível perder esse medo e viajar tranquilamente de avião, sem tremedeiras ou pânico.

Saiba quais são os 7 passos para perder o medo de avião:

  1. Entenda o seu medo (Receio ou pânico de voar)
  2. Busque o que te traz tranquilidade
  3. Prepare-se para o voo
  4. Fique longe das janelas
  5. Encontre uma maneira de se distrair
  6. Não ingira bebidas alcoólicas
  7. Desmistifique a turbulência

1. Entenda o seu medo (Receio ou pânico de voar)

medo-de-aviãoPrimeiramente, é necessário identificar o seu medo, é apenas um receio de viajar pelos ares ou é um verdadeiro pânico de voar?

Inegavelmente, a viagem por si só já traz certa ansiedade, visto que, normalmente antecede algo importante.

Pois, quase sempre viajamos por um grande motivo, não é mesmo.

Parece que viajar sempre dá aquele frio na barriga, talvez seja pela ansiedade de chegar logo ao destino e curtir as férias ou por uma reunião de trabalho da qual você está receoso.

Contudo, é importante identificar e entender o seu medo, se é apenas um receio pela ansiedade natural ou se realmente é um pânico de voar.

Alguns podem até mesmo dizer que não existe diferença, entretanto, caracterizar e distinguir seu tipo de medo é o passo inicial para pôr fim a esta aflição.

O receio de voos é algo mais simples, normalmente, como dito anteriormente é causada apenas pela ansiedade natural.

Já o medo patológico, que seria o pânico de voar (aerofobia), geralmente é gerado por algum transtorno de ansiedade crônica ou trauma vivido anteriormente (como acidentes).

Contudo, o mais comum é o problema com ansiedade crônica que engloba outros medos irracionais, como:

  • Acrofobia-Fobia de alturas
  • Claustrofobia-Medo de espaços apertados, entre outros.

Por consequência, essas fobias alteram as percepções do cérebro, isto é, transformam o medo irracional em pânico.

Portanto, as pessoas que tem pânico de voar devem buscar ajuda médica, pois, o profissional da saúde, irá analisar medidas para o tratamento, assim como a recomendação de medicamentos calmantes(tranquilizantes).

De acordo com estudos, estima-se que cerca de 40% da população, tem medo de avião. Entretanto, com alguns passos simples (dos quais descreveremos a seguir), é possível diminuir esse receio ou pânico.

2. Busque o que te traz tranquilidade

manter-a-calma-durante-o-vooSobretudo, a melhor maneira de garantir serenidade durante o voo, é buscando fazer algo que te traga tranquilidade.

Desse modo você pode reduzir sua ansiedade e controlar seu medo, ter bons pensamentos é uma maneira de relaxar, então pense sempre positivo.

Lembre-se de momentos alegres ou pense naqueles que virão por meio da viagem, conhecendo um novo destino, novos passeios e encontros que essas viagens proporcionam.

3. Prepare-se para o voo

Uma das formas de preparar-se para o voo é conhecendo mais sobre os aspectos do avião, por exemplo, você pode fazer pesquisas sobre a segurança em viajar de avião (em comparação com as viagens de carro, voar é mais seguro).

Assim como, buscar pelas características do modelo da aeronave e até mesmo ver sua estrutura por imagens, desse modo você se sentirá mais confortável, pois, não será um lugar desconhecido. Existe até mesmo a possibilidade de participar de uma simulação de voo, para ficar menos apreensivo.

Da mesma maneira é aconselhável escolher roupas e sapatos confortáveis para não sentir ainda mais incômodo durante a viagem.

Ademais, a organização antes de viajar de avião é fundamental, ao se preparar com antecedência e planejamento, seu único pensamento será no destino que terá que aproveitar e conhecer.

Desse modo não ficará ainda mais ansioso, pensando no que deixou de fazer, ou o que pode ter esquecido.

Ainda assim, se não conseguir controlar a ansiedade, faça meditação ou pratique exercícios respiratórios e físicos um pouco antes do voo.

Dessa maneira é possível liberar a adrenalina e promover a sensação de relaxamento.

4. Fique longe das janelas

Essa dica é primordial, principalmente para aqueles viajantes que possuem acrofobia (medo de altura).

Nesse caso é indicado que você viaje em assentos localizados nos corredores, a melhor forma de garantir isso é reservando sua passagem com antecedência e fazendo seu check-in online, saiba mais. (LINK INTERNO-Como fazer check-in online)

5. Encontre uma maneira de se distrair

Acima de tudo, uma das formas de combater o medo de avião, seria adotar algo que te traga distração durante o voo, desse modo o tempo passa mais rápido.

Além disso, seria uma forma de desacelerar seus pensamentos e controlar a ansiedade.

Portanto, você pode desenhar, fazer palavras cruzadas e ouvir música. Assim como poderá bater papo com outros passageiros ou comissários de bordo.

Ademais, é possível também assistir um filme com aqueles fones de ouvidos, dos quais bloqueiam ruídos externos. Dessa forma, você até se esquecerá que está em um avião.

6. Não ingira bebidas alcoólicas

Você sabia que ingerir bebidas alcoólicas nas alturas é diferente do que beber em terra firme?

Isso ocorre, pois, os efeitos do álcool são potencializados em consequência da pressão do ar que o avião exerce em seu interior.

Por conseguinte, quem ingere essas bebidas acaba ficando bêbado rapidamente, contudo, ao invés de relaxar o passageiro pode ficar exaltado ou causar algumas situações constrangedoras.

Portanto, mesmo que a maioria das companhias aéreas sirvam bebidas alcoólicas durante o voo, se você tiver receio ou pânico de voar, é melhor evitar o seu consumo, visto que, talvez fique ainda mais estressado e desconfortável.

7. Desmistifique a turbulência

como-perder-o-medo-de-aviaoPara aqueles que tem medo de avião, talvez este seja o pior momento, pois a turbulência pode representar a pior parte de um voo.

Entretanto, a turbulência é muito comum pois ocorre com grande frequência, já que é ocasionada por diversos fatores, como:

  • Velocidade do ar;
  • Mudança de pressão;
  • Temperatura do ar, entre outros.

Em geral, tudo depende da forma como você vê as coisas, portanto, busque saber mais a respeito daquilo te causa medo.

Dessa forma, é possível descobrir o que causa aquela situação e ter menos receio, tornando o que te amedronta mais natural.

Dica: busque assentos localizados próximos as asas, pois, eles oferecem mais estabilidade durante as turbulências.

Não deixe seu medo estragar seus sonhos

Por fim, lembre-se de não permitir que seus medos impeçam a realização dos seus sonhos.

Sobretudo, viajar é primordial para o crescimento pessoal, traz experiências inesquecíveis, e, além de desenvolver seu conhecimento, também proporciona muitas alegrias e descobertas.

Portanto, mesmo que tenha seguido todas as dicas, e, ainda assim não soube como perder o medo de avião, você pode procurar auxílio médico e resolver essa situação, apenas, não deixe seu receio estragar seus sonhos.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply