logo-itinereo-195x50

Depois de quanto tempo saindo dos EUA posso retornar?

Depois de quanto tempo saindo dos EUA posso retornar

Os Estados Unidos é sem súvida, um dos melhores países do mundo para morar. Devido ao fato de possui um extenso território, há diversas cidades incríveis para conhecer. Por esses motivos, é um dos países mais procurados por brasileiros.

Entretanto, devido ao fato de ser tão procurando por imigrantes de outros países que muitas vezes ficam ilegalmente nos EUA, a imigração começou a criar regras mais restritas em relação ao tempo de estadia no país.

É importante entender que tudo depende do seu tipo de visto. Há vários deles e tudo depende do seu propósito no país. Os mais comuns são o de turista e o de estudante. Antes de dar entrada no processo e resolver sair de vez do Brasil, descubra qual é o seu tipo de visto e caso julgue necessário, contrate uma assessoria.

O que é um visto de viagem?

O que é um visto de viagem

O visto é um documento de autorização oficial emitida pela embaixada do país que você deseja visitar. Nesse artigo iremos falar dos Estados Unidos, mas você precisa saber que cada país possui regras e taxas diferentes.

Se você tiver seu visto aprovado, vai poder entrar no país e permanecer por um tempo determinado, de acordo com o seu objetivo (viajar, estudar ou trabalhar). Essa autorização vai estar colada em seu passaporte, e terá sua foto, dados principais, e um código de barras que será escaneado pela imigração quando você chegar em território americano.

Obviamente, para você dar entrada no processo de visto, precisa ter primeiro um passaporte. Como existem diversos tipos de visto e cada um possui regras e orientações diferentes, vamos focar nos dois principais: Visto de turista (B2) e estudante (F1).

1. Visto de turista

Sem dúvida alguma, é o visto mais procurado por brasileiros que desejam pisar em terras americanas. Com o B-2, você vai poder ficar nos EUA por tempo determinado, para viajar, descansar e fazer compras. Esse visto também serve para quem deseja realizar tratamento médico nos EUA.

Devido ao fato de muitos estrangeiros entrarem no país com visto de turista e acabarem ficando ilegalmente no país (após a expiração do visto), os oficiais da embaixada estão cada vez mais rigorosos, exigindo que vínculos que provem que você tem a intenção de voltar para o Brasil.

1.2 Prazo de validade

Na grande maioria dos casos, o visto de turista tem validade de dez anos. É muito raro que o solicitante obtenha um prazo menor do que esse, entretanto, pode acontecer.

O problema é que muitas pessoas confundem o tempo de validade do visto com o tempo que você pode permanecer no país. Por exemplo, se você tem um visto com validade de 10 anos, isso não significa que você pode ficar nos EUA por 10 anos seguidos. O prazo para você ficar nos EUA direto é de seis meses.

Essa informação confunde muitas pessoas, mas isso significa que durante esses 10 anos, você pode viajar várias vezes para os EUA, mas em qualquer uma dessas viagens, você não pode permanecer mais do que seis meses, ou seja, mais do que 180 dias consecutivos no país.

1.3 Depois de quanto tempo de volta ao Brasil posso retornar aos EUA

Se o seu visto está válido, não há exatamente um período específico que você precisa permanecer no Brasil antes de voltar aos Estados Unidos. Entretanto, se você fazer essa viagem várias vezes ao ano, em algum momento, a imigração poderá questionar suas intenções no país. Portanto, é ideal esperar pelo menos alguns meses antes de retornar aos Estados Unidos.

Muitas pessoas viajam várias vezes aos Estados Unidos por ano. Mas como elas tem boas justificativas (vão aos EUA para fazer compras, querem conhecer lugares diferentes), elas costumam não ter problemas. Caso você viaje aos Estados Unidos apenas 1x por ano nas suas férias e fique por um período de tempo muito, é bem difícil ter algum problema com a imigração.

É importante lembrar que o visto de turisto não te dá permissão de trabalho. Portanto, caso você precise ficar por mais de algumas semanas nos EUA, o consulado pode questionar como você vai fazer para se manter no país durante esse tempo sem trabalhar. Nesse caso, é importante mostrar bons vínculos com o Brasil, dizendo a eles que você tem intenção de voltar para o Brasil.

2. Visto de estudante

O Visto F1 serve para todos que desejam estudar nos Estados Unidos, seja para completar o ensino médio, cursar uma faculdade, fazer curso de idiomas, etc.

1.2 Prazo de validade

A validade é de acordo com o período que você ficará nos EUA. Por exemplo, se você for fazer uma faculdade com duração de quatro anos, o visto terá validade de quatro anos. Com o visto de estudante, você pode entrar no país 30 dias antes do início do curso e pode ficar mais dois meses após a data final do curso realizado.

1.3 Depois de quanto tempo de volta ao Brasil posso retornar aos EUA

Nesse caso é um pouco diferente do visto de turista. Após você terminar seu curso nos Estados Unidos e voltar para o Brasil, ele terá expirado. Portanto, você precisa tirar outro tipo de visto.

Embora não haja nenhum prazo para você voltar ao consulado e pedir para ter outro tipo de visto, como de turista por exemplo, você também pode ter problemas se tentar tirar o visto poucos dias após voltar ao Brasil. Nesse caso, espere pelo menos algumas semanas ou meses para tentar tirar outro visto.

‘’Meu passaporte expirou, mas meu visto ainda está valido. O que fazer’’?

Não há problema algum nesse caso. Basta apenas você solicitar um novo passaporte quando for ao posto da polícia federal. O passaporte anterior não estará mais válido, mas ele vai continuar com você.

Portanto, ao viajar para os Estados Unidos, você vai precisar levar seus dois passaportes: o antigo e o novo. Mostre ao agente da imigração o visto válido no passaporte antigo (com o visto americano) e o seu atual passaporte (sem o visto americano). É necessário carregar os dois com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram