logo-itinereo-195x50

Quero ir embora do Brasil – o que devo fazer?

Quero-ir-embora-do-Brasil-o-que-devo-fazer

Muitos brasileiros sonham em construir uma vida em outro país. Seja pelas dificuldades que o nosso país enfrenta ou então pelo desejo de viver algo novo e diferente, muitas pessoas saem do Brasil sem intenção nenhuma de voltar.

Apesar de ser um sonho para muitas pessoas, empecilhos como dificuldade financeira, não saber outro idioma além do português e a saudade da família podem atrapalhar o percurso. Há países que oferecem mais oportunidades profissionais do que o Brasil, e isso é sem dúvidas um motivo para fazer as malas, pegar um avião e não voltar mais.

Mas o que muita gente não conta é que a vida lá fora também é difícil. Embora os brasileiros desejem ir para países mais desenvolvidos, não significa que a vida em outro país é extremamente fácil. Só que se esse é realmente sonho, vale a pena pelo menos, passar uma temporada em outro país, para conhecer outra cultura e descobrir como vai ser o processo de adaptação.

1. Pontos a refletir na hora de morar fora do Brasil

Se você já está pensando nisso há um bom tempo e sente que precisa de uma mudança radical na sua vida, vale a pena repensar em alguns pontos.

1.1 O seu dinheiro provavelmente vai valer menos

O-seu-dinheiro-provavelmente-vai-valer-menos

Se você quer ir para os Estados Unidos ou algum país da Europa, que são os destinos preferidos dos brasileiros que tentam a vida no exterior, seu dinheiro vai ter menos valor. Com a alta do dólar e do euro, é preciso economizar por um bom tempo antes de se mudar.

Não é recomendada que você chegue no exterior com pouco dinheiro, pois não se sabe quando você vai conseguir um emprego.

1.2 Momento profissional questionável

Momento-profissional-questionável

Talvez você até esteja em um bom emprego, mas sente que não está crescendo na área e não está feliz. Quando esse é o problema, vale a pena considerar essa grande mudança na sua vida.

Com certeza se você está passando por esse problema, vale a pena começar a pesquisar sobre países que podem te oferecer melhores opções no mercado de trabalho.

1.3 Independência

Independência

Se você é uma pessoa muito dependente dos familiares, mal conhece cidades próximas a sua, é preciso repensar um pouco se essa decisão vale a pena para você.

A vida no exterior requer muita independência, na maioria das vezes, você vai ter que se virar sozinho para tudo.

Plano B

A vida de quem nora no exterior, ainda mais no começo, é muito imprevisível. Portanto, tenha dinheiro guardado para caso você tenha que voltar para o Brasil, não passe por dificuldades.

Caso o país que você queira morar esteja dificultando, vale a pena repensar em outros países que facilitem um pouco mais a vida dos imigrantes.

2. Países mais fáceis para se obter visto

Canadá

Canadá

Você precisa obrigatoriamente ter um visto para entrar no Canadá. No entanto, o processo pode ser realizado 100% online, o que ajuda a diminuir gastos com locomoção até o consulado. O visto de turista permite que você fique no país por seis meses.

Nova Zelândia

Nova-Zelândia

A Nova Zelândia oferece boas oportunidades para estrangeiros em busca de estudo e trabalho. Se você entrar no país como estudante e após o termino do curso conseguir uma oportunidade de trabalho, pode adquirir o visto pós-estudo e morar na Nova Zelândia por mais dois anos.

Uruguai

Uruguai

Por conta do acordo entro os países do Mercosul, imigrar para o Uruguai não é difícil, pois há livre circulação de brasileiros nesses países. Você pode não apenas viajar e estudar, mas trabalhar e abrir empresas no país, desde que tudo esteja de acordo com o guia do Ministérios das Relações Exteriores.

Portugal

Sobre este País podemos falar bem a respeito, moramos aqui em Portugal já faz 4 anos e podemos te dar uma boa noção do que te aguarda por aqui! Então vou tentar detalhar os principais tópicos abaixo:

Segurança

Como devem saber aqui é um dos Países mais seguros do mundo, mas não se engane, podem ocorrer pequenos furtos a qualquer momento... principalmente nas regiões onde há maior fluxo de turistas.

Emprego

Emprego aqui é um pouco complicado, claro, isso se você quiser exercer uma função de uma certa posição que tinha no Brasil. Se não convidado por nenhuma empresa, é bem difícil que consiga uma posição similar como niveis de gerÊncia por exemplo.

Faculdade é essencial, então precisa estar com os documentos em dia, apostilados (apostila de HAIA), vai precisar fazer equivalência de escolaridade e todos estes procedimentos chatos mas essenciais.

Uma das profissões em alta por aqui são as de programação e TI, não apenas em Portugal mas em toda região da Europa, se você for programador pode até conseguir emprego mesmo antes de pisar em Terras Lusitanas.

Se você não tem formação, vai ter mesmo que encarar empregos como: Garçon, Faxineiro, UBER e outros similares. O Legal de tudo isso, é que aqui em Portugal, os salários são muito similares, e variam pouco, mas também preciso dizer que qualquer Euro a mais aqui faz uma boa diferença.

Tem que vir documentado, pois pode ocorrer de sofrer pequenos golpes, exitem casos de pessoas que estavam ilegais aqui e trabalharam todo um mês em restaurantes principalmente, e depois ficou a ver navios, o dono simplesmente ignorou a pessoa a dispensando sem lhe dar um centavo (sim gente, isso acontece muito.. Pasmem!).

Ao contrário do que os Brasileiro pensam, os Portugueses são muito inteligentes, então não vem chegando aqui, achando que é o Brasileiro esperto e malandro, vai se dar mau certamente! Aqui é o País deles, e sempre vão preferir mão de obra nacional que mão de obra Braileira.

Moradia

Aqui moradia tem sido bemmm... complicado. Como existe pessoas do mundo todo vindo para cá, está cada vez mais difícil achar bons imóveis próximo aos grande centros. Isso corre por diversos motivos.

A dica é ficar mais para o Norte do País, lá ainda consegue-se achar bons imóveis a preços justos. Se vier para regiaõd e Lisboa vai precisar de no mínimo uns 3000 mil Euros para tentar alugar algo, os alugueis giram em torno de 800 Euros para um apt de 2 quartos nos arredores de Lisboa, e se for em Lisboa será 800 Euros para um apt de apenas 1 quarto. No entanto, os senhorios pedem no mínimo 2 alugueis de garantia + 1 de entrada, isso se você der sorte, por que se chegar sem emprego aqui, vão pedir 1 ano adiantado, ai basta multiplicar 800 euros por 12!

Como os alugueis são usn dos maiores desafios aqui, fizemos um vídeo que fala um pouco sobre esse problema, pretendemos gravar mais sobre isso, então já aproveita e se inscreve no nosso canal.

Alimentação

A comida auqi não é tão  barato como falam, eu sei que no Brasil a coisa tá surreal, mas é o mesmo que comparar Laranja com banana, precisamos ver a realidade daqui, salários X gastos. Então, é muito comum, chegarmos e acharmos um arros de 0.70 centavos mega barato! Mas você junta 70 centavos aqui, mas 3 ali, mais 10 euritos e vai somando, no final você faz uma compra razoável e gasta ali uns 100 Euros.

Gente, 100 euros não é pouca grana, aqui 100 Euros é um valor alto, e no final para uma familia de 3 pessoas, uma compra de 100 Euros não dá para muita coisa. Aqui eu e minha eposa e filha gastamos sem regalias, 300 Euros por mês!

No mais, Portugal ainda é um bom lugar para se viver, mas só se dá bemmesmo aqui quem possui um imóvel próprio, se você vier para viver de aluguel vai passar apertos! Tente juntar o máximo possivel de dinheiro para não precisar morar de aluguel aqui!

3. Expectativas do mercado de trabalho no exterior

Expectativas-do-mercado-de-trabalho-no-exterior

Cada país tem suas exigências e demandas específicas. A sua área de formação também pode ajudar ou atrapalhar na hora de conseguir trabalho em outro país. Se você deseja um trabalho temporário, vai ser um pouco mais fácil, mas caso decida se mudar de vez, pode ter mais dificuldades.

Para os sortudos que conseguem visto de trabalho para os Estados Unidos, por exemplo, há muita chance de sucesso. No Canadá e Austrália, dependendo da sua área de formação, também há diversas oportunidades.

4. Desvantagens de morar no exterior

Choque cultural

Nas primeiras semanas, tudo vai ser novidade. Com o tempo você vai perceber que algumas coisas são muito diferentes do Brasil. Você vai conhecer e conviver com pessoas que não compartilham com a sua visão de mundo e isso pode ser bem difícil.

Amigos que se afastam

Infelizmente, depois de passar um bom tempo em terrar estrangeiras, você vai perceber que uma boa parte das suas amizades te deixou de lado. Isso pode até ser bom, pois você vai descobrir o significado de amizade verdadeira.

Saudade da família e de amigos

Não é fácil viver longe das pessoas que você mais ama, mas é algo que você vai ter que aprender a lidar. Há momentos especiais, como aniversários e casamentos que você não vai poder estar presente.

Mas com a tecnologia, a dor da distância pode ser amenizada através de chamadas com vídeo pelo Skype e WhatsApp.

Vantagens de morar no exterior

Aprender um novo idioma

A melhor maneira de ficar fluente em um idioma é saindo do Brasil. Você vai ser obrigado a aprender um novo idioma, caso contrário, não vai conseguir se comunicar. Isso vai ser ótimo para a sua carreira profissional.

Segurança

Esse fator depende do país para o qual você está indo. Mas em geral, muitos brasileiros querem ir embora do Brasil pela falta de segurança em nosso país.

Isso não significa que países como Estados Unidos ou Inglaterra não tenham regiões perigosas, mas apenas os brasileiros o quanto nosso país está perigoso.

Aprender a se virar

Você vai se tornar muito mais independente, deixar várias coisas para trás e descobrir mais sobre você mesmo. Essa é uma das grandes vantagens de morar no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram