Quero ir embora do Brasil – o que devo fazer?

Quero-ir-embora-do-Brasil-o-que-devo-fazer

Muitos brasileiros sonham em construir uma vida em outro país. Seja pelas dificuldades que o nosso país enfrenta ou então pelo desejo de viver algo novo e diferente, muitas pessoas saem do Brasil sem intenção nenhuma de voltar.

Apesar de ser um sonho para muitas pessoas, empecilhos como dificuldade financeira, não saber outro idioma além do português e a saudade da família podem atrapalhar o percurso. Há países que oferecem mais oportunidades profissionais do que o Brasil, e isso é sem dúvidas um motivo para fazer as malas, pegar um avião e não voltar mais.

Mas o que muita gente não conta é que a vida lá fora também é difícil. Embora os brasileiros desejem ir para países mais desenvolvidos, não significa que a vida em outro país é extremamente fácil. Só que se esse é realmente sonho, vale a pena pelo menos, passar uma temporada em outro país, para conhecer outra cultura e descobrir como vai ser o processo de adaptação.

1. Pontos a refletir na hora de morar fora do Brasil

Se você já está pensando nisso há um bom tempo e sente que precisa de uma mudança radical na sua vida, vale a pena repensar em alguns pontos.

1.1 O seu dinheiro provavelmente vai valer menos

O-seu-dinheiro-provavelmente-vai-valer-menos

Se você quer ir para os Estados Unidos ou algum país da Europa, que são os destinos preferidos dos brasileiros que tentam a vida no exterior, seu dinheiro vai ter menos valor. Com a alta do dólar e do euro, é preciso economizar por um bom tempo antes de se mudar.

Não é recomendada que você chegue no exterior com pouco dinheiro, pois não se sabe quando você vai conseguir um emprego.

1.2 Momento profissional questionável

Momento-profissional-questionável

Talvez você até esteja em um bom emprego, mas sente que não está crescendo na área e não está feliz. Quando esse é o problema, vale a pena considerar essa grande mudança na sua vida.

Com certeza se você está passando por esse problema, vale a pena começar a pesquisar sobre países que podem te oferecer melhores opções no mercado de trabalho.

1.3 Independência

Independência

Se você é uma pessoa muito dependente dos familiares, mal conhece cidades próximas a sua, é preciso repensar um pouco se essa decisão vale a pena para você.

A vida no exterior requer muita independência, na maioria das vezes, você vai ter que se virar sozinho para tudo.

Plano B

A vida de quem nora no exterior, ainda mais no começo, é muito imprevisível. Portanto, tenha dinheiro guardado para caso você tenha que voltar para o Brasil, não passe por dificuldades.

Caso o país que você queira morar esteja dificultando, vale a pena repensar em outros países que facilitem um pouco mais a vida dos imigrantes.

2. Países mais fáceis para se obter visto

Canadá

Canadá

Você precisa obrigatoriamente ter um visto para entrar no Canadá. No entanto, o processo pode ser realizado 100% online, o que ajuda a diminuir gastos com locomoção até o consulado. O visto de turista permite que você fique no país por seis meses.

Nova Zelândia

Nova-Zelândia

A Nova Zelândia oferece boas oportunidades para estrangeiros em busca de estudo e trabalho. Se você entrar no país como estudante e após o termino do curso conseguir uma oportunidade de trabalho, pode adquirir o visto pós-estudo e morar na Nova Zelândia por mais dois anos.

Uruguai

Uruguai

Por conta do acordo entro os países do Mercosul, imigrar para o Uruguai não é difícil, pois há livre circulação de brasileiros nesses países. Você pode não apenas viajar e estudar, mas trabalhar e abrir empresas no país, desde que tudo esteja de acordo com o guia do Ministérios das Relações Exteriores.

3. Expectativas do mercado de trabalho no exterior

Expectativas-do-mercado-de-trabalho-no-exterior

Cada país tem suas exigências e demandas específicas. A sua área de formação também pode ajudar ou atrapalhar na hora de conseguir trabalho em outro país. Se você deseja um trabalho temporário, vai ser um pouco mais fácil, mas caso decida se mudar de vez, pode ter mais dificuldades.

Para os sortudos que conseguem visto de trabalho para os Estados Unidos, por exemplo, há muita chance de sucesso. No Canadá e Austrália, dependendo da sua área de formação, também há diversas oportunidades.

4. Desvantagens de morar no exterior

Choque cultural

Nas primeiras semanas, tudo vai ser novidade. Com o tempo você vai perceber que algumas coisas são muito diferentes do Brasil. Você vai conhecer e conviver com pessoas que não compartilham com a sua visão de mundo e isso pode ser bem difícil.

Amigos que se afastam

Infelizmente, depois de passar um bom tempo em terrar estrangeiras, você vai perceber que uma boa parte das suas amizades te deixou de lado. Isso pode até ser bom, pois você vai descobrir o significado de amizade verdadeira.

Saudade da família e de amigos

Não é fácil viver longe das pessoas que você mais ama, mas é algo que você vai ter que aprender a lidar. Há momentos especiais, como aniversários e casamentos que você não vai poder estar presente.

Mas com a tecnologia, a dor da distância pode ser amenizada através de chamadas com vídeo pelo Skype e WhatsApp.

Vantagens de morar no exterior

Aprender um novo idioma

A melhor maneira de ficar fluente em um idioma é saindo do Brasil. Você vai ser obrigado a aprender um novo idioma, caso contrário, não vai conseguir se comunicar. Isso vai ser ótimo para a sua carreira profissional.

Segurança

Esse fator depende do país para o qual você está indo. Mas em geral, muitos brasileiros querem ir embora do Brasil pela falta de segurança em nosso país.

Isso não significa que países como Estados Unidos ou Inglaterra não tenham regiões perigosas, mas apenas os brasileiros o quanto nosso país está perigoso.

Aprender a se virar

Você vai se tornar muito mais independente, deixar várias coisas para trás e descobrir mais sobre você mesmo. Essa é uma das grandes vantagens de morar no exterior.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply