Conhecer a Tailândia é um grande sonho para muitas pessoas e a cada ano que passa o país recebe mais e mais turistas brasileiros que estão procurando conhecer essa parte tão exótica do mundo.
No entanto, para ter uma experiencia perfeita nesse país que tem um clima, uma cultura e hábitos tão diferentes do Brasil, é preciso tomar alguns cuidados.
Por isso, nada melhor do que coletar o máximo de informações possível, entender melhor o lugar, conhecer suas peculiaridades e então montar o seu roteiro.
Sendo assim, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre a Tailândia, continue lendo e vamos desvendar todos os detalhes!
Conteudo
Quando ir a Tailândia
Escolher a época para ir à Tailândia é metade do caminho para ter uma boa experiencia por lá. Isso porque o clima tailandês é definido pelas monções asiáticas, que agem em diferentes épocas e regiões do país.
As monções são ventos que vão mudando de direção conforme a estação do ano. Sendo assim, em algumas épocas esses ventos sopram o ar seco da cidade para o mar, ao passo que em outras épocas sopram o ar úmido do oceano para a cidade.
Considerando isso, fique sabendo que a pior época para conhecer a Tailândia é entre os meses de julho e agosto. Nessa época, as chuvas são mais presentes e o mar fica mais mexido.
Já a melhor época para conhecer o país é entre novembro e março, sendo que em abril já temos um mês mais quente com calor difícil de suportar.
No entanto, claro, pode haver algumas variações de clima de acordo com a região, por isso, sempre avalie esse ponto pesquisando as cidades por onde vai passar.
Como chegar a Tailândia
A porta de entrada para esse país é Bangkok e isso vale não somente para a entrada e saída do país, mas também para quem vai conhecer o sudeste da Ásia, visto que muitos voos fazem escala ali, especialmente as companhia de mais baixo custo.
Existe uma grande quantidade de companhias aéreas que parte do Rio de Janeiro ou de São Paulo para Bangkok.
Partindo do Rio, as principais companhias são a Emirates, Lufthansa, KLM, Air France e British Ariways. De São Paulo, você pode voar pela Etihad, Swiss, Turkish Airlines e Qatar.
O que fazer na Tailândia
A Tailândia é um país de hábitos, cultura e história muito diferentes do que conhecemos por aqui. A variedade de atrações oferecidas por lá é verdadeiramente incrível e pode ser até que você se sinta meio perdido.
Então, logo a seguir, veja uma lista com dicas sobre o que fazer na Tailândia:
- Encante-se com os elefantes de Chiang Mai
Os elefantes são sempre uma grande atração quando o assunto é a Tailândia, no entanto pesquise bem para evitar ir a lugares que exploram os animais e os maltratam.
Uma dica então, é conhecer os Elephant Rescue Park em Chiang Mai, que é um lugar que resgata elefantes e cuida deles depois que se “aposentam”.
- Relaxe em Koh Nang Yuan
Essa é uma ilha incrível que tem uma areia branquinha e é cercada por mata, sendo ideal para uma tarde de descanso de um sonho tropical.
- Ande de balão de ar quente
Uma excelente dica ir ver o nascer do sol diretamente do céu de Chiang Mai, voando em um balão de ar quente. Será uma experiência verdadeiramente inesquecível.
- Desvende a Montanha Secreta de Koh Phangan
Esse é um passeio bem fora dos roteiros turísticos da Tailândia, o que pode ser uma excelente opção para quem quer fugir do comum. Para isso, no entanto, você terá de atravessar estradas sinuosas e íngremes na trila pela montanha, até chegar ao seu topo e encontrar um bar descolado e uma incrível piscina.
- Não deixe de visitar os templos
A Tailândia conta com mais de 40 mil templos espalhados por suas cidades e não é uma tarefa fácil escolher os melhores para visitar. No entanto, não deixe que a quantidade assuste e procure conhecer alguns templos, que são uma verdadeira obra de arte.
- Participe da guerra de água
O festival de Songkran é uma das celebrações de Ano Novo do país, sendo considerada a maior guerra de água do mundo. Ela acontece por volta de abril e, se você for sortudo o suficiente para estar em Bangkok nessa época, irá poder participar dessa celebração.
- Mergulhe em Koh Tao
Se você tem vontade de praticar mergulho na Tailândia, esse é o lugar ideal. O local conta com belíssimas cores de corais, peixes tropicais e águas incrivelmente cristalinas, que oferecer uma ótima visibilidade de mergulho.
Onde ficar na Tailândia
A Tailândia é um país com costumes e história muito diferentes do nosso, mas pode ser um excelente destino de viagem para quem gosta de se surpreender com belezas naturais.
No entanto, para ter uma boa experiencia, é importante saber onde ficar, não é mesmo?! Além disso, a maioria das pessoas que vai para o país faz um deslocamento por lá, para conhecer diversos destinos.
As ilhas de Koh Phi Phi, por exemplo, ficam bem no meio de Puket, Ko Lanta e Krabi, no Oceano Índico, ao sul da país.
Se você deseja conhecer as ilhas, a dica é ficar em Koh Phi phi Don mesmo, visto que em Koh Phi Phi Le não existem hospedagens por se tratar de uma reserva natural.
Já Koh Samui é uma das principais ilhas do Golfo da Tailândia, tendo até um aeroporto para viagens dentro do país. Aqui existem muitas opções de hospedagem, visto que se trata de uma ilha grande.
Muitos turistas vão para a Tailândia e vão se deslocando de cidade em cidade, para conhecer tudo do lugar. Outros, preferem firmar sua base em um ou dois lugares principais e fazer bate-voltas para outros pontos.
O mais importante é que você defina bem o seu roteiro com os lugares que deseja conhecer, para depois poder estabelecer onde ficar.
O que comer na Tailâdia
A Tailândia não é um país rico apenas em belezas naturais, mas também em sabores. Mais do que isso, eles ainda são os campeões da comida de rua e essa é uma experiencia que todo turista deve aproveitar.
No entanto, vale lembrar que se comer na rua, não terá muita higiene e nem lixeiras, às vezes, com lixo se acumulando no chão mesmo, ao lado da barraca que vende comida.
O fato é que não existe nada melhor para conhecer uma nova cultura do que experimentar os seus pratos, sejam de rua ou de restaurantes. Então, veja algumas comidas que você deve provar quando estiver na Tailândia:
- Pad Thai
Esse é um dos pratos mais famosos da Tailândia e pode ser facilmente encontrado em qualquer lugar. Esse prato consiste em Noodle frito com tofu, camarão, ovo mexido, amendoim, brotos de feijão e molho de peixe.
- Arroz com frango
Esse prato pode ser feito de variadas formas, podendo ser apimentada, com o frango frito, outras levam amendoim e pimentão e etc.
- Arroz frito no abacaxi
Esse prato é um arroz com ovo mexido e vegetais, com alguns pedaços de frango ou carne. Tudo isso é servido dentro de um abacaxi, que forma uma mistura agridoce.
- Coco
Na Tailândia, o coco pode ser encontrado de diversas formas em diversos pratos. A dica é provar um delicioso sorvete de coco ou um shake de coco, que também ajudam contra o calor.
Tailândia Pontos Turísticos
De uma forma geral, pode-se categorizar os pontos turísticos da Tailândia em três grandes grupos, que são os seguintes: templos, atrações religiosas e praias.
Dito isso, vamos conhecer um pouco mais sobre esses incríveis pontos turísticos do país.
- Wat Phra Kaew e o Palácio de Bangkok
O Palácio é uma das grandes atrações de Bangkok, presente em todos os roteiros de turistas. O local foi a moradia da família real até o princípio do século XX.
Lá você também encontrará o Wat Phra Kaew, que é um dos mais sagrados para o budismo tailandês, templo do Buda Esmeralda.
- Wat Pho
Também em Bangkok, esse templo fica ao lado do Grande Palácio e traz o famoso Buda Reclinado, sendo um dos maiores templos da Tailândia e o mais antigo da cidade.
- Wat Arun
Esse Templo do Amanhecer forma o conjunto de templos de Bangkok e é considerado um dos mais bonitos da cidade. Ele se destaca por sua arquitetura rica em detalhes e sua privilegiada posição à beira-rio.
- Khao San Road
Essa é uma zona hoteleira, bastante querida pelos recém-chegados. Por lá é possível encontrar um pouco de tudo que representa a imagem do país em um único lugar.
Isso mesmo, tem comidas típicas com animais exóticos, casas de massagem, casas de massagem onde a massagem é só um pretexto, estúdios de tatuagem, boates e muito mais.
- Mercados populares
Não existem dúvidas de que os mercados de rua são grandes atrações do país, onde se pode comer e fazer compras em um mesmo lugar. Além de muito interessantes, esses mercados são ótimos para se integrar ao dia a dia local e se inserir um pouco mais na cultura da Tailândia.
- Ayutthaya
Esse ponto turístico tem a famosa cabeça de buda entre as raízes de uma árvore que cresceu ao seu redor. Ela pode ser encontrada no tempo Wat Mahathat, que é apenas um dos pontos que podem ser visitados em Ayutthaya, que é um importante sítio arqueológico.
- Sukhothai
Esse também é um importante sítio arqueológico do local, sendo uma antiga capital do reino que deu origem à Tailândia. A cidade é bastante semelhante com a anterior, mas um pouco menos conhecida dos turistas.
As ruinas são de uma cidade datada dos séculos XIII e XIV, conhecida como a era de ouro da Tailândia, tanto na arquitetura quanto na religião.
- Cidade e templos de Chian Mai
Essa é uma cidade que foi construída cercada de muralhas para se proteger da invasão de outros povos. Sua resistência durou até o século XVI e hoje é um ponto turístico local.
- Wat Doi Suthep
Esse é um dos maiores templos de Chiang Mai e também um dos mais populares. Ele se localiza no meio de montanhas e tem estruturas douradas lindas, além de uma linda vista da cidade.
Vida noturna na Tailândia
Como já foi dito, muitas praias da Tailândia têm uma interessante vida noturna, principalmente as mais conhecidas. Além dos bares e casas de festa, muita música e diversão acontece na areia das praias mesmo depois que o sol se põe.
Dicas
Quando vamos a um país diferente, nada melhor do que algumas dicas para que possamos ter uma boa experiência por lá, não é mesmo?! então veja só:
- Visto e vacina
Não é preciso visto para a Tailândia, apenas um passaporte com validade mínima de 6 meses. No entanto, é exigido o cartão internacional de vacinação contra a febre amarela para ingressar na Tailândia.
- Leve somente bagagem de mão
Se a ideia é se deslocar e passear por várias cidades, leve apenas bagagens de mão para facilitar sua viagem e não correr o risco de perder as coisas despachando-as.
Por lá, você precisará apenas de roupas leves e em pode levar pouca quantidade, para facilitar os deslocamentos.
- Respeite a cultura local
Por lá existe o crime de lesa-majestade, que é punido com prisão e a lei tem penas que vem ficando cada vez mais severas com o passar do tempo. Então, fique sabendo que, por lá, o rei é uma instituição divina e deve ser respeitada como tal.
Galeria de Fotos
Veja a seguir algumas fotos incríveis para entender a grandiosidade das belezas da Tailândia:
Praias
Como já dissemos anteriormente, a Tailândia é um destino de praias de belezas naturais indescritíveis. Então, vamos conhecer as melhores praias desse país:
- Koh Phi Phi e Maya Bay
Cartão postal do país, essas praias são ideais para quem gosta de agitação. O mar é azul-turquesa e à noite, rolam muitas festas nas areias dessas praias.
- Ao Nang – Krabi
Essa praia é um ótimo ponto de partida para as ilhas que ficam na costa oeste, incluindo Koh Phi Phi. O local conta com ótima infraestrutura, restaurantes, hospedagem e até resorts.
- Phuket
Essa é a maior ilha da Tailândia e existem até voos diretos da Europa para ela. Sua praia principal se chama Patong e tem um dos mais lindos pores do sol que você já viu.
- Koh Tao
Um paraíso para quem deseja mergulhar, essa praia é ótima para quem ama o mundo subaquático. Lá tem muitos corais para ver e peixes coloridos, com passeios de barco bem acessíveis e curso de mergulho.
- Koh Phangan
Essa é a ilha onde acontece a famosa festa Full Moon Party a cada lua cheia. O local reúne turistas do mundo inteiro, show pirotécnico e muitos drinks.
- Koh Lanta
Rural e rústica, essa praia tem uma população de maioria muçulmana, não se destacando muito entre suas vizinhas. No entanto, é isso que faz com que ela seja tão especial, sendo um excelente refúgio para descansar.
Pronto, agora você já conhece muito mais sobre a Tailândia, seus pontos de interesse e como ter uma ótima experiencia por lá!