Viajar Sozinho Vantagens e Desvantagens e por que você deve descobrir seu Propósito

viajar-sozinhoSe você costuma ir só em viagens ou tem pensado em começar a viajar sozinho, venha saber todos os aspectos, prós, e, contras que esse passeio pode te proporcionar, assim como algumas possibilidades que esses caminhos e encontros podem vir a ter.

Vantagens de viajar só

Muitos consideram libertador poder ter um tempo para si mesmo e admitem que esses passeios podem trazer grandes impactos na vida, seja através do autoconhecimento ou a segurança que adquirem por meio dessas viagens.

Portanto, veja quais podem ser as principais vantagens de viajar sozinho:

  • Viajar só te proporciona mais tempo para vislumbrar paisagens e aproveitar os passeios
  • Tenha a possibilidade de se estressar menos
  • Muitas opções, viajando só você tem infinitas possibilidades
  • Sinta-se livre, é uma oportunidade de ter maior liberdade
  • Desenvolva autonomia, tenha independência
  • Viajar só te faz adquirir autoconhecimento

Como visto na lista acima, são muitas as vantagens de viajar sozinho, para quem nunca fez isso é uma mudança e tanto, na realidade é um momento de descobertas não só do local que você está conhecendo, como de si mesmo.

Viajando sozinho você possui mais tempo para fazer o que quiser, visitar o que prefere, seguir a viagem da forma que preferir sem ter que se preocupar com o gosto alheio, pois, ao viajar com companhia você tem que dividir seu planejamento e muitas vezes abrir mão de visitar certos locais ou de demorar um pouco mais em algum local que queira.

Desse mesmo modo você também pode curtir a viagem de uma forma mais tranquila, visto que não tem com quem discutir horários ou locais de passeio, você não terá com quem reclamar e poderá seguir seu ritmo, sendo assim um passeio menos estressante.

Ao viajar só você pode optar por tudo que quiser, não tem alguém que irá te desincentivar, dessa forma terá mais opções, mais possibilidades, os caminhos estarão livres para a sua criatividade.

Consequentemente essa ampla gama de opções acarreta em uma liberdade maior, até mesmo seus sentimentos podem ser mais libertadores, às vezes viajar sozinho serve para nos descobrirmos ou também pode significar um momento de pausa em nossas vidas, podendo marcar ou anteceder decisões. 

Ao viajar sozinho é imprescindível ter autonomia, você não pode depender de ninguém, pois está só e tem que tomar todas as decisões por si, isso favorece ou constrói sua independência, ocasionando uma maior autonomia, da mesma maneira que possibilita o desenvolvimento da segurança nas decisões.

Desvantagens de viajar sódesvantagens-de-morar-sozinho

  • Em alguns momentos pode surgir nostalgia ou você pode se sentir solitário e acaba vindo aquela tristeza;
  • Alguns passeios se tornam mais difíceis de serem feitos sem companhia (como trilhas ou acampamentos, por exemplo);
  • Dependendo do destino ou situações pode ser perigoso

Em resumo, as desvantagens são poucas e podem ser evitadas ao escolher bem o lugar, por exemplo elimine da sua lista destinos românticos, é melhor fugir deles, senão a tristeza e a solidão podem aparecer.

Assim como se possível é bom evitar viajar sozinho para locais perigosos ou arriscados (essa dica é primordial se você for mulher, países como Arábia Saudita e Índia não são aconselhados para viajar sozinha)

Portanto, pesquise bem o destino e seu planejamento, fuja de lugares românticos, pois, você pode se sentir só e também evite locais muito perigosos.

Encontros que essas viagens podem proporcionar

amigos de viagem

  • Tenha um encontro com o seu “eu interior”;
  • Viva amizades passageiras;
  • Encontre amigos para sempre;
  • Tenha romances inesquecíveis ou encontre um amor para vida inteira.

Acima de tudo, viajar sozinho pode proporcionar um encontro consigo mesmo, aproveite para se aprofundar nos seus sentimentos, possibilitando o conhecimento próprio, e, descobrindo particularidades sobre si.

Quando se está só em um novo lugar também é comum saímos da nossa bolha pessoal ou zona de conforto e como resultado criamos mais conexões, do mesmo modo que os locais que as pessoas que estão sozinhas costumam ir, podem proporcionar belíssimos encontros. 

Pode ser uma nova amizade que venha a se tornar companhia para as aventuras enquanto estiver viajando ou até mesmo uma amizade para vida inteira, daquelas que é impossível não marcar nossas vidas e por isso viram amigos de longa data.

Com toda certeza também é possível encontrar um novo amor, quem sabe nessa viagem você não pode encontrar o amor da sua vida, aquela alma gêmea que talvez os quilômetros e milhas de distância estavam separando.

Dicas de Segurançanão-cometa-loucuras

  • Tenha autopreservação;
  • Escolha bem o seu destino, também é importante ter certeza que o local de hospedagem é seguro;
  • Não esqueça seus documentos nunca;
  • Possua um GPS em mãos para não se perder;
  • Mantenha contato com familiares e amigos, e se possível informe-os sempre dos seus passos;
  • Faça um seguro viagem.

Não cometa loucuras e nem mesmo se exponha aos riscos, é preciso se preservar e conhecer alguns limites, não é porque está sozinho que pode agir com imprudência.

Além disso, também é importante pesquisar bastante o destino e escolher com calma o local que irá se hospedar, garantindo que será seguro, do mesmo modo, é de suma importância estar sempre com os documentos, e, ter um GPS sempre consigo, para garantir uma forma de não se perder na viagem.

Não podemos esquecer de também avisar aos amigos ou familiares, onde estamos ou onde vamos, se possível mantenha alguém sempre informado, assim, qualquer coisa que acontecer será mais fácil resolver ou de te localizar.

E por último, mas, talvez mais importante: tenha um seguro viagem, imprevistos acontecem e quando estamos sozinhos podemos ser mais vulneráveis, então é imprescindível se prevenir e ter um seguro viagem para qualquer problema ou acidente, isso te dá mais segurança pois os seguros servem como um suporte para os assegurados.

Saiba mais sobre seguros de viagem, clique aqui. (incluir link interno sobre seguros de viagem).

Comece a viajar sócomece-a-viajar-sozinho

  • Pratique passeios sozinho em sua própria cidade;
  • Comece por destinos mais fáceis;
  • Faça um planejamento, se organize;
  • Se não quer viajar completamente só, tem a possibilidade de viajar em grupo.

Se ainda se sente inseguro para viajar só, comece por pequenos passeios sozinho pode ser na sua cidade mesmo, ou em regiões próximas, isso proporciona o ganho de autoconfiança e independência e dessa forma quando viajar sozinho pra valer você já estará mais seguro e confiante de suas ações e também da sua liberdade pessoal.

Da mesma maneira também é possível começar por destinos mais fáceis, que sejam mais próximos de nossa cultura, se tornando assim menos desafiadores, mas, ainda assim contando como experiência.

Fazer um planejamento é ideal em qualquer viagem, mas, quando se está viajando sozinho a organização é imprescindível, pois facilita o seu roteiro e ainda te impede de perder tempo.

É possível viajar sozinho, sem estar completamente só, basta escolher pacotes que ofereçam viagens em grupo, assim você estará rodeado de outras pessoas, mas, ainda assim terá seu próprio espaço, além disso, é mais fácil para quem desejar fazer novas amizades ou ter encontros.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply