O Deserto do Atacama é o deserto mais seco do mundo e por lá você poderá encontrar vulcões, lagoas, salares, formações rochosas e um dos céus mais estrelados que você já viu.
Muitos ainda consideram a paisagem do Deserto do Atacama como sendo de outro planeta que, embora seja um bom clichê, é ótima para descrever esse lugar incrível.
O melhor de tudo é que esse outro planeta fica bem do nosso lado e é possível chegar lá com uma viagem, relativamente, curta.
Para quem não sabe, o Deserto do Atacama fica no Chile, nosso país vizinho, bem perto da fronteira com o Peru. Ele é considerado o deserto mais alto do mundo e tem cerca de 1000 km de extensão.
Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre esse incrível destino, continue lendo e descubra todos os detalhes sobre o Deserto do Atacama. Vamos lá?!
Conteudo
Quando ir
Como você já deve imaginar, o Deserto do Atacama é um destino que pode ser visitado o ano inteiro.
Isso porque o lugar oferece temperaturas altas e baixas a qualquer época do ano, não havendo muita variação nos termômetros em diferentes épocas do ano.
No verão, por exemplo, as temperaturas em San Pedro do Atacama ficam entre 5°C e 27°C. Já no inverno, as temperaturas variam entre 1°C e 25°C.
O mais inconveniente do verão é que é uma época em que ocorrem mais chuvas, especialmente entre os meses de dezembro e março.
No entanto, de uma forma geral, são pancadas de chuva bastante breves que ocorrem mais comumente aos fins de tarde.
A verdade é que é muito mais provável que essas pequenas chuvas deixem a região central enlameada do que elas estragarem algum passeio. Não se preocupe!
No inverno, é possível aproveitar algumas paisagens do local que, eventualmente, ficam nevadas. Por outro lado, dependendo da época, pode acontecer de a neve bloquear algumas pistas, atrapalhando a realização de alguns passeios.
Como chegar
O Deserto do Atacama fica na região norte do Chile, tendo como ponto de Partida a pequena cidade de San Pedro do Atacama, que fica a 1.600 km de Santiago, a capital do país.
Para quem está partindo do Brasil, não existem voos diretos para Calama, sendo necessário fazer uma conexão em Santiago.
Partindo de São Paulo para Santiago, serão aproximadamente 4 horas de voo, oferecido pelas companhias aéreas Gol e Latam.
Saindo do Rio de Janeiro para Santiago, o voo terá aproximadamente 4h30 de duração, e você pode voar pela Latam e Gol o ano inteiro, ou pela Sky Airlines no verão.
De Florianópolis, os voos têm 3 horas de duração e você pode voar pela Sky Airlines somente no verão.
Entrando em Santiago, o turista vai passar pela imigração, retirar a bagagem e depois entrar em um outro voo para Calama, que tem mais 2 horas de duração.
Pontos Turísticos
Como já foi dito, o Deserto do Atacama oferece cenários incríveis, bem pouco comuns para os brasileiros, sendo diferente de tudo que você já viu antes.
No entanto, muita gente pensa que o lugar é apenas um grande deserto e acaba indo para ficar apenas alguns poucos dias por lá, o que é um grande desperdício.
Então, veja quais são os principais pontos turísticos do Deserto do Atacama e se programe para dedicar ao menos uma semana para esse lugar incrível:
- Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Esses dois vales são verdadeiramente incríveis, com um cenário de tirar o fôlego é ideal para que você vá se acostumando com a altitude. O local de paisagem surreal tem um horizonte de imensidão, com formações rochosas de várias cores moldadas pela natureza.
- Geysers del Tatio
Esse é um dos lugares mais inusitados do mundo, mas ele fica a 4.300 metros acima do nível do mar, lembrando que San Pedro do Atacama fica a 2.400 m.a.n.m. Portanto, é melhor deixar para os últimos dias da viagem que você já estará mais acostumado à altitude.
- Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama
Esse é um dos passeios mais populares da região e também é imperdível. Por lá, você vai conhecer a Laguna Chaxa, onde poderá observar flamingos e outras aves da região dos Andes.
Mais do que isso, esse é o segundo maior salar da Terra, perdendo apenas para o Salar de Uyuni na Bolívia.
- Laguna Cejar
Esse passeio pode ser feito juntamente com a ida a Ojos del Salar, que são duas enormes crateras com água, e também junto com a Laguna Tebenquinche, de onde você pode desfrutar de um pôr do sol incrível.
- Salar de Tara
Esse não é um dos salares mais famosos do país, mas é incrivelmente lindo, formando uma paisagem deslumbrante
Onde ficar
O Deserto do Atacama é um Deserto grande na América do Sul e tem mais de 1000 km² de extensão e você pode ficar hospedado em cidades e vilas nessa região. No entanto, a principal delas é San Pedro do Atacama, que é a principal base.
A cidade, embora seja pequena, tem uma grande variedade de hotéis e opções de hospedagem, além de restaurantes e agências de turismo, com todos os serviços e infraestrutura para o turismo.
O que comer
A culinária andina não tem igual e, estando em San Pedro do Atacama, você encontrará ótimas opções gastronômicas. Além das delicias andinas, você também vai encontrar comidas italianas, espanholas, vegetarias, e etc.
No entanto, claro, tudo é muito simples, mas não significa que não tenha muita qualidade.
A dica nesse caso é focar em experimentar os pratos típicos da região, feitos com ingredientes andinos o milho e quinhão, além do famoso ceviche.
Os vinhos também têm muita qualidade no país, sendo possível tomar um bom vinho em diversos lugares, incluindo passeios no meio do nada.
Vida noturna
As leis do deserto são um pouco diferentes e não se pode, por exemplo, ficar bêbado, nem beber na rua e nem dançar ou fazer festas em casa. Sem falar que todos os bares fecham à meia noite.
Embora os estrangeiros até consigam escapar dessas penalizações mais severas, a dica é não se arriscar pois você poderá passar por momentos bastante desconfortáveis.
Transportes
Como já foi explicado, a cidade de San Pedro do Atacama no Peru oferece uma grande variedade de agencias de turismo que oferecem passeios para os locais de interesse.
A cidade em si não tem transporte público, mas também é uma cidade bem pequena e você pode chegar facilmente caminhando a qualquer ponto que precise.
Existe ainda a possibilidade de alugar uma bicicleta para ir até alguns pontos mais afastados.
Outra boa opção é alugar um carro e você poderá fazer os passeios por conta própria e ainda economizar seu tempo e dinheiro.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Deserto do Atacama, seus pontos turísticos e como aproveitar ao máximo esse lugar incrível!