Deserto do Atacama – Pontos Turísticos, onde ir, como chegar e onde ficar?

Deserto do atacama pontos turisticosO Deserto do Atacama é o deserto mais seco do mundo e por lá você poderá encontrar vulcões, lagoas, salares, formações rochosas e um dos céus mais estrelados que você já viu.

Muitos ainda consideram a paisagem do Deserto do Atacama como sendo de outro planeta que, embora seja um bom clichê, é ótima para descrever esse lugar incrível.

O melhor de tudo é que esse outro planeta fica bem do nosso lado e é possível chegar lá com uma viagem, relativamente, curta.

Para quem não sabe, o Deserto do Atacama fica no Chile, nosso país vizinho, bem perto da fronteira com o Peru. Ele é considerado o deserto mais alto do mundo e tem cerca de 1000 km de extensão.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre esse incrível destino, continue lendo e descubra todos os detalhes sobre o Deserto do Atacama. Vamos lá?!

Quando irQuando-ir-casal-jovem-com-mapa-em-verão

Como você já deve imaginar, o Deserto do Atacama é um destino que pode ser visitado o ano inteiro.

Isso porque o lugar oferece temperaturas altas e baixas a qualquer época do ano, não havendo muita variação nos termômetros em diferentes épocas do ano.

No verão, por exemplo, as temperaturas em San Pedro do Atacama ficam entre 5°C e 27°C. Já no inverno, as temperaturas variam entre 1°C e 25°C.

O mais inconveniente do verão é que é uma época em que ocorrem mais chuvas, especialmente entre os meses de dezembro e março.

No entanto, de uma forma geral, são pancadas de chuva bastante breves que ocorrem mais comumente aos fins de tarde.

A verdade é que é muito mais provável que essas pequenas chuvas deixem a região central enlameada do que elas estragarem algum passeio. Não se preocupe!

No inverno, é possível aproveitar algumas paisagens do local que, eventualmente, ficam nevadas. Por outro lado, dependendo da época, pode acontecer de a neve bloquear algumas pistas, atrapalhando a realização de alguns passeios.

Como chegar

O Deserto do Atacama fica na região norte do Chile, tendo como ponto de Partida a pequena cidade de San Pedro do Atacama, que fica a 1.600 km de Santiago, a capital do país.

Para quem está partindo do Brasil, não existem voos diretos para Calama, sendo necessário fazer uma conexão em Santiago.

Partindo de São Paulo para Santiago, serão aproximadamente 4 horas de voo, oferecido pelas companhias aéreas Gol e Latam.

Saindo do Rio de Janeiro para Santiago, o voo terá aproximadamente 4h30 de duração, e você pode voar pela Latam e Gol o ano inteiro, ou pela Sky Airlines no verão.

De Florianópolis, os voos têm 3 horas de duração e você pode voar pela Sky Airlines somente no verão.

Entrando em Santiago, o turista vai passar pela imigração, retirar a bagagem e depois entrar em um outro voo para Calama, que tem mais 2 horas de duração.

Pontos Turísticos

Como já foi dito, o Deserto do Atacama oferece cenários incríveis, bem pouco comuns para os brasileiros, sendo diferente de tudo que você já viu antes.

No entanto, muita gente pensa que o lugar é apenas um grande deserto e acaba indo para ficar apenas alguns poucos dias por lá, o que é um grande desperdício.

Então, veja quais são os principais pontos turísticos do Deserto do Atacama e se programe para dedicar ao menos uma semana para esse lugar incrível:

  • Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Esses dois vales são verdadeiramente incríveis, com um cenário de tirar o fôlego é ideal para que você vá se acostumando com a altitude. O local de paisagem surreal tem um horizonte de imensidão, com formações rochosas de várias cores moldadas pela natureza.Valle-de-la-Luna-e-Valle-de-la-Muerte

  • Geysers del Tatio

Esse é um dos lugares mais inusitados do mundo, mas ele fica a 4.300 metros acima do nível do mar, lembrando que San Pedro do Atacama fica a 2.400 m.a.n.m. Portanto, é melhor deixar para os últimos dias da viagem que você já estará mais acostumado à altitude.Geysers-del-Tatio

  • Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

Esse é um dos passeios mais populares da região e também é imperdível. Por lá, você vai conhecer a Laguna Chaxa, onde poderá observar flamingos e outras aves da região dos Andes.

Mais do que isso, esse é o segundo maior salar da Terra, perdendo apenas para o Salar de Uyuni na Bolívia.

Lagunas-Altiplânicas-e-Salar-de-Atacama

  • Laguna Cejar

Esse passeio pode ser feito juntamente com a ida a Ojos del Salar, que são duas enormes crateras com água, e também junto com a Laguna Tebenquinche, de onde você pode desfrutar de um pôr do sol incrível.Laguna-Cejar

  • Salar de Tara

 

Esse não é um dos salares mais famosos do país, mas é incrivelmente lindo, formando uma paisagem deslumbrante

Salar-de-Tara

Onde ficar

O Deserto do Atacama é um Deserto grande na América do Sul e tem mais de 1000 km² de extensão e você pode ficar hospedado em cidades e vilas nessa região. No entanto, a principal delas é San Pedro do Atacama, que é a principal base.

A cidade, embora seja pequena, tem uma grande variedade de hotéis e opções de hospedagem, além de restaurantes e agências de turismo, com todos os serviços e infraestrutura para o turismo.

O que comer

A culinária andina não tem igual e, estando em San Pedro do Atacama, você encontrará ótimas opções gastronômicas. Além das delicias andinas, você também vai encontrar comidas italianas, espanholas, vegetarias, e etc.

No entanto, claro, tudo é muito simples, mas não significa que não tenha muita qualidade.

A dica nesse caso é focar em experimentar os pratos típicos da região, feitos com ingredientes andinos o milho e quinhão, além do famoso ceviche.

Os vinhos também têm muita qualidade no país, sendo possível tomar um bom vinho em diversos lugares, incluindo passeios no meio do nada.O-que-comer-Deserto-do-Atacama

Vida noturna

As leis do deserto são um pouco diferentes e não se pode, por exemplo, ficar bêbado, nem beber na rua e nem dançar ou fazer festas em casa. Sem falar que todos os bares fecham à meia noite.

Embora os estrangeiros até consigam escapar dessas penalizações mais severas, a dica é não se arriscar pois você poderá passar por momentos bastante desconfortáveis.Vida-noturna-Deserto-do-Atacama

Transportes

Como já foi explicado, a cidade de San Pedro do Atacama no Peru oferece uma grande variedade de agencias de turismo que oferecem passeios para os locais de interesse.

A cidade em si não tem transporte público, mas também é uma cidade bem pequena e você pode chegar facilmente caminhando a qualquer ponto que precise.

Existe ainda a possibilidade de alugar uma bicicleta para ir até alguns pontos mais afastados.

Outra boa opção é alugar um carro e você poderá fazer os passeios por conta própria e ainda economizar seu tempo e dinheiro.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Deserto do Atacama, seus pontos turísticos e como aproveitar ao máximo esse lugar incrível!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply