Como tirar carteira de habilitação internacional

Como-tirar-carteira-de-habilitação-internacional

A permissão internacional para dirigir (PID), é um documento para que condutores brasileiros possam dirigir em mais de 100 países, segundo a convenção de Viena. Embora a maioria dos países aceitem a sua tradicional carteira de habilitação, é recomendado que mesmo você assim você tenha o documento em mãos.

A PID só é realmente obrigatória para condutores que irão passar mais de 180 dias fora do país. Porém alguns países como Austrália, Nova Zelândia, países do continente africano e do oriente médio costumam exigir esse documento.

De qualquer forma, é importante você solicitar o documento, pela sua segurança. Pode ocorrer de a locadora de veículos exija esse documento ou que você seja parado no meio da estrada por um guarda que não aceite a carteira do país de origem.

Quem está apto a solicitar a carteira de habilitação internacional?

Todas as pessoas com mais de 18 que possuem a carteira nacional de habilitação (CNH) que estão com o documento em dia, ou seja, sua CNH não pode estar vencida e você não pode apresentar nenhum problema referente ao período de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Caso sua CNH esteja próxima do vencimento, o ideal é você renová-la antes e depois disso, solicitar a PID. Lembre-se que a permissão internacional só é válida se você apresentá-la junto com a CNH, então você precisa levar ambos para sua viagem.

Onde devo solicitar a PID?

permissão-internacional-para-dirigir

Você fazer o preenchimento no site online do Detran ou ir pessoalmente até Departamento Estadual de Trânsito mais próximo de você. Se você realizar online, precisa ter a sua atual CNH escaneada e um comprovante de residência dos últimos 90 dias (lembre-se de atualizar seu endereço no Detran).

Ao final do processo, basta imprimir a solicitação de serviço e pagar a taxa. A permissão internacional será enviada para a sua residência.

Caso você queira realizar o processo pessoalmente, deve ir até um órgão do Detran. Você vai precisar levar sua habilitação, uma cópia dela e também o comprovante de residência. Após isso, você receberá a guia de pagamento e deve esperar o tempo necessário para voltar ao Detran e pegar a sua PID. Em alguns estados, o processo deve ser realizado 100% online, nesse caso, você não poderá ir até o Detran para retirar o documento.

O Detran de todos os estado do país devem emitir a permissão internacional para dirigir. Após você fazer o pagamento da solicitação, o sistema o reconhecerá automaticamente.

Qual o preço da carteira internacional do RJ ou SP?

Atualmente, a taxa para retirar o documento em São Paulo custa R$ 291, 83. Já no Rio de Janeiro, o valor está R$ 144,68.

Lembrando que o Detran é um órgão estadual, então os valores variam de estado para estado e algumas exigências podem ser diferentes. Em alguns estados, você não pode realizar o processo online, por isso, deve se dirigir a sede do Detran.

Estados em que é permitido realizar o processo online

São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Distrito Federal, Pará e Roraima.

Por que você deve tirar a PID?

Apesar do documento não ser obrigatório e ter um custo relativamente alto, a solicitação da PID pode te livrar de vários problemas. Além disso, lembre-se que mesmo se você for ficar pouco tempo no país, pode acabar mudando de ideia e resolver ficar mais de 180 dias, nesse caso, sem a PID você vai estar impossibilitado de dirigir.

É um documento importante, pelo fato de ser reconhecido internacionalmente e também traduzido. Assim, vai ser mais fácil de seus documentos serem checados em caso de necessidade, tanto em fiscalização quanto em uma locadora de veículos.

Além disso, você vai se sentir mais tranquilo com um documento traduzido em inglês, pois isso vai te ajudar caso você tenha algum problema.

Caso você converse com pessoas que já dirigiram no exterior, pode descobrir que a grande maioria nunca teve problemas e pode utilizar a carteira de habilitação tradicional. Mas caso procure na internet, pode ver que muitas pessoas tiveram problemas pelo fato de não terem solicitado o documento.

Em que lugares a PID é aceita?

Nos países que fazem parte da convenção de Viena sobre trânsito viário, de 1968 ou então países que possuem reciprocidade com o Brasil. Há mais de 100 países na lista.

1.Convenção de Viena

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro – Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

2. Princípio de recriprocidade

Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

Fonte dos países citados: https://g1.globo.com

Países que não aceitam a permissão internacional

Entre os mais populares dessa lista, estão o Japão e a China. Nesses lugares, nem a sua carteira tradicional e nem a PID serão aceitas. Caso você deseje dirigir no país, precisa ter a carteira de habilitação local.

Tenha cuidado e esteja por dentro das leis de trânsito

Lembre-se que as leis de trânsito variam de país para país, assim como placas de rua, que estão escritas em outros idiomas. Portanto, caso você tenha certeza de que vá dirigir em outro país, procure conhecer um pouco sobre as leis de trânsito locais.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply