Escócia Pontos Turísticos

Escocia

Escocia

Se você está planejando uma ida para a Escócia, pode ter certeza que chegou ao lugar certo, pois hoje vamos falar sobre esse país verdadeiramente incrível.

Desde 1707 a Escócia é um dos países que fazem parte do Reino Unido, na Europa. Ela fica localizada na Grã-Bretanha, fazendo fronteira com a Inglaterra ao sul.

O território da Escócia é dividido principalmente em dois, que é Lowlands (parte inferior) e Highlands (parte superior), possuindo mais de 700 ilhas.

O lugar possui mais de 5 milhões de habitantes sendo que mais de 600 mil ficam em Glaslow, que é a maior cidade local, enquanto outros 500 mil ficam em Edimburgo, a capital e segunda maior cidade.

O fato é que a Escócia é um país lindo, verdadeiramente incrível e que pode ser um destino dos sonhos se você souber como planejar sua viagem.

Então, continue lendo e veja dicas e informações incríveis e muito úteis sobre a Escócia. Vamos lá?!

Quando ir

Quando-ir-criança-no-avião-de-brinquedoO clima na Escócia é predominantemente chuvoso, sendo bem instável e com padrões de clima que se alteram bastante, sendo possível encontrar bastante variações entre locais bem próximos.

Mesmo assim, podemos dizer que a melhor época para visitar o país é entre maio e setembro, que é o verão por lá.

Nessa época, os dias ficam mais longos e o sol aparece com maior frequência, enquanto as temperaturas são mais amenas.

Mesmo assim, o período entre julho e agosto tende a ser bastante imprevisível, embora agosto seja o mês dos festivais na capital, Edimburgo.

No inverno, a temperatura tende a ser bem mais baixa e os dias mais chuvosos. O problema é que até mesmo o transporte público pode acabar sendo afetado por bloqueios em estradas e os ferry-boats podem parar.

Como chegar

Partindo do Brasil, a melhor opção para ir até a Escócia é de avião mesmo! Para isso, é possível utilizas algumas companhias aéreas europeias, tais como KLM, British, Air France e Ibéria. Todas elas voam para Edimburgo, a capital da Escócia, mas fazendo conexões.

Uma alternativa se os preços para Edimburgo estiverem muito altos é ir de avião até Londres, que é possível encontrar voos diretos do Brasil. De Londres é possível pegar outro voo ou até mesmo trem para chegar a Edimburgo.

Em Edimburgo você vai encontrar um aeroporto moderno, que recebe voos de diversas cidades europeias diariamente, incluindo Oslo, Newark, Amsterdã, Dublin, entre outros.

O que fazer

Pub-na-escociaNão é muito difícil descobrir o que fazer na Escócia, visto que é um país incrível que tem um claro contraste entre o rústico e o moderno, com detalhes que simplesmente conquistam seus visitantes.

A essência do país vai muito além das famosas gaitas de fole, se expressando nos seus monumentos históricos, cultura e as mais belas paisagens do mundo.

Então, vamos ver algumas dicas sobre o que fazer na Escócia:

  • Deslumbre-se com a beleza das grandes cidades

As grandes cidades da Escócia permitem observar o belíssimo contraste entre o moderno e o antigo. A capital do país já foi eleita como a 4ª cidade mais bonita do mundo pelo guia londrino chamado The Rough Guide.

Na parte antiga é possível conhecer monumentos históricos e na parte moderna, você verá verdadeiras obras-primas da arquitetura, muitos bares e restaurantes.

  • Explore as Highlights

Essa região oferece paisagens verdadeiramente deslumbrantes e de tirar o fôlego. Quem é que nunca ouviu falar do monstro do Lago Ness? Sem dúvida, os lagos são os fenômenos mais característicos das terras altas da Escócia.

Ao todo, são mais de 700 lagos, lembrando que o Brasil é 100 vezes maior que a Escócia.

  • Ande na linha de trem West Highland

Para quem é fã de Harry Potter (e também para quem não é ) a Escócia é um destino que vai oferecer uma experiencia verdadeiramente incrível. Esse trem entre Glaslow e Mallaig passa por um viaduto chamado Glenfinnan, que é o mesmo do filme.

  • Não perca a aurora boreal

Não existe a menor dúvida de que esse é um dos mais incríveis fenômenos naturais do mundo e são poucas as pessoas que têm o prazer e a oportunidade de apreciá-lo com os próprios olhos.

Vale a dica de ir para locais como Shetland ou The Outer Hebrides, onde a menor luminosidade permite disfrutar de cores mais intensas.

Onde ficar

Edimburgo

Edimburgo é a compacta e elevada capital da Escócia

Dentre os principais destinos procurados pelos turistas, temos a cidade de Glaslow e também a capital Edimburgo. Considerando esses dois destinos, vamos conhecer os melhores para se hospedar por lá:

  • Glaslow

Se a ideia é ficar em Glaslow, saiba que essa é uma ótima escolha visto que a cidade em si é uma atração turística. Por lá, a recomendação é se hospedar no centro, no bairro de Finnieston ou no bairro de West End.

Cada um desses bairros tem suas próprias características, mas oferecem uma boa infraestrutura para os turistas.

  • Edimburgo

Sem dúvidas, o centro histórico de Edimburgo é um ótimo lugar para ficar na capital. Ele se divide em duas partes pelo Princess Street Gardens tendo a Old Town ao sul, que é o trecho que preserva características medievais, e o New Town ao norte, que é a expansão da cidade erguida ainda nos moldes gregorianos do Séc. 18.

Ambas partes são reconhecidas como Patrimônio da Humanidade da UNESCO, e contam com muitos hotéis e albergues, sendo as melhores áreas para se hospedar.

O que comer

Haggis-comida-tipica-escocesa

Haggis-comida-tipica-escocesa

Todo mundo sabe que a Escócia é muito mais famosa pela gaita de fole e pelo kilt do que pela gastronomia. No entanto, isso não significa que o país não ofereça boas opções de comidas e pratos muito saborosos que você não pode deixar de experimentar.

Então, vamos conhecer os pratos típicos da Escócia:

  • Haggis

Essa é a comida mais conhecida da Escócia e muitos acabam torcendo o nariz na hora de provar o prato, visto que é feito de bucho de carneiro recheado com farinha de aveia e vísceras, além de muito tempero, claro.

Mesmo com o estranhamento inicial, é importante ressaltar que o prato é muito saboroso e vale a pena experimentar.

  • Angus Beef

Os melhores Angus Beef são produzidos lá, no norte da Escócia e você pode encontrá-lo no cardápio da maioria dos restaurantes do país. Embora seja meio caro, é tão saboroso que vale cada centavo.

  • Cullen Skink

Essa é uma sopa que também pode ser facilmente encontrara pela Escócia, feita de peixe defumado, batata e muitos temperinhos.

Embora pareça estranho uma sopa de peixe, pode ter certeza de que é deliciosa.

  • Salmão

Para quem aprecia esse peixe, a Escócia é um “prato cheio”. Brincadeira à parte, é bem difícil encontrar um restaurante que não tenha ao menos um prato feito com salmão.

Isso porque o salmão mais famoso é justamente o que vem da ilha de Shetland, embora ele seja encontrado em vários outros lados.

  • Smokies

Esse não é bem um prato, mas sim um alimento vendido por lá,q eu consiste em peixes defumados, que podem ser encontrados em embalagens nos supermercados.

  • Scones

Um tipo de biscoito, o scone é feito de ovo, farinha, sal, manteiga, açúcar e leite, sendo servido com geleias variadas ou nata.

  • Scotish tablets

Nada mais típico na Escócia do que uma tablete escocesa, não é mesmo?! Esse doce é uma barrinha feita com leite condensado, açúcar e manteiga, na qual se pode acrescentar castanhas, whisky, frutas e muito mais.

Escócia Pontos Turísticos

Ir a um novo país e não conhecer seus pontos turísticos é como deixar passar uma parte da história local, não é?! Claro que nem sempre é possível conhecer todos, mas veja a lista a seguir e escolha o que você mais gosta para conhecer quando for à Escócia:

  • Castelo de Edimburgo

Localizado na capital escocesa, esse castelo é uma antiga fortaleza que fica ao redor da cidade, sendo um dos mais importantes do país. Ele é também um dos pontos turísticos mais visitados da Escócia.

Dentro das muralhas desse castelo é que fica o edifício mais antigo da capital, que é a Capela Santa Margarida, construída ainda no século XVII.

Castelo-de-Edimburgo

O Castelo de Edimburgo é uma antiga fortaleza que domina a silhueta da cidade de Edimburgo, na Escócia, a partir da sua posição no topo do Castle Ro

  • Castelo de Stirling

Esse foi o castelo usado de cenário no filme “Coração Valente” e ele fica no ponto mais alto da cidade, que é uma colina de origem vulcânica.

Por causa de sua localização perto do Rio Forth, o castelo já foi alvo de muitos ataques, sendo considerado um importante local na história do país.

Castelo-de-Stirling

O Stirling Castle é um castelo localizado em Stirling, na Escócia.

  • Monumento Nacional a William Wallace

Esse monumento foi construído ainda no ano de 1869 para homenagear a incrível herói escocês William Wallace, conhecido por preferir a morte a ter que se submeter aos ingleses.

O monumento traz a história do herói e ainda é uma fonte de inspiração para a população do país.

Monumento-Nacional-a-William-Wallace

O National Wallace Monument, em português, Monumento Wallace é uma torre de pé no cume do Abbey Craig, localizada próxima de Stirling, na Escócia. Foi construída em homenagem a Sir William Wallace, o herói escocês do século XIII

  • Ilha Skye

Essa é a maior ilha do arquipélago das Hébridas, sendo também a mais setentrional delas. Com uma paisagem natural verdadeiramente deslumbrante, o lugar conta com precipícios, abismos e cachoeiras que desaguam na beira do mar por um paredão enorme de rocha.

Ilha-Skye

A ilha de Skye, ligada à costa noroeste da Escócia por uma ponte, é conhecida pelas paisagens acidentadas, as aldeias piscatórias pitorescas e os castelos medievais.

  • Lago Ness

Esse não é apenas mais um lago da Escócia, mas sim o mais conhecido do país!

Segundo a lenda local, há um monstro marinho do período jurássico que habita o fundo desse lago, atraindo uma grande quantidade de turistas o ano inteiro.

Por lá, tem também o castelo Urquhart, que foi construído às margens desse lago, que fica especialmente bonito nos dias mais ensolarados.

lago-ness

O lago Ness é um lago grande, profundo e de água doce nas Terras Altas da Escócia

  • Castelo de Eilean Donan

Esse castelo é um dos mais famosos e mais lindos da Escócia, que fica localizado entre três lagos de água salgada. Ele foi construído no século XIII, durante o reinado de Alexandre II, com a finalidade de proteger o local de invasores.

Castelo-de-Eilean-Donan

O Castelo de Eilean Donan foi construído em uma pequena ilha em Loch Duich, a oeste das Terras Altas escocesas

Vida noturna

Pubs-e-vida-notuna-na-escocia

Pubs-e-vida-notuna-na-escocia

Embora não pareça, a Escócia tem uma vida noturna bastante agitada, com diversas opções para todos os gostos de pessoas.

Por lá você poderá aproveitar o teatro, restaurantes, cinema, casas noturna e, claro, bares e pubs, que realmente existem muitos.

A animação costuma aumentar durante os finais de semana, quando as pessoas se reúnem com seus amigos e saem para beber e se divertir em um pub, visto que, durante a semana, os locais normalmente não oferecem boas opções.

O movimento por lá também fica mais intenso durante a noite e a Royal Mile é uma das principais ruas para vida noturna, com várias opções de restaurante e bares com música ao vivo.

Dicas

A Escócia é um país da Europa ainda bem pouco conhecido pelos turistas brasileiros. Por isso, nada melhor do que contar com algumas dicas incríveis para ter uma excelente experiencia por lá, veja só:

  • Visto

Para entrar em países que fazem parte da comunidade europeia, os brasileiros não precisam apresentar visto em uma estadia turística de até 90 dias.

Nem mesmo o passaporte é exigido para entrada no país, embora seja sempre melhor estar com ele, visto que outros países ao redor exigem.

  • Idioma

Assim como em todo o Reino Unido, o idioma oficial é o inglês, sendo a língua mais usada com os turistas também. No entanto, será possível perceber um sotaque escocês bem carregado.

  • Moeda e cambio

A Libra esterlina é a moeda oficial da Escócia, bem como em todos os países do Reino Unido. O local mais indicado para trocar seu dinheiro é em uma agência de câmbio do aeroporto. Isso porque oferece horários mais flexíveis e possibilitam a reconversão sem comissão.

Vale lembrar ainda que os cartões de crédito Mastercard, Visa e American Expressão são bastante aceitos por lá.

Transportes

Alugar um carro é uma possibilidade para quem vai à Escócia, sendo uma ótima opção para quem quer se deslocar facilmente por todos os destinos do país.

Uma outra opção é o trem, que é uma das melhores opções de transporte público para se locomover tanto dentro da cidade com entre cidades próximas.

Os ônibus também integram um excelente sistema por lá, com passagens bastante acessíveis, além de atenderem bem todo o país e locais das cidades.

Fotos

Agora que já falamos bastante sobre a Escócia, veja algumas fotos desse lugar incrível:

Praias

Muita gente nem imagina, mas a Escócia também é conhecida por ser um lugar de praias realmente mágicas.

Por lá, é possível conhecer desde pontos de surf até lugares para avistar golfinhos e disfrutar de dunas de areia completamente perfeitas.

St-Ninian's

St Ninian’s Isle é uma pequena ilha ligada pelo maior tombolo do Reino Unido à costa sudoeste do continente, Shetland, na Escócia. Faz parte da freguesia de Dunrossness no sul do continente.

Então, conheça algumas das principais praias da Escócia:

  • St Ninian’s
  • Staffin Bay
  • Ilha De Tiree
  • Nairn
  • Tyninghame
  • Machrihanish
  • Ilha de Harris

Obviamente que essas praias fogem completamente do obvio do que conhecemos como praia aqui no Brasil, mas são verdadeiramente encantadoras e lindas.

Pronto, agora você já conhece um pouco mais da Escócia, suas belezas, comidas típicas e pontos turísticos encantadores. Aproveite essas informações e monte o seu roteiro para esse país incrível!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply