Istambul Turismo

Istambul-Turismo

Não há a menor dúvida de que Istambul é um lugar verdadeiramente especial, que podem conquistar já logo à primeira vista.

Para quem não sabe, essa cidade é a capital da Turquia e é capaz de agradar aqueles que amam arquitetura, história, gastronomia e até compras.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre Istambul, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Quando ir

Quando-viajar-para-Asia

Sem dúvidas, uma da melhores épocas do ano para ir conhecer Istambul é a primavera, especialmente por causa das condições climáticas que são mais favoráveis. Essa estação acontece entre os meses de abril a junho.

Outra temporada de temperaturas mais amenas, e dias mais bonitos, ideais para fazer belíssimas fotografias, também acontece entre os meses de setembro e outubro, no outono.

Julho e agosto, por sua vez, são meses agitados nessa cidade, visto que ocorrem diversos festivais, além de ser a temporada de calor intenso. Em contraponto, os dias são mais longos e ideais para curtir a noite.

Já para quem aprecia um friozinho, a dica é ir para Istambul a partir de novembro, lembrando que pode haver neve, que complica um pouco alguns passeios.

Como chegar

Existem voos diretos e também voos com conexões que partem diariamente de diferentes capitais brasileiras para o Aeroporto Internacional de Ataruk, que é o maior de Istambul.

A Turkish Airlines, que é uma empresa turca, é uma das mais bem avaliadas do mundo e faz esse trajeto entre São Paulo e Istambul sem conexões em cerca de 12 horas.

Para quem já está na Europa, existem tanto voos operados pela Turkish mesmo, quanto voos de outras empresas, como KLM, Swiss, Air France, Lufthansa e outras.

Dependendo da sua localização, ainda é possível ir para o destino de trêm ou ônibus, mas é sempre interessante pesquisar bem a origem.

Pontos Turísticos

Na cidade onde o Ocidente e o Oriente se encontram, a cultura é celebrada há séculos, sendo um lugar belíssimo em diversos aspectos. Então, vamos conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Istambul:

  • Basílica de Santa Sofia

Essa basílica foi construída ainda em 537 pelo Império Bizantino, mantendo o posto de maior catedral do mudo por mais de mil anos. Por fora é possível ver de longe a sua grande cúpula, que se destaca na visão da cidade.

O local já foi transformado em mesquita e, desde 1935, é um museu, com riquíssima decoração interna.

Basílica-de-Santa-Sofia

  • Mesquita Azul

Essa mesquita é um monumento da arquitetura turca e islâmica, construída ainda em 1609 pelo Império Otomano. Ela tem 8 domos azuis e seu interior conta com mais de 20 mil azulejos.

Mesquita-Azul

  • Palácio Topkapi e jardins

Não deixe de visitar esse palácio, que foi a residência de sultões por séculos. Atualmente, o local é o museu que abriga um dos ossos da mão esquerda de São Joao Batista, o cajado de Moisés e a espada de David, que são considerado os maiores tesouros do mundo.

  • Grande Bazar e Bazar de Especiarias

O Grande Bazar nasceu em 1450, sendo um grande paraíso de compras atualmente, com a venda de milhares de produtos como tapetes, cerâmicas, joias e muito mais.

O bazar tem mais de 60 ruas e mais cerca de 5 mil lojas, sendo o local ideal para comprar aquela lembrancinha e, claro, produtos artesanais.

Grande-Bazar-e-Bazar-de-Especiarias

  • Palácio Dolmabahçe

Esse local também foi a residência de sultões, construído no século XIX, provando que o império não estava em declínio.

Palácio-Dolmabahçe

  • Cisterna Basílica

Esse é o maior aqueduto do país, construído pelo império bizantino a fim de proteger a cidade do ataque de inimigos através do envenenamento das águas. A construção tem 336 colunas de mármore, sendo que duas delas são mais famosas serem sustentadas pela cabeça de medusa.

Cisterna-Basílica

Onde ficar

Primeiramente, é importante entender que Istambul se divide em dois, sendo cortada pelo Estreito de Bósforo. De um dos lados temos a Ásia e do outro temos a Europa.

Onde-ficar

Então, fique sabendo que o melhor lado para se hospedar é o lado Europeu.

Considerando isso, pense também que é importante ficar próximo das opões de transporte público, para poder fazer os deslocamentos a aeroporto, centro histórico, pontos turísticos e mais.

Sendo assim, uma boa região para ficar é Yenikapi, que fica perto da estação de metrô de mesmo nome. Lá existem boas opções de hospedagem, comercio, restaurantes e bares.

Outra excelente região para se hospedar em Istambul é Sultanahmet, que fica pertinho de diversos pontos turísticos. A infraestrutura também oferece tudo que você pode precisar.

O que comer

Uma das coisas que impressiona na Turquia é a sua gastronomia, que tem traços que lembram a culinária árabe, mas com suas próprias peculiaridades.

Majar-Turco

Então, vamos conhecer alguns pratos que você não deve deixar de provar quando estiver em Istambul:

  • Majar Turco: também chamado de turkish delignt, esse prato é uma sobremesa que se parece a uma bala de goma, sendo bastante clássica por lá. Ela efeita, basicamente, com amigo, açúcar e sabores variados.
  • Baklava: também um doce, essa preparação têm várias camadas de massa folhada, recheada com pistache e calda de flor de laranjeira.
  • Café: outro patrimônio nacional da Turquia é o café turco é famoso e delicioso, com sabores e aromas bem diferentes do café brasileiro.
  • Pide: esse é um pão turco comprido e recheado que pode ser facilmente encontrado em padarias.
  • Kebab: difundido pelo mundo inteiro, esse prato é muito famoso por lá, vendido corriqueiramente em barraquinhas e tendas por um preço bem acessível. Vale lembrar que existem variações do prato, tais como shish kebab, döner kebabe e adana kebab.

Vida noturna

Vida-noturna

Como não poderia ser diferente, o que não faltam são opções de programas noturnos para fazer na maior cidade da Turquia, Istambul.

Essa é uma excelente notícia para aqueles que adoram se divertir até mais tarde e curtir a noite das cidades que visitam.

Por lá, você vai poder encontrar bares e boates para todos os gostos, espalhados por todas as regiões da cidade.

O destaque, no entanto, vai para a rua Istiklal, Praça Takim e também seus arredores, que parecem não dormir nunca. Vale ressaltar também o bairro charmoso de Ortaköy, que fica às margens do Bósforo, com as casas noturnas são as mais badaladas e caras de Istambul.

Outra excelente opção é um jantar em uma taverna de Istambul, que tem apresentação de música turca ao vivo e também de dança. Existem vários lugares que cobram um valor fixo por pessoa, que inclui o jantar e apresentação.

Praias

Muita gente nem imagina, mas Istambul também é um destino de praias, com paisagens deslumbrantes e verdadeiramente encantadoras. Então, vamos conhecer alguma praias que você não pode deixar de visitar em Istambul:

  • Prince’s Islands: composta por 9 ilhas que ficam a 20 km da área central de Istambul, o local pode ser acessado por ferrys e são um verdadeiro resort de verão.

Prince’s-Islands

  • Kylos: No Mar Negro, essa praia se localiza a 35km ao norte da Ponte Gálata. O local costuma ficar cheio aos finais de semana e bem tranquilo durante a semana.

Kylos

  • Şile & Ağva: essas praias podem ser facilmente acessadas de ônibus, sendo uma ótima opção para quem quer relaxar.

Şile-&-Ağva

Pronto agora você já conhece muito mais de Istambul, seus destinos e como aproveitar essa maravilhosa cidade a qualquer hora do dia. Então, aproveite essas informações, faça suas malas e boa viagem!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply