logo-itinereo-195x50

O caminho de Cora Coralina

O caminho de Cora Coralina

O caminho de Cora Coralina é uma rota de ecoturismo inspirada no Caminho de Santiago, na Espanha. É um passeio bem agradável no interior de Goiás, no qual o visitante vai ter acesso ao melhor da região: gastronomia, natureza e cultura. Você vai andar por 8 cidades históricas e 8 povoados.

Ao realizar o percurso de 300 km, você vai ver paisagens incríveis, trilhas bem demarcadas e vários pássaros como araras e tucanos. O passeio é uma oportunidade de se conectar com a natureza e relaxar um pouco.

O que é o caminho de Cora Coralina

É uma trilha de longo curso que conecta várias cidades turísticas no interior de Goiás. Durante o percurso, você vai ver vários poemas escritos por Cora Coralina.

Toda a rota foi planejada para os turistas andarem a pé ou de bicicleta. Considerando que é uma região bem grande, o ideal é separar pelo menos duas semanas para realizar esse viagem, assim você vai conhecer todos os municípios, povoados, cachoeiras e outros atrativos do caminho.

Cidades inclusas no caminho

Cidades incluidas no caminho de Cora Coralina

  1. Corumbá de Goiás

Corumbá é a primeira cidade que você vai percorre na rota. Você vai sair da rodoviária da cidade e ver um portal que indica o começo do caminho. No primeiro quilometro, você ainda vai estar perto da cidade, mas logo vai parar em uma estradinha de terra perto de fazendas e sítios.

Principais pontos turísticos: Orla do Rio Corumbá, Centro Histórico e Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha.

  1. Cocalzinho de Goiás

Cocalzinho de Goiás tem uma fauna extremamente diversa, sendo também um pequeno município cortado por vários rios. É um lugar muito rico em cultura e história, ideal para os amantes de grutas e cachoeiras.

Principais pontos turísticos: Caverna dos Ecos, Parque Estadual dos Pirineus e Gruta Betel.

  1. Pirenópolis

Pirenópolis é uma das melhores cidades para percorrer durante a rota! Existem diversas cachoeiras que são ideais para quem quer descansar nas férias. Além das quedas d’água, Pirenópolis tem diversas casas, igrejas e ruas que relembram o tempo colonial.

Principais pontos turísticos: Cachoeira do Rosário, Cachoeira das Araras, Fazenda Babilônia e Centro Histórico.

  1. São Francisco de Goiás

São Francisco de Goiás é uma cidade tranquila e pitoresca, sede e manifestações culturais e religiosas que atraem diversos turistas para a região. É uma típica do interior, com uma pracinha bem agradável no centro e diversas casas antigas.

Principais pontos turísticos: Área de Preservação Ambiental Goiabeira e Museu das Cavalhadas. Durante o ano, quatro festivais importantes são realizados: Folia dos Alves, Folia da Rua, Folia do Engenho Velho, Folia da Cachoeirinha.

  1. Jaraguá

Nessa altura do passeio, você vai encontrar um relevo levemente acidentado, em que a altitude varia entre 600 e 730 metros. É uma região em que se concentram várias fazendas e pés de bananeiras.

Para chegar até a rota Cora Coralina saindo de Jaraguá, você vai sair da Igreja Nossa Senhora do Rosário e andar até chegar em uma pequena estrada de terra. A partir desse caminho, você vai conhecer o Parque Estadual da Serra de Jaraguá, até chegar em um povoado tradicionais da região.

Principais pontos turísticos: Serra de Jaraguá, Cavalhada (Festa tradicional da cidade), Rio das Almas e Cachoeira do Saraiva. No centro da cidade existem várias praças.

  1. Itaguari

Itaguari é a cidade perfeita para você que quer descansar em cachoeiras de águas cristalinas e conhecer a riqueza da fauna da região. É um município pequeno, a maior parte da fonte de renda vem da agropecuária e também do turismo, devido ao caminho Cora Coralina.

A cidade é conhecida pela quantidade de festivais que acontecem no decorrer do ano. Os mais conhecidos são a Folia de Reis, Cavalgada da Fé e Festa do Zé.

Principais pontos turísticos: Rio Sucuri e Ponte do Rio Sucuri.

Também é possível realizar uma parte do trecho pelos voando de Jaguará até Itaguari.

  1. Itaberaí

Itaberaí e um dos municípios que faz parte da trilha. A paisagem da cidade é marcada pela ruralidade, sendo que várias cidades se misturam coma serra das regiões.

Também é um lugar marcado por várias festas regionais, sendo a mais conhecida delas a Festa em Louvor a São Benedito.

Principais pontos turísticos: Casa da Cultura João Caldas, Vinicola Goiás e Museu Máquinas Agrícolas de Franca.

  1. Cidade de Goiás

A pequena cidade de Goiás foi o local em que Cora Coralina nasceu. É uma cidade bem agradável e tranquila, cheia de lugares antigos. O pequeno município é o último local que faz parte da rota.

Principais pontos turísticos: Museu Casa de Cora Coralina e Praça do Coreto.

Onde e ficar e como chegar lá

O marco zero do caminho se localiza na cidade de Corumbá de Goiás. Você pode chegar até lá saindo de Goiânia ou de Brasília (você vai levar cerca de duras para chegar até Corumbá saindo de qualquer uma dessas duas cidades).

Onde ficar

Onde ficar:

  • Ell Palace Hotel (Itaberaí)
  • Pousada Orla Morada do Sol (Pirenópolis)
  • Hotel Fazenda Serra da Irara (zona rural de Corumbá de Goiás)
  • Casamatta Hostel (Pirenópolis)

Como se preparar para essa viagem

O caminho de Cora Coralina é um local no meio da natureza, cercado de trilhas, cachoeiras e vários animais da região. Você vai precisar andar muito na região, pois é um lugar procurado por pessoas que gostam de praticar o turismo de aventura. Por isso, leve seu protetor solar, um bom tênis para caminhar e barraca, caso queira dormir em algum lugar.

As principais cidades que fazem parte da trilha são relativamente perto de Goiânia e Brasília, portanto,  você não ter dificuldades em chegar até lá.

Informações úteis

Há várias cidades que compões o trajeto e todas elas são pequenos pólos de gastronomia, turismo e lazer. Durante o período colonial, a rota era realizada por bandeirantes que buscavam riqueza na região.

A trilha foi inaugurada em 2018 e divida em 13 trechos, que podem ser percorridos em períodos curtos ou mais longos. O percurso já está todo sinalizado e a maior parte da rota é feita dentro das reservas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram