O que fazer em Paraty? Fim de semana, com chuva, a Noite

O-que-fazer-em-Paraty no fim de semana

Paraty, para quem não conhece, é uma belíssima cidade do período colonial, cuja origem se deve ao ciclo da cana-de-açúcar e o enriquecimento se deve ao ciclo do ouro. Embora seja rica e cheia de história, muita gente ainda se pergunta o que fazer em Paraty.

O fato é que depois de um tempo, a cidade perdeu sua importante posição para o escoamento dos produtos brasileiros. Isso fez com que ela fosse sendo lentamente abandonada, até estar em situação de isolamento durante a primeira metade do século XX.

No entanto, em 1964, por causa da inauguração da precária estrada Cunha-Paraty, e em 1972, com a inauguração da estrada Rio-Santos, que as belezas de Paraty começaram a ser redescobertas.

o mais interessante é que tudo estava muito bem preservado, principalmente pela falta de progresso no local, mas também pelo tombamento do IPHAN, em 1958.

Então, se você está interessado em conhecer um pouco mais sobre os encantos singelos de Paraty, continue lendo e vamos descobrir todos os detalhes sobre o que fazer em Paraty.

Quando irQuando-ir-casal-jovem-com-mapa-em-verão

Paraty fica no extremo sul do litoral do Rio de janeiro, sendo caracterizada por verões muito quentes e bastante chuvosos, bem como por invernos com possibilidade de frentes frias.

O fato é que, qualquer que seja a época do ano, Paraty fica mais encantadora quando não é férias escolares ou feriadões. Mais do que isso, ela fica especialmente mágica em dia de semana, quando suas ruas têm menos turistas e seu ritmo volta a ser pacato.

A época mais seca, e mais interessantes para os passeios de barco, é de junho a setembro, sendo também a melhor época de praia. É nesses meses que os dias também são mais quentes e as noites mais amenas, embora sujeito à ocorrência de frentes frias.

Como chegar

O aeroporto Galeão é o mais perto de Paraty e ele fica a 240km dessa cidade, no Rio de Janeiro. Outra opção é pegar o seu voo para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que fica a 280 km de distância da cidade de Paraty.

Saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, você pode alugar um carro no aeroporto mesmo e seguir a sua viagem até essa cidade histórica. O ônibus também é outra excelente opção, mas todos os que saem do Rio de Janeiro irão fazer uma parada em Angra dos Reis.

Existe ainda o serviço de transfer para ir do Rio até Paraty, mas é importante lembrar que eles devem ser agendados com antecedência para que haja disponibilidade.

O que fazer em Paraty no Final de semana

Além de praias deslumbrantes, Paraty oferece aos turistas um riquíssimo turismo histórico, sempre rodeado de belezas naturais. Então vamos conhecer alguns pontos turísticos de Paraty:

  • Centro histórico: esse é o local de partida para quem quer conhecer a cidade, podendo ser percorrido a pé mesmo em uma tarde.
  • Caminho do ouro – Estrada Real: entre os séculos XVII e XIX, foi construída uma trilha, que ficou conhecida como o Caminho do Ouro. Era por ali que toda a riqueza vinha de Minas Gerais até Paraty.
  • Cachoeira da Pedra Branca: uma das mais movimentadas da cidade, o lugar é belíssimo e faz parte da rota comumente explorada nos passeios de Jeep.
  • Forte Defensor Perpétuo: construído em 1822 o forte servia para defender a Baía de Paraty e oferece uma vista privilegiada da cidade.
  • Piscina natural do Cachadaço: localizada na Vila Trindade, esse é um dos pontos preferidos dos turistas e consiste em uma piscina que se forma pro causa de grandes pedras no seu entorno.

Onde ficaronde ficar

A dica de ouro quando o assunto é hospedagem em Paraty é justamente para procurar um lugar que fique no centro histórico. Não existe imersão maior do que dormir e acordar no coração colonial da cidade.

Aproveite Hoteis com Cupons de desconto

Obviamente essa pode ser uma experiencia mais cara se comparada com outras regiões da cidade, mas certamente vale a pena.

Uma boa dica é programar a sua viagem para o começo da semana, fora do período de férias. Dessa forma você pode conseguir uma economia bem significativa.

Porém, claro, vale lembrar ainda que outras regiões da cidade têm pousadas e hotéis belíssimos em meio a natureza, que também é algo ótimo.

O que comer

Sem dúvida nenhuma, Paraty é bastante conhecida por suas casas coloniais, sua rica história, belíssimas paisagens e sua praia. No entanto, recentemente, a cidade também ganhou um prêmio pela sua variedade gastronômica.

O mais interessante é que há uma boa quantidade de pratos que prezam pelo uso de ingredientes locais, tanto em comidas de rua quanto em restaurantes maiores.

Um prato que chama a atenção é feito com manga e açúcar, em uma saborosíssima calda, servido juntamente com granulado. No entanto, se engana quem acha que é uma sobremesa, pois se trata de um molho para um filé.

A criatividade é outro ponto forte da culinária da região, misturando iguarias indígenas, portuguesas e africanas para dar origem a deliciosos pratos que você não deve deixar de experimentar.

Vida noturnaVida-Noturna-paraty

Embora seja uma cidade pequena, Paraty tem uma vida noturna até bem agitada, especialmente por volta do centro histórico.

Por lá, se acumulam bares com ótimos cardápios e opções de drinks, embalados por uma excelente programação musical com muita MPB, rock e bossa nova.

A dica para quem quer aproveitar a cidade de Paraty depois que o sol se põe é ir para os bares em frente à Igreja da Matriz, que espalham mesas pelas calçadas, que permitem curtir uma ótima noite ao ar livre.

Praias

As praias de Paraty têm uma beleza única, cercadas pela Mata Atlântica e com águas de verde ou azul intendo, elas são grandes atrativos para os turistas e locais.

Ao todo, Paraty oferece mais de 120 opções de praias e ilhas que podem conquistar profundamente o coração dos apaixonados pelo mar. O mais difícil mesmo é conseguir conhecer todas elas, visto a grande variedade.

Vale lembrar ainda que a maioria das praias só é acessível de barco, lancha ou por uma longa trilha de quilômetros de caminhada.Ilha-Comprida

A boa notícia é que, como já falamos, existem muitos passeios de barco que fazem um recorrido por várias delas, o que é uma ótima opção. Dito isso, veja algumas das melhores praias de Paraty:

  • Ilha Comprida: uma popular parada dos barcos, o local é ideal para mergulhar e conhecer a vida marinha.
  • Ilha da Coria: uma ilha graciosa, com águas tranquilas e límpidas, na qual o barco ancora de em lado, mas é possível atravessar toda ilha caminhando.
  • Ilha do algodão: com águas profundas e claras, o local é ideal para a prática do snorkeling, sendo o ponto de parada de vários passeios de barco.
  • Lagoa Azul: conhecida pela cor de sua água, essa praia é bem conhecida do passeios de escuna, cercada por rochas e belíssima vegetação.
  • Paraty Mirim: essa vila abriga uma antiga igreja e tem uma enorme faixa de areia, um mar calmo e boa infraestrutura de bares e restaurantes.

Além dessas, existem muitas outras praias que podem ser visitadas e exploradas em Paraty, afinal, como já foi dito, são mais de 120 entre praias e ilhas.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que fazer em Paraty e aproveitar tudo que esse destino pode oferecer para sua viagem!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply