Porto de Galinhas, o que fazer, onde ir e muitas dicas

Porto-de-galinhas-coraisNão existe a menor dúvida que de que Porto de Galinhas é um dos destinos mais incríveis que podemos encontrar no Brasil.

O fato é que até a década de 90, Porto de Galinhas era apenas uma praia pouco conhecida e com um nome exótico. Os recifenses costumavam veranear um Cabo de Santo Agostinho, Serrambi ou Praia do Toquinho.

Mais do que isso, o único resort dessa região ficava em Serrambi, sendo que poucos turistas realmente saiam de Recife para ir a Porto de Galinhas.

Aos poucos, começou a acontecer a chegada da resorts na ponta norte da orla, além de grandes hotéis na Praia do Cupe e foi então que Porto de Galinhas começou a aparecer no mapa.

Atualmente, o lugar cresceu tanto que até já desbancou Recife como sendo o principal destino de Pernambuco, se tornando uma das regiões mais desejadas do estado.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre esse incrível destino logo a seguir!

Quando ir

De uma forma geral, podemos dizer que a temporada mais seca de Pernambuco ocorre entre os meses de setembro e março.

Sendo assim, é essa a melhor época para ir conhecer o local, visto que a quantidade de chuvas é menor e as águas ficam mais cristalinas.

As temperaturas podem variar um pouco, mas a verdade é que faz calor o ano inteiro, com uma média de 26°C. No entanto, na temporada de chuva é normal ter um ventinho constante e fresco.

A altíssima temporada na região é entre dezembro e o carnaval, quando os preços das passagens e também dos hotéis costumam ser mais altos.

Entretanto, feriados longos, mesmo fora da altíssima temporada, também costumam ser bem concorridos por lá.

Por outro lado, se você escolher uma outra época, especialemtne no segundo semestre do ano, a partir de setembro, vai conseguir ter o melhor do lugar, ou seja, menos turistas, preços mais baixos e pouca probabilidade de chuvas.

Como chegar

Porto de Galinhas fica localizada a cerca de 52 km de Recife, o que possibilita chegar ao local em menos de uma hora se não houver muito trânsito.

Partindo de Recife, você pode alugar um carro para ir até Porto de Galinhas e não será difícil encontrar o destino.

A avenida de saída da cidade é Recife e depois de 20km você verá a sinalização para pegar a estrada litorânea que leva até Porto de Galinhas.

Uma outra opção é pegar um taxi ou Uber do aeroporto mesmo até Porto de Galinhas. Uma tarifa simples de UberX deve dar algo em torno de R$ 140 reais, o que vale a pena considerando que é possível embarcar até 4 pessoas.

Outra opção é usar um serviço de transfer, que leva do aeroporto até o seu hotel em Porto de Galinhas e as valores variam um pouco. O ônibus também é uma opção e o trajeto é feito pela Viação Vera Cruz, com a vantagem de que há um ponto que parte do aeroporto mesmo!

Pontos Turísticos

Quando o assunto é o litoral brasileiro, com certeza Porto de Galinhas é um dos principais destinos, oferecendo muitos atrativos aos seus visitantes.

Então, vamos conhecer quais são os principais pontos turísticos de Porto de Galinhas:

  • Piscinas naturais

Sem dúvidas, as piscinas naturais são cartões postais de Porto de Galinhas e aparecem durante a maré baixa, formadas por cauda dos corais característicos dessa região.

É um passeio obrigatório para quem vai ao lugar!

  • Pontal de Maracaípe e Praia de Maracaípe

A região de Maracaípe é uma das bonitas que você vai ver em Porto de Galinhas. É lá também que o mar se encontra com o rio Maracaípe.

O acesso só pode ser feito a pé mesmo, o que garante que as belezas do local se mantenham preservadas e tranquila, diferentemente de outras praias que recebem uma grande quantidade de turistas.

  • Praia do Muro Alto

Porto de Galinhas te uma orla de 12km de extensão, com muitas praias de paisagem deslumbrante e características únicas.

A Praia de Muro Alto te a piscina natural com maior profundidade da região, que é formada por arrecifes e acúmulo de água que rica na maré baixa, com uma temperatura muito agradável.

Praia-do-Muro-Alto

  • Praia e Pontal do Cupe

Com 5km de extensão, essa é uma das maiores praias de Porto de Galinhas. Sua extensa faixa de areia é ideal para descansar e fazer passeios de bugre.

O mar, no entanto, é agitado, com ondas fortes e é por isso que muitos evitam o banho nessa região.

Onde ficar

De uma forma geral, é possível dividir Porto de Galinhas em 6 principais zonas hoteleiras, que são as seguintes:

  • Pontal do Cupe: é um trecho pequeno de praia que é ótimo para banho, independentemente da maré. No entanto, não tem muitas opções de hotéis e fica a 7km do centro.
  • Muro Alto: a 9 km do centro, essa região oferece uma praia calma e boas opções de flats e resorts, sendo uma ótima opção de hospedagem.
  • Cupe: essa é a maior praia de Porto de Galinhas e onde ficam os maiores hotéis, embora o banho seja perigoso por causa do forte repuxo. Os hotéis ficam ente 6 e 1 km do centro.
  • Vila (centro): esse é o local ideal para quem não vai estar de carro e quer aproveitar uma praia boa.
  • Serrambi: esse vilarejo fica a 14km do centro de Porto de Galinhas, ter um ressorte que é pioneiro na região e uma ótima praia.
  • Maracaípe: com ótimas ondas para a prática do surf, a região tem diversas pousadas, mas nenhum hotel e fica 3km ao sul do centrinho.

O mais importante é escolher a região de acordo com as suas necessidades e estilo de viagem.

O que comerO-que-comer-em-Porto-de-galinhas

A gastronomia da região pode ser considerada exclusiva e variada, pro causa da grande influencia causada pelo alto fluxo de turistas na região.

Aproveite para provar um gratinado de macaxeira recheado com carne de sol ou um peixe na telha, acompanhado com batatas.

Você ainda pode provar a famosa carne de sol na chapa, que comumente vem acompanhada de mandioca frita, e terminar a noite com um o delicioso cartola de brigadeiro.

Não deixe de apostar nos pratos feitos com frutos do mar e pescados, que são as especialidades do lugar.

Vida noturna

Para quem também gosta de aproveitar o seu destino depois que o sol se põe, saiba que existem muitas opções em Porto de Galinhas. Uma delas é passear pelo centrinho e aproveitar os bares dessa área.

Mais do que isso, existem boates e baladas, para quem quer dançar, e a maioria delas toca de tudo, além de oferecer drinks especiais e até petiscos.

No entanto, nada mais típico de que uma noite de forró em Porto de Galinhas e existem várias opções para quem quer um arrasta-pé por lá.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Porto de Galinhas, seus pontos turísticos e todas as atrações que esse lugar pode oferecer. Aproveite e boa viagem!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply