Castelo dos Mouros em Sintra Portugal

Castelo-do-Mouros

Sintra, em Portugal, é uma cidade belíssima e cheia de atrativos, sendo que um dos mais conhecidos de lá é o Castelo do Mouros, uma obra fantástica erquida no alto de uma serra fantástica que esconde vários segredos e mitos medievais.

O castelo dos Mouros é um local que atrai um grande número de visitantes o ano inteiro por suas belezas e sua rica história, com uma arquitetura verdadeiramente impressiona quem chega pela primeira vez, é pode ser visto logo que os visitantes chegam a Sintra, seja de carro ou de trem, o Casetlo dos Mouros pode ser visto de quase todos os pontos de Sintra.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre o Castelo do Mouros, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse ponto turístico fantástico de Sintra. Vamos lá?!

Uma breve História do Castelo

Também chamado de Castelo de Sintra, esse belíssimo ponto turístico de Sintra, em Portugal, atrai uma grande quantidade de visitantes do mundo inteiro, não se sabe exatamenteo quando o castelo dos Mouros foi construído, mas sabe-se que foi por volta do Séc. VIII por meio de uma primeira fortificação que serveria para proteger contra possíveis invasões.

Segundo a história, desde 5000 anos a.C., essa era uma área ocupada por comunidades do período neolítico. O fato foi constatado por causa de objetos encontrados por lá.

Em 1200 a.c. o local também foi habitado por um outro povoado, que deixou uma variedade de fragmentos de cerâmica.

No século VIII tem início a conquista mulçumana no território hibérico e é no século X que o castelo é erguido, sob a administração do Califado de Córdova.

No ano de 1147 o território deixa de ser dominados pelos árabes por causa da conquista de Lisboa, sob o comando de D. Afonso Henrique. Em seguida, em 1287 a Vila de Sintra é doada à Rainha Santa Isabel, mas foi somente em 1995 que o castelo passou a ser considerado como Patrimônio da Humanidade da Unesco.

O fato é que o Castelo de Mouros foi erguido sobre uma formação rochosa, em um local isolado que fica no cume da serra de Sintra. Do alto de suas muralhas pode-se ter uma vista belíssima e privilegiada de toda região ao seu redor.

O local tinha como função oferece proteção para a Vila de Sintra e tem diversas estruturas, sendo um excelente passeio para quem vai à essa cidade.

Atrações do Castelos

Como já foi dito, o que não faltam são belíssimas atrações em Sintra e, principalmente, no Castelo de Mouros, que por si só já é uma atração incrível.

Então, vamos ver algumas atrações dos castelos que você deve conhecer:

  • Ruinas das vilas MuçulmanasRuinas-de-casas-muculmanas

No ano de 1093 houve uma cruzada Cristã, coordenada pelo rei D. Afonso VI de Leão e Castela. Ele se apropriou da região e conquistou a fortaleza, que foi retomada pelos muçulmanos em seguida.

Nas pesquisas arqueológicas realizadas no local, diversos túmulos foram descobertos cavados no grato e depois cobertos por lajes ainda bem rudimentares.

Em um desses túmulos foi encontrado um silo de origem muçulmana. Mais do que isso, é possível ainda encontrar um espaço que reúne os alicerces de uma cada muçulmana, além de silos e compartimentos que devem ter sido utilizados no trato de animais domésticos e cavalos.

  • Igreja de São Pedro de CanaferrimIgreja-de-são-pedro-do-canaferrim

Uma das mais importantes atrações do Castelo de Mouros é a Igreja de São Pedro de Canaferrim. Ela é a primeira igreja paroquial de Sintra, erguida por volta do século XII, seguindo o estilo românico.

A igreja fica entre as duas cinturas de muralhas do Castelo de Sintra, bem próxima ao portão de armas do mesmo. Ela foi erguida por D. Afonso Henriques quando houve a retomada dos territórios ocupados pelos mouros, por volta de 1147.

É possível que a sua origem esteja ligada ao Floral de Sintra, atribuído pelo rei ainda em 1154, deixando de utilizada perto do fim do século XIV, depois da construção de uma nova igreja na vila.

Registros de 1493 contam sobre o estado de abandono da igreja, que posteriormente ainda sofreu abalos de um terremoto em 1755.

No entanto, posteriormente ela ainda foi reformada, com um belíssimo trabalho de restauração, sendo adaptada para se tornar a sede do Centro de Interpretação da História do Castelo, em 2015.

  • CasteloCastelo-do-Mouros-vista-interna

O Castelo de Mouros em Sintra é formado por um complexo amuralhado, que fica no alto da serra de Sintra e tem diferentes edificações, como a Igreja citada anteriormente.

Por lá, você pode andar por entre as muralhas, subir nas torres para apreciar a vista panorâmica do local e ainda caminhar por onde os sentinelas faziam suas rondas de guarda.

O castelo em si é uma construção muçulmana, datada do século VIII que passou por muitos marcos ao longo dos anos, passando por conquistas, destruição e restauração, incluindo uma realizada pelo D.Fernando II que adorava ir até o castelo para apreciar a vista e pintar quadros.

Uma das melhores datas para visitar o Castelo é mais abrangente que o Palácio da Pena por exemplo, e pode ser visitado em qualauquer período do ano pois ele é mais espaçoso, e não tem tantas restrições quanto o Palácio da Pena, além disso, tem menos pessoas querendo visitar o castelo.

O fato é que o lugar é verdadeiramente incrível e conta muita história local, então é um ponto que você não pode deixar de visitar!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply