Belize Pontos Turísticos

Belize

Belize é um país na costa leste da América Central, voltado para o Mar do Caribe e com uma densa floresta a oeste

Você pode até nunca ter ouvido falar de Belize ou não fazer a menor ideia do que esse país pode oferecer para você como destino turístico. No entanto, quando chegar ao final desse artigo e ver algumas fotos, você não vai ter mais dúvidas de que é para lá mesmo que você quer ir!

Pois bem, o fato é que Belize é sim um país muito completo, pois reúne as melhores coisas do mundo: selva nativa, cachoeiras, cavernas e praias de tirar o fôlego com mar azul turquesa que só é visto em poucos lugar do mundo.

Para quem não sabe, Belize não é uma ilha, mas sim um país que integra a América Central que fica entre o México e a Guatemala, contando com mais de 200 ilhas com muita paisagem paradisíaca.

Mais do que um mar azulzinho do Caribe, Belize ainda abriga a segunda maior barreira de corais do mundo, ideal para a prática de mergulho.

O país é dividido basicamente entre florestas tropicais ao sul e savana ao norte. Como sem não fosse suficiente, por lá você ainda vai encontrar ruínas da civilização maia, o Great Blue Hole, tubarão baleia e muita história e cultura.

Então, se você está interessado em conhecer um pouco mais sobre Belize e descobrir suas belezas para montar um roteiro incrível pelo país, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Quando ir

Belize é um país de clima subtropical, que tem duas estações bem marcadas. A primeira estação é a seca, que vai de janeiro a maio e depois um curto período mais sexo entre agosto e setembro. Já a estação chuvosa acontece entre outubro e novembro.

As temperaturas são normalmente estáveis no decorrer do dia, com uma média de 23°C entre dezembro e 29°C em julho. As máximas podem chegar a até 31°C entre os meses de maio a setembro e até 27°C entre dezembro e janeiro.

Já a precipitação pode variar muito entre o norte e o sul do país, visto que são regiões bastante distintas.

Sendo assim, a melhor época para ir a Belize é justamente nos meses mais secos, entre dezembro e maio.

Como chegar

Belize é um país pequeno, considerado um excelente destino para busca praias caribenhas. É possível chegar até ele de avião, de ônibus e até mesmo com um cruzeiro ou barcos que passam pela região.

Claro, que a opção terrestre, de ônibus ou carro só é indicada para quem vem do México, Guatemala Honduras ou El Salvador.

O aeroporto de Belize City não é muito grande e chegando lá, é só realizar o trâmite de imigração.

O que fazer

Sem dúvidas, quando pensamos em Belize, o principal destino que vem à mente são as praias. Claro que isso é bem normal, afinal, existem muitas praias de tirar o fôlego por lá.

No entanto, o fato é que, mesmo sendo um país pequeno, há muito o que fazer por lá, selvas ricas em animais exóticos, ruínas maias mais bem conservadas de todo o continente e muito mais.

Pois bem, vamos ver um pouco mais sobre o que fazer em Belize:

  • Caribe
    Caribe

    região do continente americano formada pelo Mar do Caribe

Sem dúvida muita gente vai para Belize para aproveitar suas praias e não para menos, pois o visual e o clima são incríveis. Além de mar azul turquesa, as praias têm uma larga faixa de areia e muitos decks construídos em sua extensão.

Por lá, a variedade de praias é muito grande, desde as mais estruturadas para o turismo até as mais pitorescas.

  • San Pedro – Ambergris Caye
    San-Pedro-Ambergris-Caye

    Cayo Ambergris é uma pequena ilha de Belize, na qual vivem cerca de 15 mil pessoas

Essa é uma região que atrai muitos turistas na escolha do que fazer no país. Um dos motivos é Madonna, que lançou em 1987 a música La Isla Bonita, que fala de San Pedro, que é a maior cidade de Ambergris Caye.

Por ser próxima do México, a população local é bastante miscigenada e os preços locais tendem a ser mais altos, visto que é um lugar bastante turístico.

  • Caye Caulker
    Caye-Caulker

    A história recente de Caye Caulker começou quando refugiados das guerras mexicanas de Caste.

Essa ilha é uma das favoritas dos viajantes e tem o slogan “Go Slow”, que é “vá devagar” em inglês. Pois bem, a impressão que se tem por lá é justamente essa, de que o tempo passa devagar.

O melhor de tudo é que o clima do lugar é ótimo, com suas casinhas coloridas suspensas para evitar alagamentos.

  • Barreira de corais de Belize
    Barreira-de-corais-em-Belize

    Barreira-de-corais-em-Belize

Essa é a segunda barreira de corais do mundo, que perde somente para a da Austrália. Ela tem cerca de 300 km de extensão e abriga diversas espécies ameaçadas de extinção, tais como crocodilos, tartarugas e peixes.

  • Mergulho
    mergulho-no-mar-do-caribe

    mergulho-no-mar-do-caribe

Diversas regiões de Belize oferecer a opção de fazer mergulho para desvendar o fundo do mar desse local incrível.

Então, não perca a oportunidade de fazer um mergulho, seja com cilindro ou com snorkell mesmo que você não vai se arrepender.

Onde ficar

Mesmo que ainda seja um destino pouco conhecido, Belize oferece uma infraestrutura turística, com diversas opções de onde ficar. Então, vamos conhecer os melhores bairros e cidades para se hospedar em Belize:

  • Caye Caulker

Essa é uma pequena ilha que vem crescendo bastante nos últimos anos, com seu charme único, ruas de areia e transporte feito por carrinhos de golfe.

Por ser um lugar pequeno, não importa qual seja o lugar escolhido para se hospedar, você sempre estará perto da praia.

  • Placencia

No sul da ilha é possível encontrar a península de Placência, que é linda, embora chegar até ela possa não ser uma das tarefas mais simples, mas certamente vale o esforço.

Além disso, por mais que pareça um lugar bem simples o lugar conta com hotéis e resorts de luxo, que normalmente ficam em uma área mais afastada. No entanto, também existem muitas opções nas áreas mais centrais da cidade.

  • Belize City

Pouquíssimos turistas ficam hospedados em Belize City, visto que é uma cidade com uma fama de ser mais violenta e também por não ter muitos atrativos.

No entanto, claro, ela pode ser usada como base para ir a outros destinos ou para pernoite mesmo, antes de ir a outros lugares.

O que comer

Tamal

O tamal ou tamale é um prato tradicional da culinária mesoamericana, feito de masa, uma massa normalmente feita à base de milho, que pode ser cozida a vapor, ou então fervida num invólucro

A comida local traz um misto de influências, sendo a maioria de origem britânica, na culinária local.

O café da manhã lembra muito o norte-americano e também o latino, contando com feijão frito, tortilhas, bacon, pão, cereais, ovos, café e leite.

Nas outras refeições do dia, os frutos do mar são bastante presentes, servidos de diferentes formas, inclusive com os pratos típicos, como tamales panades; garnachas; concha de milho frito com peixe ou feijão, tortilhas fritas com feijão molho e queijo; e, claro, o chimole, que nada mais é do que uma sopa apimentada que tem ovos, frango e uma pasta que se chama “recado”.

Aproveite para provar os pratos típicos do local, afinal, essa também é uma ótima forma de conhecer a cultura de um país.

Belize Pontos Turísticos

Mesmo sendo um país pequeno, Belize é verdadeiramente incrível, com opções de atrações para todos os gostos.

Então, vamos conhecer alguns pontos turísticos de Belize:

  • Ruinas maias
    Ruinas-Maias-em-Belize

    Ruinas-Maias-em-Belize

Com uma rica herança que foi deixada pela civilização mais, Belize mantém viva sua história, com diversos sítios arqueológicos. Dentre os principais deles estão Lamanai, Caracol, Lubaantun e Altún Há.

Nesses sítios você poderá encontrar pirâmides, templos com escadarias de pedra, tumbas, cavernas e muita diversidade.

Além do conhecimento histórico e cultura, o acervo dos locais ainda rende belíssimas fotos.

  • O Grande Buraco Azul

    Mais proximo de Belize porém não muito distante de Honduras

Esse importante ponto turístico do país nada mais é do que uma enorme caverna profunda, que fica dentro do mar. Ela possui mais de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade.

Sem dúvidas, ela é a única e também a maior formação natural desse tipo, sendo já considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Durante todo o dia existem excursões que levam os turistas até esse locar para explorar e fazer mergulho.

  • Reserva Marinha de Hol Chan
    Reserva-Marinha-de-Hol-Chan

    Reserva-Marinha-de-Hol-Chan

Um lugar ideal para mergulhos, essa reserva tem uma caverna chamada Actun Tunichil Muknal, que é uma experiencia realmente fantástica.

Vida noturna

O clima de Belize é muito agradável, sendo ideal para quem quer curtir as atrações de dia e a vida noturna à noite.

O fato é que em todas as praias e destinos mais turísticos de Belize oferecer uma boa variedade de bares, restaurantes e baladas.

Em Caye, por exemplo, a vida noturna da região é bastante agitada, contando inclusive com bares temáticos que oferecem drinks tropicais, música boa e apresentação dos nativos.

Dicas

Antes de conhecer um país diferente, nada melhor do que contar com algumas dicas que podem ajudar a se preparar para o que está por vir, veja só:

  • Moeda

A moeda desse país é o Belize Dólar, que equivale, mais ou menos, a meio dólar americano.

A moeda pode ser sacada no aeroporto mesmo, que conta com caixas eletrônicos, mas a verdade é que a cidade costuma aceitar bem os pagamentos em dólar americano.

Vale lembrar, no entanto, que alguns passeios e atrações só aceitam pagamento em dinheiro vivo, que pode ser na moeda local ou em dólares americanos, mas não em cartão.

Já alguns restaurantes aceitam cartões, mas são poucos, visto que é o dinheiro que move a economia local.

  • Vistos

Os brasileiros não precisam de visto para entrar em Belize. No entanto, é essencial estar com o passaporte, contanto com, no mínimo, 6 meses de validade pela frente.

  • Vacinas

A única vacina exigida para os turistas que vão ao país é a da febre amarela.

  • Gorjetas

Embora as gorjetas não sejam algo tão comum no país, os carregadores de bagagens dos hotéis sempre costumam esperar um “agrado”, embora isso não seja obrigatório.

Já nos restaurantes, há um acréscimo de 5% a 10% no valor da conta.

Transportes

Sem dúvidas, o ônibus é a opção mais barata para quem quer se deslocar por Belize. O melhor é que existe uma grande variedade de ônibus que parte da capital para diversas cidades de lá.

Para ir até as ilhas, como a de San Pedro ou Caulker, o ponto de partida pode ser Belize City mesmo e o percurso leva cerca de 40 minutos, com saídas o dia inteiro.

Fotos

Embora já tenhamos falado bastante sobre as belezas de Belize, nada melhor do que ver isso traduzido em imagens:

Praias

Como já sabemos, Belize é um importante destino de praias, banhadas pelo mar do Caribe, o que cria cenários paradisíacos.

Seu litoral tem 38kg de areias brancas, águas cristalinas e natureza exuberante, sem falar em mais de 160 ilhas a serem exploradas.

Então, veja a seguir as principais praias de Belize:

  • Caye Caulker
  • Ambergris Caye
  • Península Placencia
  • Meia Lua Cayer

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa para montar o seu roteiro de viagem para conhecer Belize e todas as belezas que o país pode oferecer!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply