Honduras Pontos Turisticos

Honduras

Honduras é um país da América Central limitado ao norte pelo mar do Caribe e ao sul

Oficialmente chamado de República de Honduras, o país tem esse nome por causa de uma palavra em espanhol que significa “profundezas”, por causa de suas águas.

Honduras e considerado um dos países mais pobres de toda a América e tem sua economia baseada principalmente na agricultura, especialmente de café, banana e camarão.

A fama do país de ser um dos mais perigosos do mundo é o que faz com que ele ainda não seja um dos mais procurados pelo turismo, mesmo com tanta beleza que ele reserva.

No entanto, a verdade é que ele tem muito a ser explorado, principalmente para quem é amante da natureza. Isso porque ele tem uma beleza exuberante, praias de águas cristalinas que são banhadas pelo mar caribenho, cavernas, rios, montanhas e muito mais.

A capital de Honduras é Tegucigalpa e é também a maior cidade do país, sendo muito utilizada pelos viajantes como um ponto de partida para conhecer outros destinos de lá.

No entanto, é na capital que se pode ver mesmo a história local e sua cultura, com edifícios históricos, praças, museus, a antiga catedral e muito mais.

Em Honduras ainda é possível conhecer ruínas de templos da cultura Maia também, que já foram declarados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A verdade é que, apesar de sua fama, esse país esconde belezas naturais incríveis e uma cultura rica.

Portanto, se você está pensando em montar um roteiro que passe por Honduras, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse país incrível!

Quando ir

Assim como muitos países, Honduras tem uma época mais seca e uma outra época em que as chuvas são mais constantes.

No interior do país, mais precisamente nas regiões sul e oeste, as chivas ocorrem mais entre os meses de maio e novembro. O padrão são trombas d’água que duram cerca de 1 hora, sempre no fim da tarde.

Já na costa, que dica na região norte, a época de chuvas tende a começar um pouquinho mais tarde, entre os meses de setembro e outubro.

Sendo assim, fica mais simples viajar ao país durante a época de seca, especialmente para quem planeja fazer mergulho ou conhecer La Moskitia.

Sendo assim, os meses de fevereiro e março são ideais para conhecer Honduras.

O que fazer

Como já foi dito, Honduras é um país com paisagens deslumbrantes e lindas que conquista por suas belezas naturais.

O fato é que mesmo com seu passado mais conturbado, o país está crescendo e vem se destacando como um importante destino turístico.

Isso certamente não é à toa, afinal, tem praias banhadas pelo mar do Caribe, é dono do segundo maior recife de corais do mundo, além de ruínas maias, cachoeiras e muito mais.

Sendo assim, vamos ver uma dicas sobre o que fazer em Honduras:

  • Ilha de Útila
    ilha-de-utila

    Útila é uma ilha hondurenha do departamento de Islas de la Bahía.

Essa ilha é um verdadeiro paraíso tropical, muito popular entre os viajantes do país. O melhor de tudo é que é também um dos lugares mais baratos para quem quer aprender a mergulhar, sem falar que conta com belos corais e uma grande biodiversidade marinha.

  • Roatán
    Roatan

    Roatán é uma das ilhas das Honduras na Baía das Caraíbas.

A cerca de 30km de Útila, essa ilha não é tão barata quanto a anterior, mas certamente merece, ao menos, uma passadinha. A ilha é bastante desenvolvida e é ideal para quem busca contato com a natureza e um cenário paradisíaco, mas sem abrir mão de alguns confortos.

  • Cochinos
    Arquipelago-de-Cayos-Cochonos

    s situadas a 30 quilômetros a nordeste de La Ceiba, na costa norte de Honduras. Embora geograficamente separados, pertencem ao departamento das Ilhas da Baía e fazem parte do município de

Para quem procura destinos menos explorados pelo turismo vai adorar o arquipélago de Cochinos, que oferece paisagens exuberantes.

O local é cercado de ilhas e corais, que criam uma riquíssima reserva biológica marinha.

  • Parque Nacional Pico bonito
    Pico-Bonito-National-Park

    O Parque Nacional Pico Bonito é um parque nacional em Honduras.

Esse parque é excelente para quem quer explorar florestas e ainda aproveitar um belo banho de cachoeira. Ele se localiza na cadeia de montanhas conhecida como Nobre de Diós, com seu ponto mais alto tendo 2.400 metros de altitude.

  • Lago Yojoa
    Lago-Yojoa-passaros-raros

    O lago Yojoa ou lago de Yojoa é um lago das Honduras, na América Central.

Esse lago é uma importante parada para quem visita o país, considerado um verdadeiro paraíso para os amantes da vida selvagem. Por lá é possível observar pássaros raros, visto que conta com mais de 500 espécies de aves.

Onde ficar

Para quem vai para Honduras, fique sabendo que não faltam opções de hospedagem que vão desde as mais econômicas até resorts all incluive.

Por isso, o preço da hospedagem é algo que pode variar muito, de acordo com as suas escolhas.

A escolha também depende dos destinos que você pretende visitar. Muitos viajantes vão para ficar em um lugar, só, curtindo as mordomias à beira da praia enquanto outros vão para descobrir cada centímetro do lugar e explorar tudo.

Portanto, a dica é escolher os lugares, cidades e atrações que você deseja conhecer por lá e, então, pesquisar a hospedagem em suas variadas opções.

O que comer

Camarões-ao-Alho-comida-Hondurenha-tipica

Camarões-ao-Alho-comida-Hondurenha-tipica

Como não poderia ser diferente, Honduras também oferece uma rica culinária, com pratos que se parecem um tanto com os dois outros países da América Central.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre os pratos típicos locais para que você escolha o que comer em Honduras:

  • Sopa de caracol: essa sopa é feita com um caramujo, juntamente com leite de coco e legumes, sendo muito popular na costa. Ela também pode ser feita com camarões quando não se encontra o caramujo.
  • Montucas e pupusas: também chamados de “tamales” esse prato nada mais é do que bolinhos de milho com recheio de frango ou carne. O prato se parece com a pamonha brasileira, também sendo envolto em folha de bananeira e cozido.
  • Tortillas: um alimento bem básico no país, a maioria dos pratos locais vêm acompanhados com uma proção de tortillas, que podem ser de trigo ou de milho.
  • Carne assada: a carneada é como um evento que consiste em preparar uma quantidade grande de carne assada ou grelhada para muitas pessoas, animado com um muita música e bebida.
  • Yuca com chincharron: esse prato consiste em mandioca cozida e misturada com repolho. Ele é servido normalmente com pele de porco frita crocante.

Pontos Turísticos

Banhado pelo Golfo de Fonseca e pelo Mar do Caribe, Honduras é um país de natureza privilegiada, ainda pouco explorado pelos turistas. No entanto, isso não significa que o país não tenha seus belíssimos pontos turísticos, veja só:

  • Lago de Yojoa
    Lago-de-Yojoa

    O lago Yojoa ou lago de Yojoa é um lago das Honduras, na América Central.

Com mais de 16 km de comprimento e 5 km de largura, esse lago se localiza a mais de 630 metros acima do nível do mar, exatamente em uma depressão formada por atividade vulcânica.

Ele abriga uma grande biodiversidade e tem uma paisagem de tirar o fôlego, cercado de montanhas e parques nacionais.

  • Ilha de Guanaja
    Ilha-de-Guanaja

    Guanaja é também o nome da localidade principal da ilha. Guanaja foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1502.

Junto com Roatán, Utila e Barbareta, essa ilha é parte de um arquipélago, que abriga praias belíssimas e com muita biodiversidade.

Além disso, a ilha de Guanaja tem o segundo maior recife de corais do mundo, perdendo apenas para a grande Barreira de Corais da Austrália.

  • Ruínas de Copán
    Ruínas-de-Copán

    Este lugar é o maior sítio arqueológico do período clássico da civilização maia

Na fronteira com a Guatemala, essas ruínas fazem parte do Parque Arqueológico de Honduras, já declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Essas ruínas serviram de moradia para o povo Maia, que é considerado como o povo antigo mais inteligente do planeta.

  • Tegucigalpa
    Tegucigalpa

    Tegucigalpa é a capital e a maior cidade das Honduras. Tornou-se capital em 1880

A capital do país não poderia ficar de fora do roteiro para quem visita Honduras. Sem dúvidas, essa é a cidade que oferece mais segurança e também infraestrutura.

Ela fica localizada em um vale, mas é muito moderna e grande, com um centro histórico cheio de construções antigas, praças e parques que valem uma visita.

  • Trujillo
    Trujillo

    Trujillo é uma cidade de Honduras e capital do departamento de Colón.

Essa cidade ganha destaque por ser a primeira da America continental a ter recebido Cristóvão Colombo, ainda no ano de 1502. Portanto, essa é a cidade mais antiga de Honduras, considerada um importante porto da coroa espanhola.

Vida noturnaVida-noturna-em-Honduras

Ao visitar Honduras é possível contar com uma grande variedade de eventos culturais, bem como seu carnaval, que é celebrado em maio.

Além disso, o que não faltam são opções de bons restaurantes, bares e baladas para quem quer curtir a vida noturna no local.

Como é um país grande, as opções são bem variadas e tudo vai depender da cidade onde você vai estar. No entanto, nos principais destinos turísticos, certamente, você encontrará algumas opções de diversão à noite.

Dicas

Como já foi dito anteriormente, Honduras é considerado um dos países mais pobres das Américas, tendo um histórico de violência e insegurança, embora isso não seja mais tão presente por lá.

Claro que algumas cidades como Tegucigalpa ainda conservam uma taxa de mortalidade elevada, mas isso é causado basicamente pelas guerras do tráfico com a polícia.

No entanto, deixando alguns preconceitos de lado e seguindo algumas dicas simples, é possível ter uma ótima experiencia de turismo por lá, veja:

  • Moeda

A moeda oficial de Honduras é a lempira e o país tem pouquíssimas casas de câmbio. No entanto, a maioria dos bancos realiza a troca de dólares por uma cotação próxima da oficial.

O Euro também é aceito por lá, mas a perda é um pouco maior na conversão.

Nos locais mais turísticos é comum encontrar restaurantes que tenham preços já em dólares, facilitando tudo.

  • Água

Embora tenha muitas praias de águas cristalinas, em alguns locais não é indicado tomar água da torneira, visto que é considerada imprópria para consumo humano.

A boa notícia é que em alguns supermercados é possível encontrar saquinhos de água mineral por um valor bem acessível.

  • O povo

De uma forma geral, o povo hondurenho é bastante receptivo e gosta de ajudar, mas como não estão muito acostumados com o turismo ainda, é possível que façam bastante perguntas sobre sua origem e seu país.

No entanto, a empatia com brasileiros é quase imediata, sendo o futebol um ótimo ponto de partida para uma conversa.

  • Drogas

Não é raro ver as pessoas, incluindo locais e turistas, consumindo maconha ou cocaína nas festas, especialmente nas ilhas da baía.

Embora o consumo seja socialmente aceito, a recomendação é evitar para não se envolver em problemas com o tráfico local.

Já em outras regiões, a polícia não costuma fazer vista grossa e você pode até acabar sendo preso.

  • Segurança

Muito além de sua má fama, Honduras é considerado tão seguro quando qualquer outro país da América Latina. Portanto, tendo alguns cuidados bem básicos é possível que você não tenha problemas.

  • Imigração e trâmites

Pois bem, fique sabendo que para entrar em Honduras por terra é preciso pagar uma pequena taxa em dólares. Já a saída não precisa ser paga.

O turista irá receber um visto de 90 dias que vale para toda a zona CA-4, que inclui Nicarágua, El Salvador, Guatemala e Honduras.

Portanto, mesmo que seja preciso fazer o trâmite de imigração para passar de um país para o outro, o seu visto e o tempo de permanência não vão mudar.

  • Polícia

A polícia em Honduras tem a fama de ser bastante rígida, mas normalmente não causa problema com turistas. No entanto, já fique sabendo que não é raro ver a polícia parando ônibus nas estradas para revistar as pessoas. Não se preocupe, isso não será um problema se sua documentação estiver em ordem.

Fotos

Agora que já temos muitas informações sobre Honduras, nada melhor do que ver algumas fotos para entender melhor toda a beleza que esse destino pode oferecer.

Praias

Como já falamos aqui, Honduras é um país que tem uma costa banhada pelo Mar do Caribe, além de muitas belezas naturais, o que faz com que seja um excelente destino para quem quer sombra e água fresca.

Então, vamos conhecer quais são as principais praias de Honduras, embora já tenhamos falado sobre a maioria delas anteriormente:

  • Isla de la Baía
  • Roatán
  • Utila

A maioria dessas citadas acima são arquipélagos, que abrigam várias praias lindas, cheias de belezas naturais e atrações.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Honduras e tem dicas incríveis para montar os eu roteiro de viagem por lá!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply