Costa Rica Pontos Turísticos, dicas e Melhores Passeios

costa-rica

Costa Rica é um país na América Central de relevo acidentado e florestas tropicais, com litoral para o Caribe e o Pacífico

Faz alguns anos que a Costa Rica se tornou um destino até bastante comum para americanos e europeus. Isso porque esse é um país cheio de reservas naturais, lindíssima vegetação e ainda costuma ser mais seguro e mais barato para os estrangeiros do que visitar o Brasil.

Por lá é possível fazer as mais variadas atividades, desde relaxar em lindas praias até aventuras como tirolesa, arvorismo, trilhas, conhecer animais exóticos e banhar-se em cachoeiras.

Claro que todas essas atrações poderiam ser encontradas aqui no Brasil, por exemplo, mas por lá elas costumam ter um custo mais baixo e uma menor distância, visto que o país é bem menor.

Mais do que isso, por lá é possível curtir uma ótima viagem e ainda escapar da alta de moedas como dólar e euro.

Então podemos dizer que estamos praticamente em casa indo para a Costa Rica? Em parte, sim!

Por lá todo mundo é tão fã do arroz com feijão como os brasileiros. No entanto, a peculiaridade é que esse prato é comido no café da manhã, temperado com uma boa dose de coentro.

Brincadeiras à parte, a verdade é que a Costa Rica é um destino incrível e que esconde belezas únicas, com paisagens deslumbrantes e muitas opções de passeios incríveis.

Então, para saber um pouco mais sobre esse país, é só continuar lendo e descobrir tudo o que precisa para montar seu roteiro. Vamos lá?!

Quando ir

Sem dúvidas, a melhor época para ir aproveitar as belezas da Costa Rica é na temporada mais seca, ou seja, entre os meses de dezembro e abril.

No entanto, se a sua ideia é justamente ir entre os meses de dezembro e fevereiro, é bom se programar e fazer as reservas de alojamento antecipadamente, visto que essa é a altíssima temporada por lá.

Vale lembrar, porém, que o mês de julho também pode ser considerado uma alta temporada no país visto que é a época ideal para quem vem dos EUA, Europa e também do Canadá.

Já a temporada de chuvas ocorre entre os meses de maio e novembro. No entanto isso não significa que não seja uma boa época para visitar a Costa Rica, visto que favorece mais as atividades ao ar livre e ainda torna a viagem mais barata.

Como chegar

Para quem não sabe, a Costa Rica é um interessante destino do ponto de vista da ecologia, visto que eles promovem um turismo sustentável, com foco no equilíbrio entre o desenvolvimento ambientar e o econômico.

No entanto, é preciso ressaltar que não existem voos diretos do Brasil para lá, mas existem variadas opções de trajetos que fazem algumas paradas em países latino-americanos, tais como Bogotá, Lima, México e outras.

O tempo de viagem pode variar bastante de acordo com a quantidade de escalas e conexões que serão necessárias, porém o mínimo de tempo que vai levar para você chegara até lá é 9 horas.

Para quem já está em alguma localidade da América Central, o meio mais simples de chegar é pelo Arquipélago de Bocas del Toro.

Indo por lá, a entrada à costa rica vai acontecer por barco e depois será necessário pegar um ônibus ou van, chegando até a capital em poucas horas.

O que fazer

Guanacaste

Guanacaste é uma província da Costa Rica, sua capital é a cidade de Liberia. Tem 10 141 km² e mais de 380 mil habitantes, segundo censo de 2018.

Como já foi dito, a Costa Rica é um país verdadeiramente deslumbrante quando falamos em belezas naturais, reunindo diversos cenários para uma diversão completa.

Por lá, é possível visitar cachoeiras, rios, grandes parques nacionais, praias enormes cheias de palmeiras e muito mais.

Então vamos ver o que fazer quando for visitar a Costa Rica:

  • Vulcões Poás

Esse vulcão se localiza em alajuela, que é uma cidade da região metropolitana de San Jose. Ele possui cerda de 2.700 metros de altura e mais 1320 de largura, sendo uma atração do local.

Chegar ao parque é algo simples, até mesmo para quem tem mobilidade reduzida.

Por lá, existem 3 trilhas que os visitantes podem fazer e uma delas levará até a principal cratera do vulcão. A segunda trilha leva à Laguna Botos e a terceira possibilita observar a floresta tropical.

  • Parque Manuel Antonio

Esse local não recebe tantos turistas como o dos vulcões, mas é muito encantador. Ele se localiza na costa do Pacífico e tem uma reserva de floresta à beira mar.

Por lá também é possível fazer trilhas e desfrutar da natureza, inclusive chegando a uma linda cachoeira.

  • Vulcão Arenal

Esse vulcão fica na cidade de La Fortuna e perde apenas para o Poás em popularidade. A diferença entre eles é que não é possível chegar perto da cratera do Arenal porque ele ainda é ativo.

  • Cachoeira La Fortuna

Essa cachoeira tem 70 metros de altura e fica na cidade de mesmo nome. A chegada ao parque é simples e pode ser feita até mesmo a pé, se você tiver fôlego suficiente, visto que ele fica a 5 km do centro.

  • Praia de Punta Uva

A Costa Rica não tem praias banhadas pelo mar do Caribe como alguns de seus vizinhos, mas isso não significa que não são belas. Essa praia fica na cidade de Puerto Viejo, bem perto da divisa com o Panamá e é cheia de pousadas para quem quer descanso.

  • Parque Nacional Cahuita

Nessa reserva natural à beira da praia é possível encontrar um grande manguezal, cercado de praias por todos os lados, que são ideais para a prática de snorkel.

Onde ficar

Playa-Herradura

Playa Herradura é uma cidade costeira na região do Pacífico Central da Costa Rica.

Em 2012, a Costa Rica ganhou o título de país mais feliz da Costa Rica e não tarda muito para que os visitantes entendam o porquê disso.

Sem dúvidas, você também vai ficar muito feliz por lá, especialmente quando souber que as opções de hospedagem são muitas e bem variadas, não importa qual seja seu objetivo de viagem.

Antão, antes de saber onde ficar, é importante que você decida se prefere praia ou cidade, ou campo, ou ficar perto do oceano, ou ficar em uma pequena vila… ufa!

Pois é, são muitos destinos possíveis em um só país.

Então, fique sabendo que se o seu objetivo é poder desfrutar de uma grande variedade de atividades radicais, Puntarenas é um bom lugar para se hospedar.

Se você está buscando uma experiencia mais fora do padrão, ficar em La Fortuna de San Carlos é ótimo para explorar um vulcão ativo.

Já em San José, a capital da Costa Rica, é possível descobrir muito mais sobre a cultura do país através de sua herança arquitetônica. Pertinho da capital temos Limón, de onde é possível alternar aventura e descanso no mesmo lugar, com cenários naturais intocados.

O que comer

comidas-tipicas-galo-pinto

Galo Pinto

Não existe nada melhor para conhecer a cultura de um país do que mergulhar na sua culinária e saborear seus pratos típicos.

Pois bem, a primeira coisa que precisa ser dita é que a culinária na Costa Rica traz pratos bem simples e mais caseiros, tendo como base verduras, banana, feijão, arroz e milho, acompanhados de carnes vermelhas, frango ou peixe.

No café da manhã, costuma-se comer o gallo pinto, que nada mais é do que a mistura de arroz com feijão que sobraram do dia anterior, acompanhados com ovos, molhos e tortillas de milho. Claro, não podemos esquecer do coentro!

Vale lembrar que a Costa Rica tem origens indígenas e isso se expressa na sua culinária, sendo o principal carboidrato o milho.

A “choreada” também é um prato bastante comum, feito com farinha de milho e, comumente, servido com natas, parecido com uma panqueca.

Também não deixe de provar o café local, conhecido por sua qualidade e grande variedade.

Costa Rica Pontos Turísticos

O que não faltam são opções de diversões e turismo para que os viajantes possam aproveitar todas as belezas que esse lugar pode oferecer, que não são poucas, veja só:

  • Parque nacional Vulcão Tenório – Guanacaste
    Guanacaste

    Guanacaste é uma província da Costa Rica, sua capital é a cidade de Liberia. Tem 10 141 km² e mais de 380 mil habitantes, segundo censo de 2018.

Localizado numa bela cordilheira de vulcões está rodeado de uma vasta fauna e flora, uma grande biodiversidade que merece várias horas de contemplação.

Quem visitar esse parque poderá se deslumbrar com a diversidade da flora e da fauna, sendo possível ver macacos brancos, tamanduás, antas, pumas, queixadas e uma grande variedade de pássaros.

Mais do que isso, o que atrai mesmo os turistas são os banhos em águas termais e as trilhas incríveis que o parque oferece. O parque oferece uma excelente infraestutura com banheiros, água potável e estacionamento.

  • Ilha Herradura – Pacífico Central
    Playa-Herradura

    Playa Herradura é uma cidade costeira na região do Pacífico Central da Costa Rica.

Essa ilha é ideal para a prática de mergulho, visto que há uma grande diversidade marinha na região. No entanto, também é possível conhecer o farol que fica no cume superior da floresta.

  • Teatro Nacional – Vale Central
    Teatro-Nacional-Vale-Central

    O Teatro Nacional de Costa Rica é o principal Teatro da Costa Rica.

Com incríveis obras de artistas italianos, o Teatro Nacional já possui mais de 100 anos e seu estado de conservação é excelente. Um grande orgulho para os costa riquenhos, o teatro oferece atividades culturais, políticas e artísticas.

  • Museu Nacional – Vale Central
    Museu-Nacional

    O Museu Nacional da Costa Rica é o museu nacional da Costa Rica, localizado na capital de San José.

O Museu Nacional fica na antiga sede do exército do país desde 1949, quando o mesmo foi abolido. Vale ressaltar que a Costa rica possui mais de 100 anos de democracia, este é mesmo um fato curioso nessa região.

O principal objetivo desse museu é ser referência para estudos, exposição e conservação da fauna local.

  • Parque Nacional de Tortuguero
    Parque-Nacional-de-Tortuguero-Animais

    Tortuguero, Costa Rica, que pode ser traduzido como Terra das Tartaruga

O Parque nacional de Tortuguero é um dos principais parques da Costa Rica, é um dos principais pontos de desova de tartarugas Marinhas, além disso possui uma rica e variada flora e fauna.

Nesse lindo parque é possível fazer passeios de barco, caiaques, canoas e desfrutar da calmaria local em uma paisagem exuberante.

Vida noturnaO-que-fazer-de-noite-na-Costa-rica

Assim como em qualquer país que seja minimamente desenvolvido, a Costa Rica oferece uma grande variedade de opções para quem quer aproveitar o país depois que o sol se põe, especialmente na capital.

Por lá é possível encontrar uma boa variedade de restaurantes, desde os mais simples até os mais badalados, com o também bares, pubs e baladas para dançar.

Tudo isso pode ser facilmente encontrado nas principais cidades turísticas de lá.

Não é nenhum segredo que o ritimo caribenho é bem sensual, isso é refletido na dança, na música e nas pessoas obviamente, as mulheres são muito sensuais. A Cultura musica é bem forte na Costa Rica e temos algumas bandas famosas como: Malpaís, Mekatelyu, Cocofunka, Ojos de Buey, Passiflora, Los Ajentos, Escats, Gabriela Ximenes, Chavela Vargas, Gandhi, Sonámbulo, Patterns

Então vá preparado para poder aproveitar bem os bares e a dança local, mas cuidado alguns locais em San José podem ser meio barra pesada.

Dicas

Certos países do mundo aprecem ter sido criados especialmente para o turismo, visto que oferecem belezas e muitas experiencias para quem deseja conhecê-los.

No entanto, estamos falando de uma cultura, hábitos, moeda, idioma e muitos outros detalhes que são diferentes.

Dessa forma, nada melhor do que contar com algumas dicas incríveis para que sua experiencia possa ser a melhor possível. Então, veja só:

  • Que moeda levar?

A Costa Rica é um dos países mais caros da América Central e se você está vindo da Guatemala, por exemplo, pode se assustar um pouco no câmbio.

A moeda local é o Colón e grande parte dos comércios turísticos aceita dólares como pagamento, incluindo supermercados grandes.

A dica para não perder dinheiro por lá é já levar tudo em dólares mesmo ou deixar para sacar lá, pagando as taxas do seu banco.

  • Ticos e pura vida

Algumas expressões usadas na Costa Rica são muito únicas, podendo confundir um pouco o visitante.

A expressão “ticos” serve para definir os costa riquenhos, ou seja, quem nasce no país.

Já “pura vida” é uma expressão bastante comum em outdoors, nomes de restaurantes, hotéis e outros. O fato é que não existe uma tradução literal que defina o significado da expressão.

No entanto, ela quer dizer alegria, bem viver, beleza, satisfação e por aí vai.

  • Segurança

Embora o sistema de transporte seja bem ruim, nem sempre é uma boa ideia alugar um carro por lá, visto que a segurança não é tão efetiva no país.

Sendo assim, não é incomum que os turistas acabem sendo alvo de furtos e também roubos por lá.

Isso só torna mais essencial o uso de Seguro viagem, por isso não deixe de verificar nosso desconto de 20%

  • Evite fazer tours

Claro, nada contra se você quiser fazer um tour, mas a verdade é que eles são bem caros e dificilmente valem o preço que se paga. Um tour até o vulcão Arenal pode custar mais de US$ 65 enquanto um taxi direto para lá não vai passar dos US$ 20.

Portanto, na maioria das vezes, vale a pena pesquisar um pouquinho mais e fazer tudo por conta própria mesmo.

Transportes

Se você chegou de avião e quer sair do Aeroporto Internacional Juan Santamaría, que fica em Alajuela, e ir até San José, fique sabendo que será possível encontrar muitos taxis na saída de desembarque.

No entanto, uma simples corrida até o centro pode sair bem cara! Então, para economizar uma boa alternativa é se hospedar em Alejuela mesmo, visto que as principais atrações turísticas estão por lá.

Outra alternativa é ir até a avenida em frene ao aeroporto, dobrar a direita e pegar um ônibus que passa com frequência em direção à capital.

Por outro lado, o transporte pelo país na Costa Rica é conhecido por ser uma verdadeira bagunça. Imagine que somente em San José existem 5 rodoviárias!

Mais do que isso, a compra de passagens pela internet não tem muitos horários para transporte intermunicipal e os veículos trafegam em condições bastante precárias.

Uma boa alternativa, no entanto, pode ser alugar um carro, embora não seja impossível fazer tudo de ônibus mesmo, desde que você tenha tempo para as muitas paradas do trajeto.

Fotos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Costa Rica, veja algumas fotos das belezas locais:

Praias

Sim, como já dissemos, a Costa Rica é um excelente destino que conta com mais de 300 praias. Agora, veja as 6 principais praias desse incrível país:

  1. Playa Santa Teresa, Puntarenas
  2. Playa Naranjo, Guanacaste
  3. Parque Nacional Manuel Antonio, Puntarenas
  4. Playa Avellana, Guanacaste
  5. Ilhas Catalina
  6. Puerto Viejo, Limón

Pronto, agora você já conhece um pouco mais sobre a Costa Rica, seus destinos e tudo que esse incrível país pode oferecer para você!

Seguro Viagem:

Aproveite e adquira com 20% de desconto nosso seguro viagem, utilize nosso cupom com nosso código e receba seu desconto na hora. Viajar com seguro é uma pratica importantíssima, além de ser obrigatório em muitos países.

QUERO MEU DESCONTO AGORA

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply