Cracóvia é uma cidade localizada no sul da Polônia. É a segunda maior cidade do país (tem pouco mais de 800 mil habitantes) e também uma das mais antigas. Apesar de ser cercada por castelos e igrejas, é uma cidade com muitos jovens e com ótimas opções de bares e restaurantes para turistas e moradores aproveitarem a noite. A cidade está localizada perto da fronteira com a República Tcheca.
Devido ao fato de grande parte da cidade ser plana, é possível se locomover através de bicicletas. Porém dentro da parte histórica, é melhor fazer tudo a pé. Caso você deseje ir para regiões mais afastadas, Cracóvia também tem ônibus, metrô e trem.
Conteudo
7 Lugares para conhecer em Cracóvia
1. Castelo Wavel e centro histórico
No complexo Wavel estão localizados o castelo a catedral. Reserve pelo menos metade do seu dia para visitar esse espaço.
Na catedral, estão enterrados importantes monarcas poloneses e líderes religiosos.
Já na área do palácio, é possível ver muita sofisticação e um ambiente extremamente bem decorado. Só é possível visitar o palácio através de tours e você deve ter horário marcado.
2. Auschwitz
Os campos de Auschwitz ficam a cerca de 75 km da cidade. Você pode fazer esse trajeto a pé, de três ou ônibus. É de fato um lugar muito impactante, a história desse lugar é marcada por um passado triste e cruel.
Você pode escolher fazer a visita através de uma tour guiada, para ter um guia e explicar tudo o que vai ser visto no lugar. O guia também irá explicar importantes fatos históricos.
3. Basílica de Santa Maria
Localizada na praça do Mercado Principal, a Basílica é uma obra construída no século 14. Dentro do lugar é possível ver movéis revestidos de ouro com mais de 500 anos de idade. Suas torres são assimétricas e a estrutura é de tijolo. O teto da igreja é estrelado.
A igreja tem duas torres que possuem diferentes alturas. No passado, a torre mais alta funcionava para informar sobre a abertura e fechamento dos portões de Cracóvia, além de ataques de tropas inimigas e incêndios.
4. Podgorze – o bairro judeu de Cracóvia
Esse lugar fica muito perto do castelo de Wavel. O bairro tem uma história muito triste, já que foi criado pelo regime nazista. O objetivo deles eram mandar os judeus para o bairro (que era um gueto) e assim tirar os judeus do centro de bairros mais nobres da cidade.
Como eles estavam no gueto, as chances de serem presos pelos nazistas e serem levados ao campo de Auschwitz eram enormes. O bairro ainda concentra a comunidade judaica da cidade. As maiores sinagogas de Cracóvia estão localizadas aqui, além restaurantes e lojas judaicas.
5. Minas de sal de Wieliczka
Foi declarado como patrimônio da humanidade nos anos 70, pela Unesco, mas suas atividades começaram no século 13. Dentro do lugar, é possível ver túneis, galerias e imensas capelas que somam mais de 300km de comprimento.
As minas de sal de Wieliczka são conhecidas como ‘’Catedral Subterrânea da Polonia’’. Os espaços são amplos e você mal vai perceber que está debaixo da terra. O lugar fica na verdade, na cidade de Wieliczka, mas é muito perto de Cracóvia e de fácil acesso.
Mais de um milhão de pessoas visitam a mina de sal todos os anos. Possui grande infraestrutura (há até mesmo lojas dentro do espaço). A visita no lugar é feita com a ajuda de um guia e em grupos.
6. St. Florian’s Gate
É uma torre de pedras construída no século 14, que fez parte do complexo da cidade fortificada. O St. Florian’s Gate é um portal de acesso a cidade velha e está perto de diversas outras atrações turísticas.
O lugar foi construído para proteger a cidade de ataques dos turcos, que eram comuns na época. O portal tem um estilo gótico e lembra muito os tempos medievais.
7. Planty Park
O parque fica ao redor da cidade velha. Há diversos jardins que compõe o parque e também há diversas estátuas e canteiros. Caso você visite a cidade no verão ou começo do outuno, aproveite a oportunidade para realizar piqueniques ou realizar caminhadas.
Melhores restaurantes para comer
Opções baratas:
1.Szynk
Nesse restaurante é possível comer comida barata de e de qualidade. Os pratos servidos são da gastronomia local. É possível comer o famoso Pierogi, um pastel cozido originário da Polônia. Também há boas opções de vinho e vodka para os amantes de bebidas.
2. Vegab
Opção vegana em Cracóvia. O prato mais conhecido é o beirute com mussarela vegana. Também conta com opções de sobremesa que agradam todos os bolsos.
Restaurantes com preços de valor médio:
3. Ariel
Localizado no bairro judeu, oferece comidas tipícas da comunidade judaica. Possui decoração bem típica e ótima carta de vinhos. Os pratos seguem a dieta Kosher (pratos que obedecem à lei judaica). A arquitetura do restaurante é bem característica e é harmonizada com os edfiícios próximos.
Pratos mais populares da comida judaica: Tabule de Kashe e Klops (bolo de carne).
4. Sakana Sushi and Sticks
Para quem já experimentou comidas típicas da região e quer experimentar gastronomias de outros países. O Sakana é um restaurante de comida japonesa em Cracóvia. Embora tenha alguns pratos mais caros, é possível fazer uma refeição nesse lugar sem gastar muito. É considerado por muitos o melhor restaurante de comida japonesa da cidade.
Opções mais caras:
5. Pod Aniotami
Mais um restaurante típico da gastronômia polonesa, porém mais sofisticado. Funciona em um edifício construído no século 18. Uma dica é pedir o menu degustação, que irá servir uma pequena variedade de comidas polonesas.
6. Szara Ges
Fica junto a praça do mercado. Um pouco mais caro se comparado aos outros restaurantes da lista, mas a qualidade compensa. Funciona em uma antiga livraria e um dos pratos mais conhecidos é a famosa sopa de cogumelo (muito semelhante a um Capuccino).
Possui uma vista privilegiada da cidade, da qual você pode desfrutar olhando pelas altas janelas do restaurante.