O que fazer em Catmandu

o-que-fazer-em-catmandu

Para quem não sabe o que fazer em Catmandú, ela é a capital do Nepal, sendo também a maior cidade desse país. Ela está situada a mais de 1400 metros de altitude em um vale e fica circundada por montanhas.

A fundação de Catmandu já data de mais de 2 mil anos e ela já foi uma, de um total de 3, cidades reais do Nepal, juntamente com Patan e Bhaktapur.

Catmandu é um lugar peculiar, que parece estar em ruínas, especialmente depois do último terremoto que aconteceu em 2015. No entanto, isso não significa que esse destino não tenha muitos encantos e grandes atrações para oferecer.

Então, se você está interessado, continue lendo e descubra tudo o que fazer em Catmandu. Vamos lá?!

Quando ir

quando-ir-adultos-de-casaco-na-floresta

Embora seja pequeno, o Nepal tem uma grande variedade de climas, por causa das diferenças de altitude que há entre suas regiões. O inverno por lá acontece entre janeiro e março e faz bastante frio, inclusive com a possibilidade de neve.

Já entre os meses de abril a junho, as temperaturas ficam mais agradáveis e o tempo mais firme até que, em junho, temos o mês mais quente de todos, com temperaturas que passam dos 40°C.

Essa também é a época mais seca do ano, sendo ideal para quem considera a possibilidade de subir o Everest.

Vale lembrar ainda que em julho tem início a época das monções, com ventos fortes e chuvas intensas. Esse também é um período pouco aconselhável e considerado baixa temporada.

Em outubro o tempo começa a melhorar, as chuvas vão parando e os ventos já não estão mais presentes. Os dias são claros e frio vai chegando, sendo uma ótima época para conhecer o destino.

Essa também é a melhor época para fazer trilhas e rafting, pois os rios estarão mais cheios por causa das chuvas que passaram.

Como chegar

O principal aeroporto do Nepal é o Tribhuvan International Airport e ele fica em Catmandu. Essa é uma das melhores opções para chegar a esse destino, embora seja possível chegar também por terra se você estiver na Índia.

No entanto, fique sabendo que, saindo do Brasil, você terá que, obrigatoriamente, fazer uma escala, que pode ser na Índia, Qatar ou Emirados Árabes, dependendo da companhia aérea escolhida.

O que fazer em Catmandu?

Como já dissemos, Catmandu é um destino incrível e encantador, com uma história milenar e muita cultura. Embora a cidade pareça estar em ruínas, as coisas por lá ficam assim mesmo e não os impede de ser um povo alegre.

Então, vamos conhecer quais são as principais atrações e pontos turísticos de Catmandu:

  • Boudhanath

O Stupa Boudhanath é um dos monumentos buditas mais importantes da cidade e é um Patrimônio Mundial da Unesco desde 1979. Já o Boudhanath é o tempo tibetano mais sagrado fora do território do Tibet, além de ser uma das maiores stupas semiesféricas do mundo.

Boudhanath

  • Amida Buddha Park

Se você ama lugares coloridos e ornamentados, certamente vai amar esse lugar, que fica aos pés de uma enorme colina no Templo dos Macacos, Swayambhunath.

Amida-Buddha-Park

  • Monkey Temple

Esse templo é um complexo religioso hindu e budista, que fica a noroeste de Catmandu. Por ficar no topo de uma colina, o lugar oferece uma vista panorâmica incrível do vale.

Monkey-Temple

  • Kathmandu Durbar Square

Antes de ocorrer a unificação do Nepal, o país era dividido em pequenos reinos e três dos reis desse período competiam entre si para ver quem construía a mais bela praça.

Atualmente, as Praças de Dubar representam o que restou desses reinos antigos.

  • Patan Durbar Square

Situada na cidade de Lalitpur, está essa atração, que é outra belíssima praça da região. Lá também é um ótimo lugar para comprar souvenirs, roupas e até mochilas, pois se encontram os melhores preços.

Patan-Durbar-Square

  • Pashupatinath

Esse é um templo dedicado ao deus Shiva, sendo um dos quatro locais religiosos de maior importante na Ásia entre os adoradores deste deus.

Ele foi construído ainda no século V, sendo o maior complexo de templos do país, estendendo-se aos dois lados do Rio Bagmati.

Pashupatinath

  • A Thamel

O centro do caos, dos turistas de todo o mundo e também dos mochileiros, Thamel é uma rua e um centro comercial que ficam no coração da cidade.

Pro lá é possível encontrar restaurantes, bares, agências de turismo e também muitas lojas de material esportivo.

A-Thamel

Onde ficar

Catmandu é um lugar incrível, cheio de cultura e com uma história milenar, rodeada por belíssimas montanhas.

De uma forma geral, podemos dizer que a infraestrutura do país todo é um tanto precária, mas isso é compensando por suas belezas.

No entanto, por ser a maior cidade do Nepal, é preciso cuidar para escolher corretamente o melhor lugar para se hospedar por lá. Um dos motivos é a localização, que deverá facilitar o seu deslocamento na cidade e o outro é que alguns bairros não são muito recomendados para turistas.

Saiba que a hospedagem em Catmandu é muito barata, tanto para os mochileiros quanto para os mais exigentes, sendo um sonho ficar bem hospedado gastando tão pouco.

Thamel é, sem dúvidas, a melhor região para se hospedar, com hotéis para todos os gostos. Lá você terá restaurantes, feirinhas, lojas, agencias de viagens e um cenário típico, com tudo o que você possa precisar.

Boudhanath é outra região boa para se hospedar, mas fica a cerca de 11 km da área central.

O local tem bons restaurantes, variadas opções de hospedagem e atrações próximas, o que pode ser uma grande vantagem.

O que comer

Sem dúvidas, Catmandu é um país que pode ser recordado por suas belezas naturais, história, cultura e, claro, pela gastronomia. Isso porque o tempero do lugar conquista a todos que o experimentam.

momo-o-que-comer-no-Nepal

Então, vamos ver alguns prato que você deve provar quando estiver em Catmandu:

  • Frango com curry: o curry é muito conhecido na Ásia, sendo a base do sabor de muitos pratos deliciosos nesse continente. Embora seja um prato de frango com curry, cada lugar te seu segredo para dar um sabor especial.
  • Momo: o momo é um prato delicioso, que consiste em uma massinha fininha recheada com vegetais ou carne, enrolada formando uma bolinha.
  • Iogurte Artesanal: uma unanimidade no país é o delicioso iogurte artesanal, servido comumente em barraquinhas de rua.

Vida noturna

Movie-Garden-no-Nepal-uma-opção-de-vida-noturna

Você lembra que falamos que a região de Thamel era ótima para se hospedar? Pois bem, fique sabendo que é essas a região que também oferece boas opções de vida noturna.

Por lá você vai encontrar restaurantes, bares, restaurantes e locais com música. No entanto, embora seja um loca de vida noturna agitada, a diversão costuma não ir até muito tarde.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que fazer em Catmandu, suas peculiaridades e como aproveitar ao máximo essa belíssima cidade do Nepal. Aproveite as dicas e boa viagem!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply