logo-itinereo-195x50

Via Ápia a estrada romana mais famosa- Saiba tudo sobre ela

Imagem da Via Apia com relva e arvores bem verdes

Para você que está pensando em viajar para a Roma saiba que em sua lista de lugares para conhecer não pode faltar a Via Ápia a estrada romana mais famosa. Isso mesmo!

Você sabia que essa estrada é a mais antiga de Roma, ela liga todos os territórios do império romano. As obras da estrada começaram em 312 a.C., quando Appio Claudio criou a estrada ela era ligada apenas a uma cidade pequena dos arredores de Roma.

Mas não satisfeito ele ligou a estrada na avenida Cápua e em seguida, estendeu para a Brindisi que é uma das principais cidades de Roma.

Ficou curioso? Para saber mais sobre a Via Ápia a estrada romana mais famosa continua conosco.

Via Ápia a estrada romana mais famosa e antiga de todos os tempos

Conjunto de imagens motrando ruinas da Via Apia

Primeiramente, se formos considerar essa estrada foi construída séculos antes de Cristo, muito tempo em?

Por isso, a Via Ápia a estrada romana mais famosa devido possuir uma engenharia civil mais antiga do mundo. Além disso, devido à construção da estrada muitas cidades que ficavam ao redor da estrada, foram beneficiadas.

Tendo acesso as outras cidades com mais facilidade devido à estrada ligar a várias outras cidades de Roma. Naquela época a Via Ápia a estrada romana foi de grande ajuda para o exército romano.

Dessa forma, eles podiam circular com mais facilidade tendo maior rapidez de uma cidade para a outra. No entanto, a Via Ápia a estrada romana mais famosa de Roma, teve um incidente não tão agradável de se lembrar.

Mas, em 71 a.C. houve uma rebelião feita por um prisioneiro chamado Espartaco organizou uma essa rebelião com 600 escravos.

Contudo, os rebeldes foram mortos e tiveram seus corpos crucificados na estrada Via Ápia Antiga. Esse ato realizado foi para mostrar que quem desafiasse a força política teria o mesmo fim. Aterrorizante não é mesmo? Imagina a cena de horrores que não foi ver todos os corpos expostos.

Lugares a visitar na Via Ápia a estrada antiga de Roma

Agora, veja os lugares para você visitar na Via Ápia a estrada romana mais famosa que preparamos para você. Dessa forma, você ficara com muita vontade de ir conhecer. Confira!

Do que foi construída a Via Ápia?

Bom, a Via Ápia foi construída de concreto à prova d’água, onde esse concreto foi feito de cinzas vulcânicas e de pedras basalto. Dessa forma, depois de 2,5 mil anos as pedras continuam intactas.

Porta de são Sebastião

Para você que está turistando ou pretende ir à Roma, uma das opções de começar essa jornada é indo conhecer a porta de são Sebastião.

Além disso, a porta de são Sebastião é considerada a maior porta das Muralhas Aureliana, e está bem conservada apesar do tempo.

A muralha foi criada no século III d.C. com o intuito de proteger a Roma das invasões barbáricas. Mas, o nome original da muralha é Porta Ápia.

Isso porque a Via Ápia passa por dentro da muralha, no entanto, o nome foi trocado em homenagem à Brasílica e as Catacumbas de São Sebastião.

Caso, pretenda ir conhecer você pode visitar o Museu das Muralhas, ele é totalmente gratuito. Tenha certeza de que terá uma experiência incrível ao visitar o museu.

Pois, quando você chega no primeiro andar além das explicações sobre a história do lugar, você poderá caminhar pelos arcos das Muralhas de São Sebastião.

Dessa forma, poderá percorrer o caminho que os soldados de Roma faziam para defender sua cidade.

Igreja do "Domine Quo Vadis" mais antiga de Roma

Igreja do "Domine Quo Vadis" mais antiga de Roma

Essa igreja é a mais antiga de Roma, mesmo tendo sido construída na época renascentista. Mas o que poucos sabem é que ela está localizada em um lugar que ocorreu um evento não tão comum.

Além disso, segundo o evangelho, o apostolo Pedro estava em Roma durante o período em que ele sofria perseguições por ser cristão, isso ocorreu no tempo que o imperador Nero governava.

Em suas escritas feitas pelo Leucio Carino séculos depois de Cristo, mencionaram que Pedro teria tido um sonho ou visão de Jesus onde perguntava sobre a igreja. Onde ele obteve a resposta que Jesus falava que voltaria a Roma para ser sacrificado.

Devido a esse sonho Pedro permaneceu em Roma pregando a palavra. Pois, bem! No lugar onde ocorreu o sonho foi construído um lugar onde as pessoas realizam culto e possui um mármore com as marcas de pés que representa os pés de Cristo. Interessante!

Mausoléu da Cecilia Metella

Ruinas do Mausoléu da Cecilia Metella

Um dos lugares que não pode faltar ao ir à Roma, é visitar as ruínas do mausoléu de Cecilia Metella. Isso mesmo! O local é incrível e cheio de histórias da época de quando foi construído.

A construção teve início entre os anos de 30 e 10 a.C. ao decorrer dos tempos o mausoléu deu origem a um castelo super fortificado. Isso ocorreu duas vezes a primeira na idade média e a segunda no século XIV.

Vila de Maxêncio e Circo

Mulher dança Ballte e ao funco temos Vila de Maxêncio e Circo

Outro ponto turístico é o Circo de Maxêncio, esse espaço teve como objetivo realizar grandes atrações de circos, onde a inauguração realizou-se em 311 d.C.

Além disso, o circo possuía uma arena onde tinham corridas de bigas. Sendo assim, esse ponto torna-se uma opção para colocar em sua lista de onde ir em Roma.

As Catacumbas da Via Ápia Antiga

Crânios antigos sobrepostos formam a parede dAs Catacumbas da Via Ápia Antiga

Não é à toa que a Via Ápia a estrada romana mais famosa, ela possui diversos pontos incríveis que fica difícil saber qual deles é o mais belo certo?

Porém, na Via Ápia, possui três catacumbas, elas são: as catacumbas de São Calixto, Domitila e São Sebastião.

Dessa forma, a catacumba de São Calixto, torna-se a mais cativante, pois devido aos seus labirintos subterrâneos deixa qualquer um com vontade de conhecer o local todo.

Além disso, ela possui mais de 20 metros de profundidade, muita coisa para ver em! Por fim, ela possui uma estimativa de obter 500.000 sepulturas.

Agora, vamos falar das catacumbas de São Sebastião, como diz a história o arqueiro converteu-se ao cristianismo onde morreu a mando do imperador Diocleciano.

Onde ele foi decapitado e enterrado ali, entre ele diz que foi enterrado mais dois santos mártires. Sendo eles o São Pedro e São Paulo.

Lembrando que nela possui mais 16 papas sepultados, a catacumba possui 12 quilômetros de túneis subterrâneos. Esse sim, é um local que possui muitas histórias como as que citamos acima.

Por último e não menos importante, temos a catacumbas de Domitila, essa não é tão famosa quanto as outras que mencionamos. Talvez seja devido à entrada das catacumbas que é pela Vi delle Sette Chiese.

Dessa forma, ela fica escondida ao contrário das outras duas catacumbas. Mas ela também possui suas peculiaridades.

As catacumbas de Domilita também possui basílica mais são semi-subterrânea que são dedicadas aos mártires Achilleo e Nereo.

Sem contar na Santa Petronília que era filha de São Pedro, ela possui subterrâneos profundos que são um pouco mais de 17 quilômetros e possui 150.000 sepulturas.

Parque dos Aquedutos na Via Ápia

Imagem de aqueduto se perde no horizonte e com campos verde a frente

Agora, vamos falar de uma beleza que deve ser contemplada por todos que vão à Roma. Isso mesmo! Estou falando do parque da Ápia Antiga.

Dessa forma, ao ir ao parque você poderá aproveitar a beleza dos antigos aquedutos romanos.

Além disso, poderá aproveitar a beleza dos aquedutos papais. Que foram construídos em homenagem ao Papa Sisto V. Vale a pena conferir!

Por fim, como pode ver, a Via Ápia a estrada romana mais famosa possui diversos pontos que valem muito a pena ir conhecer.

Dessa forma, tenha certeza de ir em todos os lugares sem perder nenhum ponto turístico de Roma. Deixe nos comentários de você gostou do nosso conteúdo e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram