Viajar é algo que enriquece a alma e possibilita aumentar nossa bagagem cultural. A África, por exemplo, é um destino que está cada vez mais sendo procurado pelos turistas brasileiros, especialmente a África do Sul.
O local oferece uma paisagem muito rica, com praias deslumbrantes que se dividem entre os Oceanos Índico e Atlântico.
Mais do que isso, o país tem uma cultura muito rica e peculiar, uma rica gastronomia e os famosos safaris, que chamam atenção de que vai para lá.
O que muita gente não imagina é que a África também pode ser um ótimo destino para conhecer vinícolas e praticar esportes radicais, além de ter um preço muito acessível até mesmo quando o dólar está em alta.
O que muitos também não imaginam é que, partindo de São Paulo com destino a Gana, fazendo conexão porque não existem voos diretos, a viagem pode durar cerca de 24 horas.
No entanto, se o seu sonho é viajar e conhecer a África, não deixe isso abalar você, afinal, as belezas do local compensam essa pequena desvantagem.
Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre a África, continue lendo e descubra mais detalhes sobre esse assunto. Vamos lá?!
Conteudo
Quando ir África
A África é um continente muito grande e os destinos mais turísticos ficam na parte chamada de África do Sul. Por isso é que vamos conhecer um pouco melhor sobre a melhor época para ir para lá.
Pois bem, de dezembro a janeiro é o verão na África e faz bastante calor em algumas regiões.
Até mesmo em dias mais chuvosos, a temperatura pode chegar a 35°C na região nordeste e central.
Já nas regiões sudeste e sul, o clima mediterrâneo provoca menos chuvas no verão. Além disso, os dias são ensolarados e longos, ótimos para conhecer o lado natural da região.
Se a ideia é mergulhar, essa já não é a melhor época. Isso porque são os meses de abril a setembro que atraem também os surfistas.
Entre julho e agosto é a estação de inverno por lá. Em Johannesburgo e arredores as temperaturas ficam bem agradáveis, sendo uma ótima época para safaris.
O fato é que não existe uma época ideal para ir à África, pois é possível ter uma boa experiencia por lá o ano todo. Isso porque cada época é mais favorável para uma atividade ou outra, mas isso não inviabiliza que seja feita em outros momentos.
Como chegar
A África e um continente que fica ao sul da Europa e norte da Antártida e não é difícil chegar até lá. O que vai mudar a forma de chegar até a África é o local de partida.
Considerando a cidade de São Paulo, no Brasil, o método mais indicado e comum é ir de avião mesmo.
No entanto, como já foi dito, não existe voo direto para lá, portanto, todos os voos possuem, pelo menos, uma conexão e a viagem pode demorar a partir de 24 horas.
Vale lembrar que a companhia aérea escolhida também vai variar de acordo com o destino escolhido no continente africano.
O que fazer na África
O que não falta para quem vai à África são atrações. No entanto, como já foi explicado, é um continente grande e com muitos países. Por isso, o passeio escolhido pode variar muito de acordo com o seu destino por lá.
Mesmo assim, veja algumas opções de passeios que você pode e deve fazer na África:
- Safaris
Claro que o safari não poderia faltar nessa lista. Imagine que incrível andar por entre os animais nativos em seu habitat, ver leões, elefantes, hienas, pássaros, girafas e muitos outros.
A madikwe Game Reserve é uma das maiores da África do Sul e tem uma excelente infraestrutura hoteleira para receber seus turistas.
- Natureza
Para quem gosta de aventuras radicais, é possível aproveitar a Rota do Jardim, que é um ponto turístico que tem uma densa floresta, praias, montanhas e lagos.
- Museus
A África tem 54 nações, sendo muito rico em cultura do mundo todo. O destaque vai para o Museu Maropeng, construído sob a terra e com um enorme acervo sobre o desenvolvimento das espécies do mundo.
- Praias
Por ser calor quase o ano inteiro, a África do Sul oferece uma grande variedade de praias de areias brancas e águas claras. Você pode conhecer a Golden Mile, em Durban, que é uma região com uma ampla costa ensolarada e de águas mornas, com passeio de teleférico e ótimos restaurantes.
Onde ficar
Na África existem três destinos que são mais procurados e é por lá que é mais indicado ficar, afinal, oferecem uma maior infraestrutura turística. Vamos conhecer os lugares onde ficar na África:
- Johannesburgo
Essa cidade é um ponto quase obrigatório para os turistas, especialmente aqueles que imaginam que a África é feita só savanas. O melhor de tudo é que essa cidade oferecer uma grande variedade de atrações para todas as idades.
Lá você verá os grandes prédios de uma metrópole e encontrará regiões de compras, com bares, baladas e vida noturna para diferentes estilos.
- Cape Town (Cidade do Cabo)
Essa é uma cidade que é ideal para os amantes da natureza e de passeios ao ar livre. Essa cidade pode ser vista já logo na chegada a Table Mountain, que oferece uma vista espetacular para aqueles que chegam ao seu topo.
Mais do que isso, é possível ainda mergulhar com os pinguins, que é uma atividade que ocorre diariamente em uma praia paradisíaca chamada Boulders Beach.
- Porto Elizabeth
Tal como Johannesburgo, essa cidade tem atrativos para todos. O clima por lá é agradável, carismático e com pontos turísticos cercados de muita história e espaços com natureza.
Uma dica aqui é conhecer o Donkin Reserve, que é uma linda construção, riquíssima em detalhes e que oferece uma incrível vista da baía local.
Pontos Turísticos
Embora muita gente acredite que os únicos passeios da África se resumem a safaris e animais selvagens, mas isso não é verdade mesmo. A prova disso está nos pontos turísticos que você verá a seguir:
- Igreja escavada de Lalibela – Etiópia
Nesse local foi encontrada uma pequena cidade enterrada, que foi escavada. O destaque vai para suas igrejas monolíticas do século 12, esculpidas na rocha mesmo sob o comando do Rei de Lalibela como réplica de construções de Jerusalém.
- Falésias de Bandiagara – Mali
Mali oferece pequenos vilarejos e cenários ótimos para o turismo de aventura. No entanto, é preciso cautela visto que o local possui um certo histórico de violência.
Mesmo assim essa falésias são incríveis e merecem ser conhecidas.
- Alameda de Baobás – Madagascar
O Baobá é uma arvore gigante que podem chegar a ter 30 metros de altura e é possível encontrar diversas delas na costa leste da Ilha, formando um cenário de tirar o fôlego.
- Seychelles
As águas cristalinas que cercam o conjunto de mais de 115 ilhas causam um grande impacto visual em quem chega. Lá é incentivado o turismo sustentável e há um rigoroso controle da quantidade de visitantes no local.
- Parque Nacional de Vulcões
Localizado na fronteira com o Parque Nacional de Virunga, do Congo, esse Parque Nacional Mgahinga de Uganda abriga vulcões e montanhas, além de uma vasta floresta que cobre a região.
O destaque vai para a população de gorilas que estão ameaçados de extinção e se escondem por lá.
- Garden Route – África do Sul
O percurso para chegar a esse lugar tem 200 km partindo da Cidade do Cabo. Lá é possível encontrar um destino um lugarejo ótimo para quem procura aventura, com trilhas variadas.
O lugar ainda conta com campo de golfe e feirinhas de artesanato local. No caminho é possível ver mata, colinas, praias, florestas e lagos.
Dicas para aproveitar os melhores Pontos Turísticos da África
Até agora, já sabemos que os destinos da África oferecem muito mais do que safaris e paisagem de savana, não é mesmo?! No entanto, a verdade é que a diferença cultural é grande e nada melhor do que contar com algumas dicas para que sua viagem corra bem, veja só:
- A moeda
A moeda da África do Sul é o Rand e na conversão, 1 dólar vale cerca de 16 Rands atualmente. Como formas de pagamento, a maioria dos cartões são aceitos por lá, tais como Master Card, American Expess, Dinners Club e outros.
A dica é sempre acompanhar a cotação para não perder dinheiro quando for fazer o câmbio.
- Idioma
A África possui 11 idiomas oficiais, incluindo o inglês e o africanes. Mais do que isso, existem muitos outros dialetos, considerando a grande variedade cultural.
- Mão inglesa
Se você resolver alugar um carro na África, fique sabendo que lá o sistema de trânsito é mão inglesa. Por isso é preciso ter atenção redobrada quando for dirigir.
- Segurança
Existem muitos locais seguros na África, especialmente aqueles que são turísticos. No entanto, assim como em qualquer lugar, é bom saber mais sobre um bairro ou região antes de se aventurar.
- Malária
A África oferece o risco de contrair Malária. Por isso é que a Embaixada da África do Sul no Brasil recomenda que os turistas tomem um remédio cerca de 24 horas antes de visitar alguns parques ou reservas.
Mais do que isso, o uso de repelente é imprescindível por lá!
Fotos
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a África, veja algumas fotos de todas as belezas que o lugar pode oferecer para você:
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a África e já pode começar a planejar a sua viajem para lá hoje mesmo, aproveite e boa sorte!