logo-itinereo-195x50

Assalto a Casa da Moeda na Espanha

Assalto a Casa da Moeda na Espanha

Você pode até não ter assistido, mas com certeza alguns dos seus amigos já devem ter falado sobre a série ‘’A casa de de papel’’, certo? Pois bem, a trama foi um dos maiores sucessos do Netflix nesse ano.

A história é baseada em uma ideia original. O principal personagem da série, que é conhecido como ‘’o professor’’, recruta oito integrantes para ajudá-lo a assaltar a Casa da Moeda. O objetivo é realizar o maior roubo e toda a história.

Os oito ladrões se trancam dentro da Casa da Moeda espanhola junto com outros reféns, enquanto isso, o professor fica manipulando a polícia. A série consegue captar bem os detalhes e em certo momentos, os expectadores começam a gostar dos ladrões, que são vistos como justiceiros.

Maior roubo da história da Espanha

O professor (planejador do assalto) e seus integrantes querem faturar uma quantia bilionária sem correrem o risco de serem pegos. Durante toda a trama, eles se esforçam o máximo que podem para conseguir realizar o maior roubo de todos os tempos.

O planejador do assalto sabe que os ladrões escolhidos são habilidosos e não tem nada a perder, por esse motivo, decidem fazer parte do grupo que pretende roubar dois bilhões da casa da Moeda, em Madri.

Assaltos a casa da moeda mais famosos

1. Depósito Knightsbridge em Londres

Depósito Knightsbridge em Londres

No ano de 1987, dois homens conseguiram entrar no depósito Knightsbridge em Londres e roubaram em torno de 40 milhões de libras. Os homens entraram no depósito com a desculpa de que queriam alugar um cofre.

Acontece que eles estavam armados e renderam os gerentes e seguranças, pendurando placas dizendo que o lugar estava temporariamente fechado. A polícia descobriu que o criminoso que teve a ideia de realizar o assalto era Valerio Viccei, um italiano que abandonou seu país após ser acusado de realizar mais de 50 roubous na Itália.

Viccei foi preso e cumpriu prisão em regime semi-aberto até o seu último dia de vida.

2. Banco Central do Brasil em Fortaleza

Banco Central do Brasil em Fortaleza

O alvo foi o caixa-forte do Banco Central situado em Fortaleza. Os bandidos conseguiram levar mais de R$ 160 milhões de reais. O crime aconteceu em agosto de 2005 e mesmo depois de tanto tempo, não se sabe exatamente o que aconteceu durante o furto. A polícia só conseguiu recuperar um terço do valor roubado.

Em maio de 2005, os assaltantes alugaram um imóvel na mesma rua do banco. Eles criaram uma empresa de fachada, chamada Gramas Sintéticas, para não levantar suspeitas.

Os bandidos começaram a cavar um túnel para conseguir chegar até o edifício. O túnel levou três meses para ficar pronto e tinha até sistema de ventilação. No início de agosto do mesmo ano, eles conseguiram perfurar o piso da caixa-forte.

Onze pessoas estavam envolvidas diretamente no roubo, mas a polícia afirma que mais de 40 pessoas sabiam do plano, até mesmo alguns funcionários do banco.

3. Northern Bank em Belfast, Irlanda do Norte

Belfast é a capital norte-irlandesa e ficou famosa após esse famoso assalto, que aconteceu em 20 de dezembro de 2004. O crime aconteceu em diversas etapas. Na primeira noite, eles conseguiram localizar a casa de um dos funcionários do banco, que entregou o endereço do chefe desse funcionário.

Os bandidos fizeram as famílias reféns e induziram os funcionários a ajudar no roubo. Os ladrões conseguiram levar quase 50 milhões de dólares. Porém, a polícia conseguiu recuperar apenas 100 mil dólares de todo o dinheiro roubado.

Acredita-se que mais de 20 pessoas estavam envolvidas no roubo.

4. Bank of England, em Kent, na Inglaterra

Bank of England, em Kent, na Inglaterra

Esse assalto ocorreu no ano de 2006 e foi tão bem elaborado que até hoje não foi solucionado. Alguns integrantes se disfarçaram de policiais para sequestrar o chefe da segurança. Já a outra metade da quadrilha sequestrou o resto da família para fazer com que eles colaborassem com o assalto.

Na sede do banco, o chefe de segurança foi obrigado a abrir o depósito enquanto outros 15 funcionários foram rendidos. A polícia chegou até a oferecer uma recompensa milionária para qualquer pessoa que revelasse informações sobre o assalto, mas nada foi descoberto. Os bandidos conseguiram levar quase 50 milhões de dólares.

5. Banque de France, em Toulon

Banque de France, em Toulon

Esse assalto ocorreu no ano de 1992 e rendeu um prejuízo de 30 milhões de euros para o banco. Segundo um empregado do banco, a gangue sequestrou a família inteira de um dos guardas do Banco da França, na cidade de Toulon.

Assim como a família, ele também foi ameaçado e obrigado a abrir o cofre. Dois meses após o roubo boa parte da quadrilha estava presa, entretanto, apenas 10% do dinheiro roubado foi recuperado.

Durante o roubo, a agência estava lotada de clientes, mas mesmo assim, os bandidos não se importaram muito, já que o corpo do agente estava amarrado com explosivos.

Foi descoberto que os homens conseguiram acessar o bando de dados através de um funcionário que trabalhava na instituição. Os frances consideram a operação o roubo do século.

Curiosidades da Casa de Papel

1. Casa da Moeda Espanhola

A verdadeira Casa da Moeda em Madri vetou as filmagens. Portanto, o edifício mostrado na série é na verdade, o Conselho Superior de Investigação Cientifíca.

2. Nomes de cidades

Os oito integrantes da quadrilha adotaram nomes de cidades para permanecer em total anonimato: Tóquio, Berlim, Denver, Oslo, Rio, Nairobi, Helsínque e Moscovo.

3. Canção Bella Ciao

Bella Ciao é uma canção que se tornou um símbolo contra o fascismo na Itália no século XX. A música é cantada em momentos decisivos para os personagens.

4. A casa da moeda na Espanha

Apesar de a verdadeira Casa da Moeda espanhola não ter autorizado as filmagens, o lugar se tornou extremamente conhecido devido a série. O que poucos sabem é que na vida real, A Casa da Moeda também é um museu.

O museu reúne todos os selos emitidos pelos correios da Espanha desde o ano de 1850. É um passeio muito interessante para todas as idades, além de ter entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram