O que fazer em Aljezur? Visite e se encante!

Aljezur o que fazer

Aljezur é uma vila portuguesa, pertencente ao distrito de Faro, na região  do Algarve. O pequeno município tem menos de dois mil habitantes, mas fica bem mais populoso durante o verão.

É uma terra de origens remotas e historiadores afirmam que seu território é habitado desde a pré-história. Porém, Aljezur foi oficialmente fundada no século X pelo árabes, povo que permaneceu na região até a conquista cristã. Eles deixaram um legado muito importante para a vila: castelos, cisterna e principalmente, muita história.

O local está no coração da Costa Vicentina e é considerado um dos melhores destinos turísticos de Portugal. Há paisagens sensacionais, que entre a serra e o mar, abrigam muita diversidade e belas praias. Se você está pensando em visitar esse paraíso, conheça um pouco mais sobre os melhores lugares da região.

Pontos turísticosCastelo-de-Aljezur

Castelo de Aljezur

O castelo é uma das principais heranças históricas que o povo árabe deixou para a Costa Vicentina. Apesar de hoje não estar tão bem conservado, o edifício ainda mantém suas muralhas e torres, de onde os visitantes podem apreciar uma linda vista panorâmica do local.

Durante alguns séculos, o castelo permitiu o controle do porto fluvial, que servia como um mecanismo de defesa contra o ataque de inimigos estrangeiros.

Castelo de Arrifana

Também conhecido como ‘’Fortaleza de Arrifana’’, o castelo foi construído a mando de Dom Gonçalo Coutinho que era Governador do Reino do Algarve na época, no ano de 1635.

Devido ao forte terremoto que atingiu a região no ano de 1755 e outros problemas que atingiram a estrutura do edifício, o castelo foi abandonado por várias décadas. No ano de 1940, foi entregue ao Ministério das Finanças. Atualmente, o forte constitui um excelente miradouro sobre a praia da Arrifana e a Costa Vicentina.

Igreja da Misericórdia

A igreja foi construída no século XVI, mas precisou ser reconstruída várias décadas depois, após o terremoto de 1755. Ela tem um portal renascentista e seu interior é extremamente simples.

O Museu de Arte Sacra Monsenhor Manuel Francisco Pardal está anexado a Igreja da Misericórdia e é um outro ponto de interesse na região.

Onde ficar

Amazigh Design Hostel

O Amazigh é uma das opções de hospedagem mais baratas na região, ideal para viajantes que querem economizar. Apesar do baixo valor, é um bom local para você se hospedar durante seus dias em Aljezur.

O Hostel está situado dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Há acomodações privadas e compartilhadas, em quartos bem simples. O último piso do hostel oferece uma vista para o Castelo de Aljezur.

Você vai estar a 10 minutos de carro da praia da Arrifana.

Vicentina Hotel

Um ótimo hotel para quem busca por conforto e privacidade, mas está preocupado com o custo-benefício. O Vicentina está rodeado de colinas verde e fica a 1 km do Castelo de Aljezur. O hotel está dentro do complexo do Parque Natural da Costa de São Vicente.

Há vários restaurantes perto do hotel e se você estiver de carro ou então pegar um táxi/uber, vai ter fácil acesso as praias da região.

Barranco da Fonte

Se você procura por conforto e sofisticação, o Barranco da Fonte é o local de estadia perfeito para você. Os hóspedes podem desfrutar de uma piscina exterior, um bar e um belo jardim. Há também um parque infantil, para quem for viajar com crianças.

A praia Vale Figueiras fica a 2,5 km do Barranco da Fonte. Para melhor comodidade dos visitantes, a propriedade oferece um serviço de transporte para o aeroporto mais próximo (mediante custo adicional).

O que comer

Aljezur ganhou novos sabores nos últimos anos. Além disso, como se trata de uma região turística perto do mar, há muitos pratos de frutos no mar nos restaurantes locais. Aproveite também para comer refeições típicas da região do Algarve.

Conheça os melhores restaurantes da vila!

O cruzeiro

Restaurante ideal para você saborear a cozinha da Costa Vicentina sem precisar gastar muito. O cruzeiro oferece um ambiente familiar e antigo. Há pratos da cozinha portuguesa, européia e grelhados.

Cato

Se você já viajou para a Costa Vicentina, talvez conheça esse restaurante por outro nome: L-Colesterol. Porém, o nome foi mudado recentemente e hoje é conhecido como Cato.

Há muita variedade nesse local, que é uma ótima opção para quem quer apreciar a culinária local. Há peixes, pães caseiros cozidos no forno a lenha e vários legumes. Um dos pratos mais conhecidos é o bife de touro, que leva carne de pasto acompanhada de batata e outros legumes grelhados.

Vida Noturna

vida-noturna-em-AljezurMesmo sendo um local pequeno, como se trata de uma região turística, há muito o que fazer a noite, principalmente no verão. Atualmente, o bar mais divulgado é o La Sardinha.

La Sardinha

Localizado na Praia da Arrifana. O bar foi fundado por dois venezuelanos e oferece muita variedade aos visitantes: bowls de vegetais, panquecas com frutas e french toast. Se você gosta de batidas, há smoothies e alguns drinks com frutas (que começam a ser servidos a partir das 23h00. É uma ótima opção de entretenimento noturno na região.

Praias

Praia da Arrifana

É uma linda praia anexada a uma pequena povoação de pescadores. Seu areal é extenso (mais de 700 metros), porém é bem estreito. O pôr-do-sol visto da Arrifana é um verdadeiro espetáculo.

Praia de Odeceixe

É considerada uma das praias mais bonitas do Algarve. Por esse motivo, no ano de 2012, foi considerada uma das sete maravilhas de Portugal.

A Praia de Odeceixe está na divisa com o Alentejo. Aqui, o mar e rio se encontram, formando lagoinhas cristalinas. Há vários hotéis bem perto dessa praia, como as As Casas do Moinho.

Praia da Amoreira

A Praia da Amoreira faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. No local encontram-se belas formações rochosas e com plantas únicas (que não encontradas em outras partes do mundo).

Praia do Amado

A praia do Amado está localizada perto da Aldeia da Carrapateira. Apresenta um extenso areal e durante o verão, é comum ver pessoas praticando aulas de surf nessa praia.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply