logo-itinereo-195x50

Quais são as principais atrações para visitar em Roma

Roma-pontos-Turisticos

Não há quem nunca tenha ouvido falar de Roma ao menos uma vez na vida, que é conhecida como a cidade eterna e fica às margens do famoso Rio Tibre.

O local conta com mais de 2.700 anos de história e já foi o centro do império e também a capital da Itália. Não tenha dúvidas de que Roma é um verdadeiro “parque de diversões” para aqueles que apreciam história, cultura, arquitetura e arte.

Essa incrível metrópole tem 2,8 milhões de habitantes, um trânsito um tanto caótico e uma vida noturna bastante badalada, além de uma ótima gastronomia.

A cidade foi construída sobre a Roma Antiga e uma curiosidade é que as escavações para a construção do metrô levaram anos para ficarem prontas.

Isso porque a cada avanço eram descobertas novas pelas de arte milenares e muito importantes para a história.

Então, se você está mesmo interessar e pensando em ir conhecer Roma, continue lendo e veja muitas informações sobre esse destino incrível. Vamos lá?!

Quando ir a Roma

Quando-ir-casal-jovem-com-mapa-em-verão

A melhor época para ir conhecer Roma é entre abril e maio, visto que é uma temporada com pouca chuva e temperaturas mais agradáveis.

Junho ainda tem um clima bastante agradável, mas junho e agosto já é uma época para os mais fortes. Isso porque além de muito calor, você ainda terá de enfrentar multidões de turistas na cidade.

O outono, que se inicia em outubro, é uma época boa também, mas menos interessante do que a primavera porque chove mais. Por outro lado, o outono é preferível, se comparado com o verão.

Todos os caminhos levam a Roma? Então como chegar lá?

Essa velha frase tem seu fundo de verdade, as construçõe sromanas foram feitas para criar diversas estradas que levasse a Roma, essas estradas no tempo antigo somavam 80mil quilometros e tinham o nome de "Cursus Publicus" por isso surgiu essa célebre frase.

Mapa antigo das vias de roma

Atualmente existem duas companhias aéreas que oferecer voos diretos do Brasil para Roma. Uma delas é a Alitalia, que parte de São Paulo ou Rio de Janeiro, e a outra é a LATAM, que tem voos diretos saindo de São Paulo.

Se você estiver partindo de algum lugar da Itália continental, você tem a opção de chegar até Roma de trem mesmo.

Quais são as principais atrações para visitar em Roma?

Como já foi explicado, o que não faltam são pontos turísticos em Roma e há uma grande variedade de atrações que você pode conhecer por lá. Então, veja quais são as principais atrações para visitar em Roma:

  • O Coliseu

Sem dúvidas esse é um destino que você não pode deixar de conhecer quando for a Roma e nenhuma viagem à essa cidade fica completa sem conhecê-lo.

Um grande símbolo do antigo Império Romano, o local teve sua construção iniciada no ano 72 d.C. a fim de sediar grandiosos combates entre gladiadores e animais. As performances atraiam um público de até 73 mil pessoas.Coliseu

  • O Fórum Romano

Quando você compra um ingresso para o Coliseu, ele também dá o direito a visitar o Fórum Romano, o centro da vida econômica e cívica da Roma Republicana.

O local teve uma importância fundamental na história romana, sendo palco de discursos e eleições, da Via Sacra e de muitas celebrações.

O-Fórum-Romano

  • Fontana di Trevi

Esse é outro importante ponto turístico da capital e é por isso que ela está sempre cheia de visitantes.

Mais do que ir ao local para ver essa famosa obra-prima, que já foi até cena de filme, muita gente ainda joga uma moeda na água. Segundo a lenda, essa tradução garante a volta do viajante à essa cidade.

Essa é uma fonte mundialmente conhecida, e consiste na fachada de um prédio, ornamentada com belíssimas estátuas e outros elementos decorativos.

Fontana-di-Trevi

  • Praça de São Pedro e Basílica de São Pedro

Na zona norte da cidade de Roma você encontrará o menor estado independente do mundo e a sede da igreja católica, que também é a casa do Papa: o Vaticano!

Duas paradas obrigatórias por lá são a Praça e a Basílica de São Pedro, fundadas em 1506, cuja cúpula foi feita pelo famoso Michelangelo.

O mais legal é que existe a possibilidade de subir até o alto da basílica, pagando um ingresso, claro. De lá você terá uma belíssima vista da cidade. Caso não queira, conheça apenas a basílica, que tem entrada gratuita.Basílica-de-São-Pedro

  • Museus do Vaticano

Um outro ponto turístico que você não pode deixar de conhecer são os Museus do Vaticano, que abrigam obras de figuras importantíssimas, como Leonardo, Rafael, Caravaggio e Giotto.

Museus-do-Vaticano

  • Piazza Venezia

Roma é uma cidade de belíssimas praças e essa é uma das mais famosas delas. Ela fica ao lado do famoso e badalado Palácio Venezia, que é uma das primeiras construções da renascença da Itália.

Piazza-Venezia

  • Piazza Navona

Essa é outra bela praça de Roma e também um famoso ponto de encontro por lá, que abriga 3 fontes, sendo que a maior dela se chama Fontana dei Quattro Fiumi, criada por Bernini e inaugurada ainda em 1651.

O mais impressionante são suas 4 estátuas gigantes, que simbolizam os quatro maiores rios do mundo, que são o Ganges, o Nilo, o Danúbio e do Rio de la Plata.

Piazza-Navona

  • Castelo de Sant'Angelo

Localizado às margens do famoso Rio Tibre e pertinho do Vaticano, você poderá conhecer esse magnífico castelo, que atualmente funciona como um museu.

No passado, logo de sua inauguração, o local serviu também como um túmulo para os restos mortais do Imperador Adriano e sua família, como era comum na época. Ele também era um esconderijo e uma fortaleza.Castelo-de-Sant'Angelo

  • Panteão e a Praça da Rotonda

Bem no centro cidade fica o templo de todos os deuses, chamado Panteão, que é um monumento arquitetônico muito imponente. A edificação não somente resistiu ao passar dos anos como também passou por diversas transformações durante os anos.

No átrio, você poderá ver um “olho”, que é uma abertura por onde a luz e o ar entram, e também onde ficam os restos mortais do pintor Rafaello, entre outros.

Panteão-e-a-Praça-da-Rotonda

  • Via Apia

A via Apia era uma importante via roamana, e tinha um papel tão importante que era conhecida como "Regina Viarium" ou seja, a Rainha das estradas. Ela chegou a ter uma extensão de 650km e ligava a inúmeros territórios do império romano.

Essa estrada possui diversos pontos tuísticos que merecem atençção especial, por isso criamos um artigo especial para falar tudo sobre a Via Ápia antiga

Onde ficar em Roma

Escolher o melhor lugar para ficar em Roma é bastante complexo para quem não conhece as peculiaridades dessa cidade. O que você precisa saber é que ficando pelo Centro Histórico, não tem erro.onde-ficar-na-Italia

Dentre as principais regiões que você pode se hospedar por lá, dê preferência para algumas das seguintes:

  • Castro Petronio
  • Esquilino
  • Trevi
  • Pigna
  • Parione
  • Campo Marzio
  • Ludovisi
  • Monti
  • Celio
  • Trastevere
  • Prati

Escolhendo essas regiões, certamente você estará em uma boa localizão para chegar aos principais pontos da cidade e com uma boa infraestrutura.

O que comer em Roma

Saltimbocca-all’a-Romana

Para conhecer melhor um lugar, nada melhor do que experimentar sua gastronomia, pois é através dela que se expressa a cultura e origens de uma nação. Então, veja alguns pratos que você deve provar em Roma:

  • Bucatini all’a Matriciana
  • Spaghetti (ou rigatoni) all’a Carbonara
  • Rigatoni con la Pajata ou Pagliata
  • Carciofo all’a Giudia
  • Saltimbocca all’a Romana
  • Coda all’a Vaccinara
  • Abbacchio Pasquale
  • Trippa all’a Romana

Vida noturna em Roma

Roma-vida-noturna

O que não falta em Roma são opções para quem quer aproveitar a cidade à noite. O Bairro Trastereve, por exemplo, tem muitas opções de bates e restaurantes, sendo considerado a cara da noite de Roma.

Conheça também o bairro de San Lorenzo, que tem diversos pubs ou vá a alguma das muitas praças de Roma, onde muitos restaurantes colocam mesinhas e oferecem shows de música ao vivo.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Roma, seus principais pontos turísticos, atrações e tudo que a cidade pode oferecer para sua viagem. Aproveite essas dicas e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram